A PRÓXIMA REUNIÃO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORRE A 14 DE ABRIL DE 2020, PELAS 21:15 HORAS, NA BIBLIOTECA DA ESIDM.
[DATA E HORA A ANUNCIAR],
Face às contingências da pandemia COVID-19 que atravessamos e face às determinações legais decorrentes ficam suspensas as reuniões mensais presenciais da APEE Infanta D. Maria com os representantes de turma e pais e encarregados de educação. Oportunamente anunciaremos forma não presencial de contacto em grupo. Até lá,
Continuamos disponíveis em apeeesidm@gmail.com
Coloque-nos as suas questões, com as quais iremos junto da Direção da escola com o propósito de obter as devidas respostas.
Infografismo: Website Jornal Público - 20/05/2021
O jornal PÚBLICO, em parceria com a Católica Porto Business School, disponibiliza um conjunto de dados sobre as escolas do ensino secundário. Mas também a que contexto socioeconómico pertence cada escola, como se saem os estabelecimentos públicos no ranking que mede os que mais e menos superam os resultados esperados para o seu contexto e em que disciplinas os estudantes se saíram melhor.
São tidos em conta apenas os alunos que foram à 1.ª fase dos exames nacionais com a pretensão de entrar numa universidade ou politécnico e que fizeram alguma das oito provas mais concorridas. A saber: Português, Matemática A, História A, Biologia e Geologia, Física e Química A, Geografia A, Filosofia e Economia A.
Para ordenar as escolas do melhor para o pior desempenho foram consideradas apenas as 567 onde foram feitas pelo menos 62 provas nestas disciplinas.
A Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim, é, no ensino público, a que tem a média de exames mais alta. Com 15,24 valores, destrona por pouco a Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra (15,20). A Infanta Dona Maria tinha sido, nas duas edições anteriores do ranking do PÚBLICO, a escola com a média mais alta.
Para além do ranking que compara as escolas apenas com base nas médias nos exames, introduzimos este ano um outro ranking: o das escolas que mais superam o seu contexto socioeconómico.
Na prática, este mostra em que medida a escola ultrapassa ou fica aquém da média de exames que seria esperada tendo em conta o perfil dos seus alunos. Um perfil que é traçado com base em três indicadores: idade média dos que frequentam o 12.º ano, peso dos que têm apoios do Estado, ou seja, que pertencem a famílias de baixos rendimentos, e habilitações dos pais.
Com base na análise deste indicadores (que o Ministério da Educação fornece para o ano lectivo de 2018/19 e por agrupamento escolar), o PÚBLICO e a Católica Porto Business School distribuem as diferentes escolas do país por três tipos de contextos a que damos as seguintes designações: desfavorável, intermédio e favorável. De seguida, calculamos para cada uma um valor esperado face às suas características e ao número de provas realizadas nas diferentes disciplinas.
EM QUE LUGAR FICOU A SUA ESCOLA?
Saiba aqui que lugar ocupam no ranking dos exames:
https://www.publico.pt/ranking-escolas-2020/lugar-sua-escola#-0603
Fonte: Website Jornal Público - 20/05/2021
É entendimento da APEE Infanta D. Maria que a implementação do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) na Escola Secundária Infanta D. Maria (ESIDM), no ano letivo de 2019-2020, em duas turmas do 7º ano do ensino básico e em duas turmas do 10º ano do ensino secundário, poderia beneficiar de um olhar atento e cuidado, em contacto próximo com a perspetiva dos alunos envolvidos, considerando, por plena de oportunidade, a constituição de um grupo de acompanhamento, para monitorização do programa, na vertente da qualidade de ensino, das metodologias utilizadas, do cumprimento dos currículos, da disciplina, bem como do percurso escolar do aluno e assim prestar um apoio pleno de oportunidade à Direção da Escola, num contributo indelével para o desenvolvimento de soluções.
