Salão Infanta Dona Maria - 20 de julho de 2022
Salão Infanta Dona Maria - 20 de julho de 2022
Salão Infanta Dona Maria - 20 de julho de 2022
CARTÃO ESCOLAR
GUIÃO PLATAFORMA SIGA
TRANSPORTES ESCOLARES
AÇÃO SOCIAL ESCOLAR
Aprova o calendário escolar, para os anos letivos de 2022-2023 e de 2023-2024, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames.
DISTRIBUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS (KIT) AOS ALUNOS
DAS TURMAS 'D' E 'E' DO 7º ANO DO ENSINO BÁSICO
A APEE Infanta D. Maria congratula-se com o compromisso que a escola assumiu em entregar na primeira quinzena do próximo mês de setembro, ainda antes das aulas do novo ano letivo começarem, os computadores recentemente recebidos da DGEstE para colmatar a falta de entrega dos Kits Informáticos no âmbito do Plano Digital da Escola aos alunos das turmas D e E do 7º ano do ensino básico, considerando, assim, a reposição da mais elementar justiça para com estes alunos que terminam o ano letivo sem acesso aos referidos Kits.
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Trata-se de um evento organizado pelo Instituto Jurídico e pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e tem como propósito divulgar o conhecimento científico de diferentes áreas do saber nas temáticas urbanas, promovendo o envolvimento da comunidade académica numa aproximação à comunidade de Coimbra, em particular aos mais jovens.
No âmbito do projeto os alunos do ensino secundário das escolas do concelho de Coimbra são convidadas as escolas do concelho a participar na Palestra “Direito à minha Cidade”, que se realizará na Faculdade de Direito, a 30 de setembro das 10h00 às 12h30. O programa detalhado e formulário de inscrição serão divulgados atempadamente.
Para mais informações, poderão consultar a página do projeto aqui.
O PÚBLICO, em parceria com a Católica Porto Business School, disponibiliza um conjunto de dados sobre as escolas do ensino secundário. Saiba que lugar ocupam no ranking dos exames. Mas também a que contexto socioeconómico pertence cada escola, como se saem os estabelecimentos públicos no ranking que mede os que mais e menos superam os resultados esperados para o seu contexto e em que disciplinas os estudantes se saíram melhor.
# Edição Especial Público/Caderno de Análise (aqui) Fonte: Website Jornal Público - 08/06/2022
Dê o seu contributo até 15 de setembro de 2022
(aqui)
O Conselho Geral da Escola Secundária Infanta D. Maria, no âmbito do procedimento concursal para provimento do lugar de Diretor para o mandato de 2022/2026, na reunião extraordinária de 28 de junho p.p., por maioria absoluta dos seus membros em efetividade de funções, elegeu a candidata Dra. Cristina Maria Gomes Ferrão para um novo mandato como Diretora da ESIDM.
Comunicado do Secretariado Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica de Coimbra - Carta aos Diretores para as matrículas 2022
OCUPAÇÃO CIENTÍFICA
DE JOVENS NAS FÉRIAS
JUNHO »»» SETEMBRO
ESTÁGIOS POR INSTITUIÇÃO
(AQUI)
Instituição: Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra
Responsável: Ciencia Viva no CES
Nº Alunos: 5 / Anos: 10º, 11º, 12º, 9º
Área: Agronomia, Biologia, Ciências da Saúde, Electrónica, Física, Físico-Química, Geografia, Geologia, Informática, Matemática, Química, Robótica, Sociologia, Tecnologia
Data: de 05-07-2022 a 08-07-2022 / Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Tatiana Moura, Tiago Rolino, Marta Mascarenhas, Patrícia Ferreira, Rita Alcaire, Linda Cerdeira e Sofia Gonçalves
(AQUI)
A APEE Infanta D. Maria e a Associação de Estudantes da Escola Secundária Infanta D. Maria vão realizar, na forma presencial, no dia 13 de maio, nas instalações da ESIDM, pelas 21 horas, a edição de 2022 do evento Speed Dating Cursos e Profissões "Uma noite com olhos no futuro!". O evento tem como destinatários os alunos que frequentam os 9º, 10º, 11º e 12º ano da ESIDM, proporcionando-lhes conversas rápidas e informais com profissionais e docentes de diferentes áreas do saber.
