A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, também conhecida como CIM Alto Minho, foi criada a 15 de Outubro de 2008.
O objectivo fundador da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho é fazer do Alto Minho "um espaço de excelência ambiental com capacidade para desenvolver uma nova combinação de recursos e actividades turísticas, energias renováveis, recepção de empresas e prestação de serviços de proximidade modernos e de qualidade, que respondam aos desafios da competitividade, coesão e sustentabilidade".
As suas principais tarefas são a promoção do planeamento e gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental do território em causa; articulação de investimentos municipais de interesse intermunicipal; participação na gestão de programas de apoio ao desenvolvimento regional; planeamento das acções das entidades públicas, de carácter supramunicipal.
ECO-IURIS nasceu em 2014 e é um grupo interdisciplinar e interdepartamental dentro da Universidade de Santiago de Compostela; Assim, inclui professores de duas disciplinas diferentes, economia e direito. A missão do grupo é levar a cabo investigação e consultoria utilizando as mais recentes técnicas jurídico-económicas.