PARCERIAS / COOPERAÇÃO

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

INQUÉRITO

"PROJETO KINDER" - Perceções sobre a influência das questões de género nas crianças e jovens

Caros Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Infanta D. Maria,


A APEE Infanta D. Maria estabeleceu com umas investigadoras do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra uma parceria no sentido de colaborar no projeto de investigação "Projeto Kinder - Perceções sobre a influência das questões de género nas crianças e jovens", através da aplicação de um inquérito, que nesta versão, é extensivo até à idade dos 15 anos.

O questionário foi aprovado pela Direção-Geral da Educação com com o número de registo 0380400006, o qual acredita a sua aplicação.

Assim, face à relevância do projeto, solicitamos a vossa prestimosa colaboração com o convite das investigadoras, que se transcreve:

Somos uma equipa de investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e gostaríamos de poder contar com a colaboração de Responsáveis Parentais da sua Escola no preenchimento de um questionário (aprovado pela DGE com o número de registo 0380400006 ) destinado a Famílias, no âmbito do Projeto KINDER (Grant 101005800, REC/DGJustice EC).

Trata-se de um projeto internacional realizado em parceria com instituições espanholas e croatas. O KINDER (https://kinder.ces.uc.pt/) visa reforçar o esforço Europeu no combate aos estereótipos de género, com foco na educação para a infância (crianças dos 3 aos 6 anos) e do primeiro ciclo de ensino básico (crianças dos 7 aos 12 anos). Teve início no dia 1 de janeiro de 2021, tem duração de dois anos e pretende combater estereótipos de género na socialização e educação de crianças entre os 3 e os 12 anos, partindo da premissa de que estes estereótipos estão na base das profundas desigualdades entre homens e mulheres ao longo da vida. Este projeto tem, em Portugal, parceria com a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Neste sentido, e com o objetivo de conhecermos melhor a opinião de responsáveis parentais, vimos solicitar o seu contributo, através da partilha do link abaixo com Pais/EE da sua escola. Não são solicitados dados pessoais.

A resposta ao questionário deve demorar cerca de 3 minutos.


link para acesso ao inquérito: https://forms.gle/yPSMXemui9YqimVk6


Agradecemos a Vossa colaboração.

Votos de muita saúde e até breve!

Projeto Kinder

Tatiana Moura (PhD) e Sofia Gonçalves (PhD)


O Conselho Executivo da APEE Infanta D. Maria.

Abril de 2022

FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

INQUÉRITO

"USO DO TELEMÓVEL EM MEIO ESCOLAR - A OPINIÃO DOS PAIS"

Caros Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Infanta D. Maria,


A APEE Infanta D. Maria estabeleceu com uma docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra uma parceria no sentido de colaborar no projeto de investigação "Uso do telemóvel em meio escolar - a opinião dos pais", através da aplicação de um inquérito desenvolvido por alunos seus no âmbito da Tese do Mestrado Integrado de Medicina.

Sendo um tema atual e como refere a docente, não consensual, torna-se muito relevante saber a opinião dos pais e encarregados de educação.

A APEE é detentora de cópias dos pareceres e autorizações emitidos sobre o projeto, os quais acreditam a sua aplicação. Também ficou acordado com a docente que a APEE e a ESIDM receberão cópia do relatório de resultados e conclusões, que, a seu tempo, será disponibilizado para consulta no website da associação de pais.

Assim, face à relevância do projeto, solicitamos a vossa prestimosa colaboração com o convite da docente do projeto, que se transcreve:


Digníssimo Encarregado de Educação:


Convidamo-lo a participar no Projeto "Uso do telemóvel em meio escolar - a opinião dos pais".

Este Projeto foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, pela Direção Geral de Educação, pela Direção da Escola e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESIDM.

A invenção do telemóvel ocorreu no século passado e desde então, o seu uso cresceu exponencialmente, sendo atualmente o dispositivo mais utilizado em qualquer idade, mas principalmente em idades mais jovens. Os adolescentes tentam estar sempre ligados, independentemente do lugar, hora ou atividade em que se encontrem. A Lei n.º 51/2012 publicada no Diário da República, que Aprovou o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, no seu CAPÍTULO III, Secção II, Artigo 10.º estabelece regras para a utilização do telemóvel no espaço nas suas alíneas r), s) t) e u). No entanto, esta lei limita o uso apenas em Sala de Aula e é omissa quanto ao uso nos espaços de recreio / intervalos, deixando esta decisão às Direções das Escolas. Neste sentido, as opiniões sobre a interdição do seu uso em espaços de recreio não é consensual, existindo opiniões que vão da interdição total à liberdade total do seu uso. Assim, o objetivo deste Projeto é conhecer os hábitos de uso do telemóvel por parte do seu educando e sobretudo a sua opinião acerca da utilização destes dispositivos em meio escolar.

Todos os dados são rigorosamente confidenciais.

Agradecendo desde já toda a disponibilidade prestada,


Carmen Bento, MD; PhD

Faculdade de Medicina

Universidade de Coimbra


A APEE Infanta D. Maria divulgou esta mensagem e pedido de colaboração, por correio eletrónico em 23/11/2021, junto dos representantes de todas as turma da ESIDM, solicitando a sua divulgação pelos pais e encarregados de educação (PEE) que representam. Como o estudo é dirigido aos pais e encarregados de educação da ESIDM, não se divulga aqui o link de acesso ao inquérito, pelo que sendo PEE da ESIDM e estiver interessado em responder ao inquérito, queira por favor solicitar o referido acesso a(s) seu(s) representante(s) de turma.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento, em: apeeesidm@gmail.com


O Conselho Executivo da APEE Infanta D. Maria.