MATRÍCULAS
RENOVAÇÕES DE MATRÍCULAS
CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS
DIVULGAÇÃO DAS LISTAS
Informação também disponível no website da ESIDM (aqui)
REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS, DOS EXAMES FINAIS NACIONAIS, DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA E DAS PROVAS A NÍVEL DE ESCOLA
Informação também disponível no website da ESIDM (aqui).
Foi publicado o Despacho Normativo n.º 7-A/2022, de 24 de março, que regulamenta as Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2021/2022.
1 - A realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário está sujeita a inscrição nos termos e prazos definidos:
Prazo de inscrição para a 1ª fase – De 25 de março a 04 de abril
Prazo de inscrição para a 2ª fase (3º Ciclo) – De 12 e 13 de julho
Prazo de inscrição para a 2ª fase (Ensino Secundário) – De 19 a 20 de julho
2 — As inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência, são efetuadas através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames (PIEPE), disponível em: https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login.
Notas:
1 - Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE devem contactar, preferencialmente, a escola de inscrição.
2 - Os alunos que vão apresentar candidatura ao ensino superior, no presente ano letivo, devem fazer o pedido de senha da DGES em https://dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx e entregar o respetivo recibo do pedido de senha através da plataforma PIEPE, via email ou presencialmente na escola onde realizam os exames.
3 - Os alunos que estão sujeitos a pagamento de propinas de exame ao abrigo do disposto no art.º 8º, do Despacho Normativo n.º 7 - A/2022, de 24 de março, podem proceder ao pagamento presencialmente ou através de transferência bancária para o NIB 003501850000223293097 (CGD) e enviar o comprovativo de pagamento devidamente identificado para o seguinte email: exames.secretaria@esidm.pt
Documentos essenciais:
Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de julho.
Aprova os calendários, para o ano letivo de 2021-2022, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário
Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames - JNE 2022
No âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, com as alterações introduzidas pela lei n.º 116/2019, de 13 de setembro, e pela Declaração de Retificação nº 47/2019, de 3 de outubro, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva e que consagra a possibilidade de aplicação de adaptações ao processo de avaliação externa no ensino secundário, este guia regulamenta essas adaptações.
Ofício n.º 3676/2022
DGE-DSDC-DES
Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em 2021-2022.
Informação também disponível no website da ESIDM (aqui).
DOCUMENTOS:
BOLETIM DE CANDIDATURA ASE
DECLARAÇÃO IBAN
No passado dia 10 de abril, nas Caldas da Rainha, o aluno Valeryi Donici, do 7.ºE, na categoria Júnior, ganhou uma medalha de prata, na Final das XL Olimpíadas Portuguesas de Matemática.
Muitos parabéns pelo excelente trabalho!
Alunos da ESIDM medalhados: Rafael Gonçalves, Mafalda Miranda e Miguel Branco.
Muitos parabéns pelo excelente trabalho!
AÇÃO SOLIDÁRIA DA ESIDM
NO ÂMBITO DA CAMPANHA DA UNICEF PARA COM AS
CRIANÇAS DA UCRÂNIA
APURO DA RECOLHA DE FUNDOS NA ESIDM:
876 EUROS
Os alunos da turma 9º B agradecem a todos os que colaboraram e contribuíram para o sucesso desta campanha
ESIDM, 07/04/2022
CAMPANHA PROMOVIDA PELA TURMA 9º B
NA ESIDM
A Turma 9º B, com o apoio da Diretora de Turma e com o apoio da Diretora da ESIDM, promovem uma ação solidária para com as crianças da Ucrânia, fazendo o seguinte apelo aos pais e encarregados de educação e a toda a comunidade educativa:
"OS ALUNOS DO 9º B APELAM AO CONTRIBUTO DE TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA DA ESIDM PARA A CAMPANHA DA UNICEF - “EMERGÊNCIA UCRÂNIA”.
