Ceeupi-deq-ee-ufmg

Missão do Curso de Especialização em 

Energia e Utilidades em Processos Industriais

Formar especialistas capacitados a resolver problemas industriais voltados a energia e utilidades nos processos industriais das empresas do parque industrial brasileiro, com maestria e desenvoltura.

 Qualificações da Equipe

Conhecimento

Equipe altamente capacitada e com conhecimento da área.

Formação

Grupo de professores: 78% Doutores, 17% Mestres e 5% Especialistas

Estruturação

Equipe entrosada na troca de conhecimento e na interligação das disciplinas 

Histórico do DEQ

No contexto atual pelo qual passa a humanidade, retomando os crescimentos econômico, científico e tecnológico, o curso de Especialização em Energia e Utilidades em Processos Industriais enquadra-se como uma capacitação independente, de várias processo que compõe, em cada um de seus agrupamentos, diversas indústrias, compreendendo, também, a utilização em condomínio, hospitais e hotelarias.

Nesses processos unitários, a geração de energia, geração de vapor, transferência de calor e massa, tratamentos de água, são produzidos por equipamentos utilizados em diversas etapas do processamento industrial e são conhecidos como utilidades, devido a sua grande importância nos diversos processos produtivos.

As assim chamadas utilidades mais importantes são: vapor, água, energia elétrica e ar comprimido, compondo a ordem de importância na indústria. As utilidades servem para fornecer e retirar energia do processo, para transferir e transformar a energia em várias formas de aplicações. De uma forma geral, quando se define as utilidades de um processo industrial, define-se a eficiência energética daquela planta específica. Por outro lado, não basta apenas definir e entender as utilidades, devem ser incutidas no engenheiro de utilidades as operações unitárias a elas associadas, as transferências de energia, massa e quantidade de movimento, bem como todo o desgaste mecânico causado nos equipamentos e instrumentos durante as operações.

O curso de graduação em Engenharia Química da Escola de Engenharia da UFMG visa à formação de um engenheiro com perfil generalista, o que significa que os egressos podem atuar nas mais diversas áreas da indústria química, tais como alimentos e bebidas, papel e celulose, cimento, petroquímica, fertilizantes, refratários entre outras. Esta versatilidade do profissional é alcançada por meio de uma sólida formação nas disciplinas básicas da engenharia química, que fornecem a fundamentação necessária para a resolução de problemas diversos, tanto no meio industrial, de saúde e de hospedagem quanto na área acadêmica.

A estrutura do curso de graduação em Engenharia Química da Escola de Engenharia da UFMG está baseada em dois principais aprendizados. No primeiro, que tem a duração de 4 semestres, os estudantes cursam disciplinas das áreas de Matemática, Física, Química e também Estatística e Computação. A maior parte das aulas é ministrada no Instituto de Ciências Exatas da UFMG. No segundo aprendizado, com duração de 6 semestres, são abordados conteúdos de disciplinas mais específicas Engenharia Química, como Fenômenos de Transporte, Termodinâmica, Cinética e Cálculo de Reatores, Operações Unitárias, Processos Industriais e Projetos de Processos. A integração das diversas disciplinas é estimulada durante todo o curso, entretanto, a disciplina Laboratório de Operações e Processos, tem como objetivo principal consolidar o aprendizado das demais disciplinas, através do desenvolvimento de um trabalho experimental em grupo que visa solucionar um problema tecnológico real. Por outro lado, vale destacar que o curso de Graduação em Engenharia Química da UFMG é considerado um dos melhores do Brasil, com desempenho expressivo alcançado ao longo dos anos no ENADE. A busca pela excelência é constante e se reflete na qualidade das aulas ministradas, na titulação dos professores, que são, em sua totalidade doutores, nos recursos disponibilizados ao corpo docente e discente e na associação constante entre a teoria e a prática. Outro aspecto que deve ser destacado é a atuação da empresa júnior Mult Jr, que desenvolve projeto de consultoria para empresas sob a orientação de um professor. As atividades da empresa não se restringem aos aspectos técnicos, mas também contemplam conhecimentos gerenciais, fundamentais para a formação dos futuros engenheiros químicos. Isso, demonstra a ligação da formação profissional com a criação do curso de especialização em Energia e Utilidades em Processos Industriais.