Através de um acompanhamento de maior proximidade das turmas envolvidas, e porque todos os alunos iniciavam uma nova etapa do seu percurso escolar numa nova escola, com particular atenção às turmas do 7º ano, e com a colaboração dos pais e encarregados de educação, foi possível identificar pontos a carecer de melhoria ou de informação adicional para integral compreensão dos objetivos a alcançar.
Procurou-se construir um modelo de análise que possibilitasse uma comparação quantitativa com as demais turmas desses anos, com o propósito de aferir a evolução dos valores obtidos, numa perspetiva multidimensional.
Nesse sentido, a comissão de acompanhamento ao projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular contou com a prestimosa colaboração da Direção da ESIDM que, desde o primeiro momento, acarinhou este nosso projeto.
Neste contexto, a APEE Infanta D. Maria apresentou à comunidade escolar a sua análise aos resultados escolares referentes ao primeiro período. No entanto, e pela atipicidade que o ano de 2020 nos reservou, não foi possível concluir a análise pretendida. O documento está disponível para consulta na página da APEE na internet.
Apesar da dedicação e da motivação da APEE Infanta D. Maria e, em particular, da comissão de acompanhamento ao projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular da ESIDM, ficou ainda por concretizar, pelos motivos de todos sobejamente conhecidos – pandemia COVID-19, a auscultação aos encarregados de educação dos alunos envolvidos, através de um inquérito, que se pretendia implementado no início do 3º período, para uma melhor compreensão da evolução das expectativas, anseios e perceção sobre o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Pel’APEE Infanta D. Maria,
A Comissão de Acompanhamento do Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular da ESIDM,
Julho de 2020.
E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA
ANO LETIVO 2019/2020
RELATÓRIO APEE 01-2019/20
– NOVEMBRO 2019 –
E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA
ANO LETIVO 2019/2020
RELATÓRIO APEE 02-2019/20
– MARÇO 2020 –
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, que estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID -19, na organização e funcionamento das atividades letivas presenciais e da realização de provas e exames finais nacionais;
Estabelece a retoma das atividades de formação profissional;
Determina regras em matéria de ciência e ensino superior.
Soluções técnicas que visam dar resposta à realização dos exames finais nacionais das disciplinas do 11.º e do 12.º anos
--- ponto 4.3.3. - pág. 10 ---
(Aprovado em Conselho Pedagógico em 24.Abril.2020)
Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu um sítio online
http://apoioescolas.dge.mec.pt ,
com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância que lhes permitam dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem.
Este apoio deverá permitir a todas as crianças e jovens:
- manter contacto regular com os seus professores e colegas;
- consolidar as aprendizagens já adquiridas;
- desenvolver novas aprendizagens.
Perto ou longe, a Educação é um direito!
1 — Os pré -requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, no ano letivo de 2020-2021, são os constantes do anexo I à presente deliberação, encontrando -se os seus regulamentos homologados pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), nos termos indicados nos anexos III a XVII.
2 — A avaliação dos pré-requisitos que exigem a satisfação de provas de natureza vocacional, física ou funcional, realiza-se em 2 chamadas.
3 — À 1.ª chamada das provas de aptidão física, funcional ou vocacional que se constituem como pré -requisitos devem apresentar-se todos os candidatos que pretendem concorrer, no ano em causa, a pares instituição/curso que os exijam, para acesso aos cursos que lecionam.
4 — As instituições de ensino superior podem, se assim o entenderem conveniente, realizar uma 2.ª chamada das provas que se constituem como pré-requisitos, devendo os respetivos órgãos legal e estatutariamente competentes informar a CNAES da sua intenção de a realizar, até à data limite constante do anexo II.
5 — A admissão de estudantes à 2.ª chamada das provas em apreço está condicionada à devida justificação da falta à 1.ª chamada, só podendo ser aceite, pela instituição onde for solicitada, se verificados motivos ponderosos impeditivos da apresentação à chamada anterior;
6 — Para acesso à 2.ª chamada das provas é autorizada a aceitação de novas inscrições de estudantes que não tenham efetuado a inscrição na 1.ª chamada, desde que a não tenham efetuado por motivos devidamente fundamentados, a apreciar pelas instituições de ensino superior onde o pedido for apresentado.