NÃO PODEMOS FICAR INDIFERENTES AO SOFRIMENTO DAS CRIANÇAS UCRANIANAS QUE SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DESTA GUERRA.
CASO QUEIRAM, E POSSAM, COLABORAR, PEDIMOS QUE ENVIEM PELOS VOSSOS EDUCANDOS, UM DONATIVO EM DINHEIRO (ver informação do cartaz).
COMPROMETEMO-NOS A ENCAMINHAR OS VOSSOS DONATIVOS À UNICEF. QUALQUER VALOR É MUITO IMPORTANTE PARA MUDAR A VIDA DE MUITAS CRIANÇAS.
Muito obrigado pela colaboração,
A Turma 9º B."
Cesário Silva
É com profunda tristeza que a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Infanta D. Maria tomou conhecimento do falecimento do presidente da Associação Académica de Coimbra, Cesário Silva, antigo aluno da Escola Secundária Infanta D. Maria.
Á Academia e á Família do Cesário a APEE Infanta D. Maria apresenta sentidas condolências e um abraço de conforto para a dor da perda de um filho e ente querido.
O velório decorre na Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra, a partir das 18 horas de hoje, dia 15 de março, e o funeral terá lugar amanhã, dia 16 de março, pelas 14 horas.
A Escola Secundária Infanta D. Maria, por solicitação da Associação de Estudantes e com o apoio da Direção, prestará uma homenagem a este jovem que tão prematuramente nos deixa através da realização de um minuto de silêncio, às 10:05 horas de quinta-feira, dia 17.
Ontem, dia 9 de fevereiro, a Escola foi notificada de que passará a pertencer à rede de clubes de Ciência Viva. Este clube é, sem dúvida, uma mais valia para a nossa Escola, já que se poderá traduzir numa melhor e mais completa aprendizagem prática das ciências, para todos e cada um dos nossos alunos.
Os professores responsáveis são a Dra. Conceição Pereira, a Dra. Isabel Pião e o Dr. Fernando Lopes.
Apelamos, portanto, à participação de todos os alunos, já que, de forma lúdica, poderão desenvolver, de forma mais completa, competências que se traduzirão, com certeza, em melhores resultados e numa maior aproximação com a ciência, já que este clube tem, entre outras, parcerias com a Universidade de Coimbra.
Aproveitem esta oportunidade; aprendam, a brincar, o que é sério: a Ciência!
FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE
Estão abertas as candidaturas para o concurso Portugal Empreende 4.0. Candidata-te a este concurso de ideias e leva para casa um dos prémios. Candidaturas até 20 de maio.
PARA QUEM, ÁREAS A CONCURSO e PRÉMIOS,
FUNDAÇÃO DA JUVENTUDE
As candidaturas para o 30º Concurso Nacional para Jovens Cientistas estão abertas. Participa com o teu projeto científico, avança para a 2ª fase do Concurso e leva para casa um dos prémios .
Candidaturas até 30 de abril.
PARA QUEM, ÁREAS A CONCURSO e PRÉMIOS,
Após dois anos de pausa, devido à pandemia de Covid-19, a Universidade de Coimbra (UC) volta a organizar a Universidade de Verão (UV). A iniciativa, que permite aos alunos do 10.º ao 12.º ano experimentarem o ambiente académico, cultural e desportivo que a UC e a cidade de Coimbra oferecem a qualquer estudante universitário, regressa entre 24 e 29 de julho. E tem inscrições abertas até 31 de maio.
O jeKnowledge Academy (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) é um evento, que decorre a 21 e 22 de julho de 2022, direcionado para estudantes do ensino secundário (10º, 11º e 12º ano).
---------------------------------
Orçamento ESIDM para 2022: 900 € |Resultados da votação das propostas em 24 de março:
Proposta A: Aquisição de mesa de ping pong para o exterior: 152 votos
Proposta B: ESIDM em forma - aquisição de equipamento para as aulas de Educação Física: 167 votos
Votos brancos: 10 votos
PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
DIGITAL DA ESCOLA (PADDE/ESIDM)
A APEE Infanta D. Maria congratula-se com os resultados de mérito conquistados pelos alunos(as) da ESIDM no Mega Sprint Distrital, realizado em Tábua, nas seguintes provas:
Rafael Gonçalves - 2º lugar na prova de velocidade de 40 metros;
Mafalda Miranda - 3º lugar na prova de velocidade de 40 metros;
Miguel Branco - 3º lugar na prova de salto em comprimento.
