#ParaTodosVerem Relatos de Experiência, em duas linhas e em fonte grande e azul marinho. Acima, cabeçalho com ondas sobrepostas em quatro cores. A primeira, ao topo, é azul marinho, seguida de um faixa na cor verde. Em seguida, uma faixa na cor vermelha vai do lado esquerdo ao centro e por último uma faixa laranja vai do centro ao canto da direita.

Os Relatos de Experiência serão espaços para promover apresentações de ações, projetos ou programas de gestão, produção e política cultural, considerando suas intersecções sociais, diretrizes de inclusão e ações afirmativas, realizadas nas Instituições de Ensino Superior da região Sudeste. Eles serão estruturados em rodas de conversa de modo que, após as apresentações, haja um espaço para a troca mútua entre os participantes presentes na sessão, autores ou ouvintes.

As sessões serão divididas em quatro eixos temáticos: 1. ações, projetos e programas de difusão e articulação em arte e cultura; 2. política cultural e planos de cultura; 3. financiamento e fomento à cultura; e 4. formação em gestão inclusiva e acessível. Veja as ementas clicando aqui.


As(Os) interessadas(os/es) devem fazer sua inscrição neste formulário, no período de 15/07 a 12/08. A(O) autora(autor) proponente deverá submeter o trabalho em formato de resumo neste modelo disponibilizado pela organização do evento, em formato .pdf, respeitando o limite de duas laudas. Não há necessidade de ineditismo no relato.

Os resumos serão avaliados por dois pareceristas para a confirmação de adequação à proposta, o formato e o encaixe ao eixo temático, sobre os quais poderão ser sugeridos ajustes no prazo entre 18 a 21/8/2021.

Podem inscrever-se como proponentes de relatos de experiência servidores, discentes, agentes culturais, pesquisadores e terceirizadas(os/es) com vínculo nas instituições públicas de ensino superior da região Sudeste, que atuem na gestão cultural universitária. Cada proponente pode submeter até dois resumos diferentes, podendo ser no mesmo eixo temático ou em diferentes eixos.

As submissões poderão conter vários autores, porém caberá à(ao) proponente realizar a comunicação oral. A exposição será feita de forma individual entre 5 e 10 minutos, podendo ser utilizados recursos audiovisuais, tais como apresentação de slides ou vídeos. Em havendo participação de pessoas com deficiência na sessão, serão encaminhadas às(aos) apresentadoras(es) orientações sobre acessibilidade até o dia 23 de agosto.

Os resumos aprovados e efetivamente apresentados serão disponibilizados nos anais eletrônicos do evento e receberão certificado de apresentação, os quais serão emitidos por trabalho apresentado, contendo os nomes de todas(os/es) as(os) autoras(es).


As apresentações acontecerão em sessões divididas nos eixos temáticos nas manhãs dos dias 25 e 26 de agosto, por meio de plataforma de reunião online fechada às pessoas previamente inscritas no evento. Não será feita transmissão, mas as sessões serão gravadas para fins de apoio documental para a produção dos anais e produção de conteúdo para os canais oficiais da instituição organizadora. Os links de acesso serão informados oportunamente, por e-mail.



Envie o relato de uma ação! Aguardamos você(s)!


Confira as datas:

Inscrições de trabalhos prorrogadas: 16/7 a 12/8

Divulgação dos trabalhos aprovados: 18/8

Ajustes no trabalho (se necessário): 18 a 21/8

Envio das orientações de acessibilidade: 23/8

Apresentações dos Relatos no Forcult Sudeste: 25 e 26/8