O que você vai precisar?
-FSpy
-Addon do FSpy para o blender
-Blender 3D
-Photoshop ou outro editor de imagem
É uma técnica para adicionar profundidade a imagens, onde você pode colocar um objeto 3D em uma cena "mapeada" que vai aderir a iluminação ambiente, incluindo também os reflexos. Pode ser usado para vídeos com motion tracking, para composição e efeitos visuais.
IMPORTANTE: Sempre que você for iniciar um novo projeto com câmera mapping, certifique de ir em color management em render properties e mudar de Filmic para Standard, pois o filmic altera um pouco as cores da imagem, então pode acabar gerando um resultado pouco satisfatório no final.
O “melhor” jeito e mais rápido de se fazer começa com o uso de um programa chamado FSpy, esse programa vai pedir uma imagem, após você escolher ele lhe dará alguns pontos de eixos onde vai definir a perspectiva da câmera, isso é ideal não só para câmera mapping, mas também para recriar imagens, onde você pode pegar a distância focal da câmera e com base nisso recriar toda a cena de uma fotografia por exemplo, e isso tudo apenas configurando alguns pontos de eixo, enfim, após toda essa configuração iremos adicionar alguns modificadores simples com o Blender 3D. Então vamos começar com a primeira etapa que é usar o FSpy... Escolha sua imagem e configure sua perspectiva:
Salve o arquivo e importe para o blender (é necessário ter o addon do FSpy)
Provavelmente sua tela ficará assim:
Como pode ver a perspectiva da câmera já está ajustada, basta recriar a base do cenário para fazermos a projeção:
Algumas imagens vão ter relevos, como rodapés, batentes da porta e outros objetos, é ideal recriar suas respectivas formas básicas também, pois se projetarmos a imagem com a câmera sem recriarmos a geometria desses objetos a cena ficara com uma imagem lisa, onde teremos profundida, mas ainda tendo aquela sensação de que tudo é um PNG:
Agora vamos adicionar um material a nossa cena, excluir o “Principled BSDF”, adicionar uma “image texture” e escolher a imagem projetada pela nossa câmera:
A textura da cena vai ficar toda ferrada e distorcida, precisamos adicionar dois modificadores para consertamos isso, então vá para modificadores e adicione um UVProject, depois em UVMap selecione o atual e em object selecione sua câmera projetora:
Sua imagem ainda vai estar toda ferrada, isso acontece porque a cena não tem muitas subdivisões, então ela acaba esticando sua imagem, para resolver isso adicionaremos um Subdivision Modifier em modo “Simple” e colocaremos algumas subdivisões, umas 4 já devem resolver o problema, em seguida deixe-a acima do UVProject. Algumas imagens podem continuar distorcidas em certos pontos, provavelmente é porque ela tem um valor de aspect ratio que precisaremos conseguir dividindo a largura dessa imagem pela altura. Nesse caso a minha imagem tinha um aspect ratio de 1 então não precisei alterar isso
Pronto, você fez sua projeção básica de câmera, algumas dicas extras é de mudar o “Repeat” da sua “image_texture” para Clip, adicionar um mix shader com “Transparent BSDF” e linkar o alpha de sua imagem ao Fac desse mix shader, em seguida inverta a ordem do nó de image texture e o nó de transparent. Isso vai remover essas partes distorcidas da cena que não estão visíveis para a câmera.