A APEE Infanta D. Maria congratula-se com o prémio nacional de poesia conquistado pelo aluno Tiago Martins, do 7º C, com o poema «O Sonho», assim como os dos alunos, também do 7º ano, Iara Oliveira e Guilherme Santos.
Veja os poemas aqui.
A REUNIÃO MENSAL DE ABRIL COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORREU A 4 DE ABRIL DE 2022, PELAS 21:00 HORAS, ATRAVÉS DA PLATAFORMA ZOOM, que contou com a participação da Prof.ª Doutora Maria del Carmen Bento Teixeira que apresentou os resultados do Inquérito "Uso do telemóvel em meio escolar - A opinião dos pais".
Consulte a Convocatória (aqui) / Consulte o Resumo da reunião (aqui)
Veja a Palestra de apresentação dos resultados do Inquérito
"Uso do telemóvel em meio escolar - A opinião dos pais", pela
Prof.ª Doutora Maria del Carmen Bento Teixeira (aqui)
"MANCHA HORÁRIA ESCOLAR PRATICADA NA ESIDM NO ANO LETIVO 2020/2021" - JULHO 2021
“BALANÇO DO ENSINO À DISTÂNCIA E DO ENSINO PRESENCIAL NO PERÍODO DE FEVEREIRO A ABRIL DE 2021”
"BALANÇO DO ENSINO À DISTÂNCIA - 2º PERÍODO LETIVO 2019/2020" - ABRIL 2020
“PERCEÇÃO DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO QUANTO AO MÉRITO DA ESCOLA COMO FATOR PRIMORDIAL DO SUCESSO ESCOLAR DO ALUNO” - MARÇO 2019
# RANKING DAS ESCOLA 2021
JORNAL PÚBLICO
# RANKING DAS ESCOLA 2020
JORNAL PÚBLICO
Oferta formativa do Centro de Línguas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra para o ano letivo de 2022/2023.
Os Cursos de Formação do Centro de Línguas podem ser frequentados por quem (com idade igual ou superior a 16 anos) deseje aprender ou melhorar um (ou mais) idioma(s). A oferta compreende cursos de Língua e Cultura Alemãs, Espanholas, Francesas, Inglesas, Italianas, Japonesas e Russas, cursos para Fins Académicos e curso de preparação para o exame de Inglês FCE. As aulas são lecionadas por docentes nativos/as com formação académica nas respetivas línguas e decorrem em horário pós-laboral (duas vezes por semana). As candidaturas são realizadas através da plataforma inforestudante e decorrem de julho a setembro (para o 1º semestre) e de janeiro a fevereiro (para o 2º semestre). Se o/a candidato/a for iniciante basta apresentar a sua candidatura ao nível I, caso contrário deve realizar um teste de aferição para saber qual o nível adequado aos seus conhecimentos. Excecionalmente, o teste de inglês requer inscrição prévia de 16 a 26 de agosto (através de cursoslivres@fl.uc.pt) e tem um custo de 15€ - a realizar dia 30 de agosto e 01 de setembro, pelas 18h, na FLUC. No final de cada nível é possível solicitar a emissão de certificado/diploma mediante o aproveitamento.
As aulas do 1º semestre terão início a 19/20 de setembro e terminarão a 16/24 de janeiro.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, queira, por favor, consultar o sítio www.uc.pt/fluc/cl ou pode contactar-nos através do telefone 239 410 075.
A FLUC celebrará no próximo dia 19 de abril os seus 111 anos, assinalados com a iniciativa DIA ABERTO.
No caso do Centro de Línguas, as aulas das 18h00-20h00 serão aulas abertas a todo o público interessado. Em alguns casos, os/as docentes irão preparar atividades especialmente concebidas para este dia aberto.