Objetivo do Curso

O Curso de Especialização em Energia e Utilidades em Processos Industriais tem como objetivo tornar cidadãos graduados em engenharias e cursos afins especialistas em Energia e Utilidades em Processos Industriais de indústrias em geral, hospitais, condomínios e hotéis, através da capacitação no trabalho com refrigeração industrial, torres de resfriamento, geração de vapor, escoamentos de fluidos, tratamentos de água e esgoto com respeito ao meio ambiente.

O curso se destina a profissionais com nível de formação em curso superior que operem direta ou indiretamente com as operações unitárias voltadas para as utilidades  que desejem se atualizar, habilitando-os para os novos desafios do campo de trabalho. O curso deverá procurar promover intercâmbio com indústrias, instituições acadêmicas e com a sociedade em geral, visando uma maior interação com a comunidade resguardando o projeto institucional da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Perfil do Profissional a ser Formado 

Caracterização da Área de Conhecimento 

O curso de Especialização em Energia e Utilidade em Processos Industriais possui apenas a Engenharia química como área de concentração.

A engenharia Química, em uma definição geral, é a ciência encarregada de transformar matérias-primas em produtos. É o ramo da engenharia que se encarrega de pesquisar, projetar e operacionalizar os processos que envolvam alterações físicas e químicas dos materiais para transformá-los em produtos úteis para a sociedade. Ela está envolvida em todas as etapas dos processos de transformação físico-químicas de materiais, da concepção de novas indústrias, na organização, na otimização e no controle da transformação de materiais nos mais variados produtos. Assim, é uma área do conhecimento que trabalha intimamente com as operações unitárias utilizadas nos setores de utilidades das indústrias (consumo de energia, geração de vapor, tratamento de água e rejeitos em geral entre outros). 

Estrutura do CEEUPI

O Curso de Especialização em Energia e Utilidades em Processos Industriais será concebido com uma estrutura de disciplinas puramente obrigatórias, divididas em três módulos, a saber: i) Módulo A – Conhecimentos Fundamentais: tendo em sua constituição 7 (sete) disciplinas totalizando 195 horas ou 13 créditos; ii) Módulo B – Conhecimentos Estruturantes: também com 7 (sete) disciplinas totalizando 195 horas ou 13 créditos; e por fim, iii) Módulo C – Conhecimentos profissionais: com 6 (seis) disciplinas, 165 horas ou 11 créditos.

O Curso funcionará em modo semipresencial com aulas às sextas feiras, das 19:00 às 20:40 h e das 21:00 às 22:40 h, aos sábados em dois turnos: matutino, das 08:00 às 09:40 h e das 10:00 às 11:40 h e vespertino, das 13:00 às 14:40 h e das 15:00 às 16:40 h. A aulas remotas serão ministradas utilizando a plataforma da Microsoft Teams®. As aulas presenciais serão agendas, em cada disciplina pelo cronograma de execução das aulas, e serão ministradas nas dependências do Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia da UFMG com as atividades práticas, quando necessário, sendo executadas nos laboratórios do DEQ, sendo eles: Laboratório de Processos Industriais (LPI), Laboratório de Operações e Processos (LabOP), Laboratório de Microscopia e Laboratório de Análises Químicas (LAQ-DEQ).

O curso será conduzido seguindo as normas gerais de pós-graduação estabelecidas pela Resolução Complementar No. 02/2017 estabelecida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPE-UFMG), de 04 de julho de 2017 e pelas normas conduzidas pela Comissão de Coordenação.

LinkedInInstagramFacebook

ceeupi.deq.eng.ufmg@gmail.com

Link
Link