#ParaTodosVerem  Grupo de Trabalho, em duas linhas e em fonte grande e azul marinho. Acima, cabeçalho com ondas sobrepostas em quatro cores. A primeira, ao topo, é azul marinho, seguida de um faixa na cor verde. Em seguida, uma faixa na cor vermelha vai do lado esquerdo ao centro e por último uma faixa laranja vai do centro ao canto da direita.

O 4º Forcult Sudeste contará com 5 (cinco) Grupos de Trabalhos que discutirão temáticas específicas a partir dos relatos dos GT Nacionais, visando incorporar no debate as experiências e especificidades das instituições de ensino superior do sudeste. Os relatos das discussões realizadas no 4º Forcult Sudeste serão apresentados na Reunião de Encerramento, realizada no último dia do evento e encaminhados para os GT Nacionais como contribuição. Posteriormente, na edição do Forcult Nacional que ocorrerá em setembro, os GT terão continuidade envolvendo agentes culturais das IES de todo o país. Os Grupos de Trabalho são abertos à participação de todos, mediante inscrição prévia. Participe!


Confira os resumos de cada Grupo de Trabalho:


GT1 - Corredor Cultural

Ementa: O Grupo de trabalho tem por finalidade a construção coletiva do Programa Corredor Cultural Nacional, com o objetivo de realizar uma sistematização dos processos de intercâmbio das ações culturais entre as IPES, registrando as adesões das IPES para o desenvolvimento interinstitucional da interface do sistema de dados, gerenciamento e articulação das ações regionais e nacionais no âmbito do programa.


GT 2 - Observatório Cultural do Forcult

Ementa: Este Grupo de Trabalho tem como finalidade pensar e propor um formato de institucionalização e funcionamento de um Observatório Cultural dentro da estrutura do Forcult, com o objetivo de realizar mapeamentos e pesquisas no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), bem como a apresentação de indicadores culturais que fomentem a criação de políticas públicas de cultura nas e para as IPES.


GT3 - Política Cultural nas IPES

Ementa: Este GT, em funcionamento desde 2019, tem como uma das metas criar condições para que as IPES que ainda não implementaram sua Política Cultural possam receber orientações de como proceder. Para tanto, foi elaborado coletivamente um documento denominado Instrumento para implementação de Política Cultural e Planos de Cultura nas IPES, publicado pela Edufpel. Outro objetivo é fazer um levantamento mais detalhado sobre as IPES cujas Políticas Culturais e Planos de Cultura já foram implementados e partilhar essas informações com todas as Instituições que tenham interesse em implantar e/ou aperfeiçoar suas Políticas Culturais.


GT 4 - Financiamento para a Cultura nas IPES

Ementa: Este Grupo de Trabalho tem como finalidade propor estratégias de mobilização de de diferentes recursos para cultura, com o objetivo de identificar, mapear, compartilhar estratégias e caminhos de financiamento, articulação e proposição de políticas no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).


GT 5 - Redes para capacitação em gestão cultural nas IPES

Ementa: Grupo de trabalho com a finalidade de concepção e a implementação do gerenciamento de capacitações em rede, direcionada à aprendizagem dos envolvidos que atuam com a cultura nas IPES. O modelo de rede proposto visa: a desconcentração do processo de capacitação; a gestão por competências e a constituição da rede de parcerias interna, externa e relacionamento com as IPES.