As Classes de Teatro são um projeto de formação teatral que acompanham o ano letivo escolar, iniciando em outubro e acabando em junho do ano seguinte, com as respetivas pausas letivas. O projeto pretende ser um espaço de descoberta do teatro, do prazer do jogo e da relação com o coletivo. As turmas são divididas consoante dois critérios: 1 - Idade: As turmas são compostas por alunos nas seguintes faixas etárias (6-9 anos; 10-13 anos; 14-18 anos; a partir dos 18 anos); 2 - Experiência/continuação: As turmas são também divididas consoante o nível de continuidade (Classes de iniciação para os alunos que integrem pela primeira vez o projeto do Teatrão (independentemente de terem tido já outras experiências noutros locais); e Classes de continuação, para os alunos que se voltem a inscrever). As sessões têm a duração de 1h30 e decorrem em horário pós-laboral, comunicado assim que estejam definidos os horários (até final do mês). O valor da jóia de inscrição é de 15 euros, com mensalidade de 30 euros. É concedido desconto de 25% no valor da mensalidade aos colaboradores e associados de várias entidades (*), bem como na inscrição de irmãos e pais.
A ficha de inscrição, que pode descarregar aqui, deve ser preenchida e enviada por e-mail para info@oteatrao.com, até ao dia 23 de setembro.
(*) Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, FLUC, Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, SMTUC, Hotel IBIS, Sanfil, Plural, Sindicato dos Professores, Liga dos Combatentes, Centro Bem-Estar Social Sagrada Família, ACP, Albenture, Noesis, Universidade Vasco da Gama, Escola Superior de Enfermagem, Guarda Nacional Republicana, Comunidade ESEC, Comunidade ISEC, Comunidade Vale das Flores.
____________________________
A JeKnowledge é a júnior empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, ou seja, uma associação sem fins lucrativos constituída apenas por estudantes universitários.
O jeKnowledge Academy é um evento, que decorre a 21 e 22 de julho de 2022, direcionado para estudantes do ensino secundário (10º, 11º e 12º ano). Através da abordagem “learn by doing” o projeto pretende colmatar as falhas existentes ao nível do ensino secundário na área da tecnologia, bem como permitir o contacto com o mundo universitário e uma introdução ao conceito de júnior empresa. Tem também como objetivo ajudar os alunos na sua escolha de um curso no ensino superior.
A REUNIÃO MENSAL DE FEVEREIRO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORREU A 7 DE FEVEREIRO
DE 2022, PELAS 21:00 HORAS, POR WEBINAR, ATRAVÉS DA PLATAFORMA ZOOM, E CONTOU COM A PRESENÇA DA DIRETORA DA ESIDM, DRA. CRISTINA FERRÃO, QUE ABORDOU O TEMA: PLANO DE RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS, "PLANO 21|23 ESCOLA+".
Consulte a Convocatória (aqui) / Consulte o Resumo da reunião (aqui)
Veja a gravação da palestra da Diretora da ESIDM (aqui)
Fonte: ESIDM | URL: https://www.esidm.pt/
Último número: 01-2022/2023
Semana de 26/09/2022
_______________________
_______________________
. NOVO CALENDÁRIO ESCOLAR 2022/2023 (aqui)
. NOVO NORMAS PARA A ELA-BORAÇÃO DOS HORÁRIOS ESCOLARES 2022/2023 (aqui)
. NOVO LISTA DE MANUAIS ESCOLARES ADOTADOS ESIDM - ANO LETIVO 2022/2023 (aqui)
. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2021/2022 (aqui)
. CALENDÁRIO ESCOLAR 2021/2022 (aqui)
O termo mentoria, conceptualizado como a partilha de conhecimento e aprendizagem intergeracional, remonta a 800 A.C., tendo sido referenciado na obra de Homero, Odisseia. De facto, nesta obra universal, o mentor representava um amigo de confiança do rei de Ítaca, Ulisses. Esta imagem de um indivíduo mais velho que proporciona suporte e orientação, o mentor, permaneceu, portanto, até à atualidade (DuBois & Karcher, 2005), ainda que, presentemente, este auxílio prestado por alguém mais velho, mais qualificado se denomine de tutoria. Assim, a mentoria, nos dias de hoje, é realizada por pares e é este conceito que se pretende abordar, desenvolver, concretizar...