7 — As datas de concretização das ações relacionadas com a inscrição, avaliação e certificação dos pré -requisitos são as constantes do quadro publicado como anexo II, a saber:
Inscrição para a realização da 1.ª chamada da avaliação dos pré-requisitos: de 9 a 27 de março.
Realização dos pré-requisitos — 1.ª chamada: de 13 de abril a 15 de maio.
Comunicação à CNAES da intenção de realização da 2.ª chamada do processo de avaliação dos pré-requisitos: até 15 de maio.
Inscrição para a realização da 2.ª chamada da avaliação dos pré-requisitos: de 8 a 19 de junho.
Certificação dos pré-requisitos — 1.ª chamada: até 10 de julho.
Realização dos pré-requisitos — 2.ª chamada: de 29 de junho a 10 de julho.
Certificação dos pré-requisitos — 2.ª chamada: até 24 de julho.
Apresentação à CNAES de propostas para a realização de uma época especial de pré-requisitos: até 10 de julho.
Nota: não dispensa a leitura integral do documento Deliberação n.º 262/2020, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, publicada no Diário da República n.º 38/2020, Série II, Parte C, de 24 de fevereiro (aqui)
A REUNIÃO MENSAL DE MARÇO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORREU NO DIA 02 DE MARÇO, PELAS 21:15 HORAS, NA BIBLIOTECA DA ESIDM.
Consulte aqui a Informação Complementar da IAVE - Instituto de Avaliação Educativa, I.P., relativa à não permissão de utilização de dicionários nos exames nacionais de língua estrangeira - Inglês, Francês, Espanhol e Alemão, no 11º ano.
Consulte aqui o ofício n.º S-DGE/2020/222 sobre a utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2019-2020.
A REUNIÃO MENSAL DE FEVEREIRO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORREU NO DIA 03 DE FEVEREIRO, PELAS 21:15 HORAS, NA BIBLIOTECA DA ESIDM .
Coimbra, 28 de janeiro de 2020.
Luís Castro Gonçalves, Presidente da APEE Infanta D. Maria.
A REUNIÃO MENSAL DE JANEIRO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORREU NO DIA 13 DE JANEIRO, PELAS 21:15 HORAS, NA BIBLIOTECA DA ESIDM.
Sessões de leitura partilhada com:
Cristina Ferrão (Diretora ESIDM, dia 12/10h35); Fátima Velez de Castro (FLUC/Geografia - dia 13/08h30); Teresa Cardoso (UAb/Tecnologia - dia 13/10h35); Eduardo Carvalho (Aluno ESIDM 11º B - dia 13/09h30); Carlos Fiolhais (UC/Física - dia 16/10h35).
A REUNIÃO MENSAL DE DEZEMBRO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORREU NO DIA 2 DE DEZEMBRO, PELAS 21:15 HORAS, NA BIBLIOTECA DA ESIDM.
A REUNIÃO MENSAL DE NOVEMBRO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORREU NO DIA 4 DE NOVEMBRO DE 2019, PELAS 21:15 HORAS, NA BIBLIOTECA DA ESIDM.
ASSEMBLEIA DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA D. MARIA - 23 DE OUTUBRO DE 2019
Eleitos na Assembleia de Pais e Encarregados de Educação de 23 de outubro de 2019
Eleitos na Assembleia de Pais e Encarregados de Educação de 23 de outubro de 2019
Aprovado na Assembleia de Pais e Encarregados de Educação de 23 de outubro de 2019
Aprovado na Assembleia de Pais e Encarregados de Educação de 23 de outubro de 2019
A REUNIÃO MENSAL DE SETEMBRO/OUTUBRO COM OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE TURMA DECORREU NO DIA 30 DE SETEMBRO DE 2019, PELAS 21:15 HORAS, NA AUDITÓRIO DA ESIDM.
NOTA DE BOAS VINDAS DO PRESIDENTE DA APEE INFANTA D. MARIA