VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DOS MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA ALÍVIO DA DOR?
Os métodos não farmacológicos de alívio da dor no trabalho de parto são métodos que não utilizam medicamentos, ou seja, são formas naturais que auxiliam a parturiente na diminuição da dor durante as contrações.
São medidas que podem ser realizadas durante o trabalho de parto que visam diminuir a dor sem o uso de medicamentos.
Aqui vão algumas sugestões:
Movimentar-se livremente: poder se movimentar de forma livre faz com que a parturiente possa buscar posições que ajudem a aliviar a dor. Mantenha-se ativa! Andar, agachar, dançar (sim, isso mesmo, dançar!!) favorecem o relaxamento do corpo, aliviam as dores das contrações, ajudam o bebê a descer, despertam conexão com o seu corpo para um parto ativo e consciente.
Banho quente: Reduz o estresse e a ansiedade e, consequentemente, melhora o padrão das contrações.
Rebozo: É uma espécie de xale - um tecido longo - usado para fazer movimentos e massagens no corpo. Ajuda a relaxar a musculatura do corpo, proporcionando conforto e alívio da dor.
Massagem corporal: Pode ser feita em todas as partes do corpo, utilizando as pontas dos dedos, mãos ou aparelhos que rolam, vibram ou pressionam. Essa técnica promove o contato físico, o relaxamento e diminui o estresse emocional.
Bola suíça: Além de propiciar o alívio da dor, no intervalo das contrações é possível realizar movimentos que facilitam a rotação e a descida do bebê.
Exercícios de respiração: São extremamente importantes. Ajudam a lidar melhor com as contrações e aumentar a quantidade de oxigênio disponível para a mãe e o bebê. A respiração ideal é comumente exemplificada como "cheirar uma flor e soprar uma vela".
Ter uma doula: a doula vai te auxiliar na busca de posições mais confortáveis, te fazer massagem, entre outros recursos, além de ser uma presença confiante e amorosa que te lembrará que está tudo bem, de que tu vais conseguir
Existem muitos outros métodos, como aromaterapia, cromoterapia, musicoterapia, meditação, acupuntura etc.
Vale lembrar que a sensação de dor é muito particular de cada mulher nesse momento, e que cada uma vai encontrar a sua melhor maneira de lidar com ela.
Outro ponto importante é que além de todos esses métodos, o ambiente também influencia muito!