Este acompanhamento aos alunos pretende garantir um apoio interpares para lidarem com os novos desafios com os quais são confrontados, tais como: a adaptação à Escola, problemas de aprendizagem, relação com os pares e/ou com os professores, mas também problemas relacionais ...
Os alunos interessados em frequentar o programa de orientação vocacional devem entregar, no gabinete de psicologia, a ficha de inscrição, assinada pelos respetivos Encarregados de Educação.
ESIDM
A ESIDM irá dar início no ano letivo 2021/2022 à oferta educativa da Língua Italiana para o 10º ano.
No ano letivo 2021/2022 as atividades letivas na ESIDM iniciaram-se no dia 17 de setembro (6ª-feira), com a receção aos alunos de início de ciclo no dia 16 (5ª-feira), pelas 10h30 aos alunos do 7º ano e pelas 15h00 aos alunos do 10º ano. O 1º período decorre até 17 de dezembro. O 2º período inicia em 10 de janeiro e termina em 8 de abril. O 3º período vai de 19 de abril até 7 de junho para o 9º, 11º e 12º ano e até 15 de junho para o 7º, 8º e 10º ano. As pausas letivas decorrem no Natal, de 20 a 9 de janeiro, no Carnaval, no dia 1 de março, e na Páscoa, de 9 a 18 de abril.
Também já estão definidas as datas das provas de aferição, das provas finais de ciclo e dos exames finais nacionais .
Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de julho;
Despacho n.º 12123-M/2021, de 13 de dezembro (altera o Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de julho.
Os alunos que usufruem de ação social escolar (ASE) e que reúnam condições para se candidatar à Bolsa de Mérito devem dirigir-se aos Serviços de Administração Escolar até ao dia 30 setembro a fim de regularizar a situação.
Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 14 de abril - Matrículas 2021/2022
REDE NACIONAL DE APOIO A
VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Telefone Geral de 2ª a 6ª das 10:00 às 16:00 – 215 954 000
E-mail: geral@cite.pt
Para marcações de atendimento jurídico telefónico e presencial:
Linha Verde: 800 204 684
Horário de funcionamento (de 2.ª a 6.ª): 14.30h - 16.00h
Escola Secundária Infanta D. Maria - Tel. 239 701 838 - Rua Infanta D. Maria - 3030-330 Coimbra
www.esidm.pt - esidm.secretaria@gmail.com / direcao@esidm.pt
Votantes: 28
Votos em Branco: 1
Votos Nulos: 0
Votos na Lista A: 27
Votantes: 28
Votos em Branco: 1
Votos Nulos: 0
Votos na Lista A: 27
https://us06web.zoom.us/j/87563051747
NOTA: Na falta de quórum à hora marcada, 20:45 horas, a assembleia reunirá 30 minutos depois com o número de associados presentes online (ver convocatória).
Estamos disponíveis - contacte-nos em: apeeesidm@gmail.com
Convocatória e as orientações para a constituição das listas (aqui)
Estatutos da APEE Infanta D. Maria (aqui)
Regulamento Interno da ESIDM (aqui)
Plano de Contingência - Atos Eleitorais Presenciais 2021/2022 - ESIDM
Regras a observar pelos eleitores para o exercício do voto presencial (aqui)
Plano de Contingência COVID-19 da ESIDM (aqui)
Fonte: ESIDM, 21/09/2021
Parecer "Estratégia de Testes Laboratoriais para SARS-CoV-2 – Escolas 2022/2023"
Fontes:
Portal do Governo, em: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=testes-a-covid-19-nas-escolas-para-o-ano-letivo-20212022
Jornal Expresso, em: https://expresso.pt/sociedade/2021-08-26-Alunos-do-3-ciclo-e-do-secundario-bem-como-os-professores-serao-testados-no-inicio-do-proximo-ano-letivo-bd2561ea
Os alunos do 3º ciclo, do secundário, todos os professores e pessoal não docente vão ser testados no início do ano letivo. A decisão foi comunicada pelo Ministério da Educação, depois de emitido um parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a realização de um rastreio à covid-19 dirigido à comunidade escolar. Tal como aconteceu no início do terceiro período do ano letivo findo, será o Ministério da Educação, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), a operacionalizar o processo de testagem, que irá ocorrer em três fases.
• Fase 1: Pessoal Docente e Não Docente – 6 a 17 de setembro
• Fase 2: Alunos do ensino Secundário – 20 de setembro a 1 de outubro
• Fase 3: Alunos do 3.º Ciclo – 4 a 15 de outubro
Resolução do Conselho de Ministros n.º 123/2021, de 3 de setembro - Autoriza a despesa com a aquisição de serviços de realização de testes rápidos de antigénio em estabelecimentos de educação e ensino
Link de acesso: https://youtu.be/xm_mfzvIKMA
Também disponível no website da ESIDM, em: https://www.esidm.pt/
Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 14 de abril - Matrículas 2021/2022
Caros Pais e Encarregados de Educação,
Em nome do Conselho Executivo da Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da Escola Secundária Infanta D. Maria (ESIDM), ao qual presido, em nome da Mesa da Assembleia Geral, presidida pela Joana Barbosa de Melo, e em nome do Conselho Fiscal, presidido pelo Nuno Abranches Pinto, saudamos-vos e pedimos a vossa atenção.
São desígnios fundamentais da APEE
a) Contribuir, por todos os meios ao seu alcance, para que pais, mães e encarregados de educação possam cumprir integralmente a sua missão educativa;
b) Contribuir para o desenvolvimento equilibrado da personalidade dos alunos e das alunas;
c) Pugnar por uma política de ensino que respeite e promova os valores fundamentais da pessoa humana.
É, pois, nossa tarefa
a) Pugnar pelos justos e legítimos interesses dos alunos e das alunas na sua posição relativa à escola e meio educativo;
b) Estabelecer o diálogo necessário para a recíproca compreensão e colaboração entre todos os membros da escola e da comunidade educativa;
c) Promover e cooperar em iniciativas da escola e da comunidade educativa, às quais expressamos a nossa total disponibilidade e colaboração.
Para o cumprimento destes desígnios a APEE necessita da vossa colaboração e assídua participação.
Participação essa essencialmente centrada nos Representantes de Turma (RT) como veículo privilegiado a todo o universo dos Pais e Encarregados de Educação (PEE). Será privilegiado o correio eletrónico para a divulgação da informação e das atividades que passará pelos representantes de turma que terão o dever de a reencaminhar para os PEE que representam. Aos representantes de turma daremos especial atenção através da divulgação de um manual de apoio às suas tarefas e atribuições. Aos PEE daremos a devida atenção sempre que solicitada e informaremos de modo contínuo de tudo o que tivermos conhecimento.
Estatutariamente todos os PEE são membros da APEE, salvo se manifestarem a sua oposição. Não há lugar a cobrança de joia ou quota.
É prática da APEE reunir mensalmente com os representantes de turma e com os pais e encarregados de educação e subsequentemente com a Direção da Escola.
Os órgãos sociais da APEE são eleitos pelo período de um ano letivo, que estatutariamente decorre de 1 de outubro a 30 de setembro, pelo que, estais convocados para participar na reunião de PEE a realizar na próxima terça-feira, dia 21, pelas 21 horas, para preparação da Assembleia Geral de PEE com vista à eleição dos nos novos órgãos sociais para o ano letivo corrente. O link de acesso para esta reunião será disponibilizado no website da APEE, até 48 horas antes.
Todos os PEE são eleitores.
Simultaneamente a esta eleição será também realizada a eleição para os Representantes dos PEE no Conselho Geral da ESIDM. O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade da escola.
Esta Assembleia Geral (AG) será agendada para o dia 29 do presente mês e será realizada na forma de videoconferência, onde serão apresentados e postos a aprovação os relatórios de atividades e contas dos anos letivos de 2019/2020 e de 2020/2021 assim como serão apresentadas as listas de PEE concorrentes aos atos eleitorais – Órgãos Sociais da APEE e Representantes dos PEE no Conselho Geral da ESIDM. O link para acesso à AG será divulgado nos websites da APEE e da ESIDM.
O ato eleitoral realizar-se-á no dia seguinte, dia 30, na forma presencial, nas instalações da ESIDM, em espaço aberto, no período das 19:00 às 21:30 horas, obedecendo a um conjunto de regras que são determinadas pela autoridade local de saúde, tais como o uso obrigatório de máscara e a desinfeção das mãos no acesso à escola, a circulação por circuito definido, o cumprimento do distanciamento social e a higienização dos meios e dos locais para votação.
A APEE tem um sítio na internet e uma página na plataforma Moodle da Escola (internet) pelo que podem fazer o acompanhamento das nossas atividades e apresentarem as vossas opiniões e sugestões.
Assim, apelo à vossa colaboração, desejando a todos que este ano letivo de 2021/2022 corresponda às espectativas e anseios de cada um e que contribua para o sólido crescimento dos nossos filhos e educandos.
Com todos, e com espírito de cooperação, propomo-nos trabalhar para o crescimento da Escola Secundária Infanta D. Maria.
Obrigado!
Coimbra, 15 de setembro de 2021.
O Presidente do Conselho Executivo,
Luís Castro Gonçalves.
O prazo normal para a apresentação da candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior iniciou-se no dia 6 de agosto e decorre até ao dia 20 de agosto.
A REUNIÃO MENSAL DE JULHO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORREU A 07 DE JULHO DE 2021, PELAS 21:00 HORAS, POR VIDEOCONFERÊNCIA, ATRAVÉS DA PLATAFORMA ZOOM.
Consulte a Convocatória (aqui)
Infografismo: Website Jornal Público - 20/05/2021
O jornal PÚBLICO, em parceria com a Católica Porto Business School, disponibiliza um conjunto de dados sobre as escolas do ensino secundário. Mas também a que contexto socioeconómico pertence cada escola, como se saem os estabelecimentos públicos no ranking que mede os que mais e menos superam os resultados esperados para o seu contexto e em que disciplinas os estudantes se saíram melhor.
São tidos em conta apenas os alunos que foram à 1.ª fase dos exames nacionais com a pretensão de entrar numa universidade ou politécnico e que fizeram alguma das oito provas mais concorridas. A saber: Português, Matemática A, História A, Biologia e Geologia, Física e Química A, Geografia A, Filosofia e Economia A.
Para ordenar as escolas do melhor para o pior desempenho foram consideradas apenas as 567 onde foram feitas pelo menos 62 provas nestas disciplinas.
A Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim, é, no ensino público, a que tem a média de exames mais alta. Com 15,24 valores, destrona por pouco a Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra (15,20). A Infanta Dona Maria tinha sido, nas duas edições anteriores do ranking do PÚBLICO, a escola com a média mais alta.
Para além do ranking que compara as escolas apenas com base nas médias nos exames, introduzimos este ano um outro ranking: o das escolas que mais superam o seu contexto socioeconómico.
Na prática, este mostra em que medida a escola ultrapassa ou fica aquém da média de exames que seria esperada tendo em conta o perfil dos seus alunos. Um perfil que é traçado com base em três indicadores: idade média dos que frequentam o 12.º ano, peso dos que têm apoios do Estado, ou seja, que pertencem a famílias de baixos rendimentos, e habilitações dos pais.
Com base na análise deste indicadores (que o Ministério da Educação fornece para o ano lectivo de 2018/19 e por agrupamento escolar), o PÚBLICO e a Católica Porto Business School distribuem as diferentes escolas do país por três tipos de contextos a que damos as seguintes designações: desfavorável, intermédio e favorável. De seguida, calculamos para cada uma um valor esperado face às suas características e ao número de provas realizadas nas diferentes disciplinas.
EM QUE LUGAR FICOU A SUA ESCOLA?
Saiba aqui que lugar ocupam no ranking dos exames:
https://www.publico.pt/ranking-escolas-2020/lugar-sua-escola#-0603
Fonte: Website Jornal Público - 20/05/2021