PERCH - uma Celebração de Vôos e Quedas, do Lume Teatro (Unicamp), disponível apenas durante o 4º FORCULT Sudeste, de 24 a 26 de agosto de 2021. Fotografia por Adalberto Lima.

Temos imenso prazer em apresentar esta Mostra Cultural 4º FORCULT Sudeste, permanentemente disponível aqui. Contamos com a participação e colaboração de uma bela diversidade de artistas, gestores e produtores culturais com variados vínculos com as instituições de ensino superior da região Sudeste. A diversidade também se revela em linguagens e perspectivas que reafirmam a potência do campo cultural e artístico em nossas relações e dinâmicas com a sociedade.


A transversalidade do campo cultural convoca a todes participantes das ações nestas instituições a valorizar o conhecimento produzido em suas áreas perante os imensos desafios que nos são postos, desde nas resistências aos ataques de projetos de desmantelamento do ensino superior público até os processos de gestão relacionados à articulação de ações dedicadas às diretrizes, já muitas vezes diagnosticadas mas ainda pouco desenvolvidas, como as éticas transdisciplinares e inclusivas.


Sendo boa parte das produções realizadas já neste contexto pandêmico, a mostra também apresenta algumas das formas com as quais nossas comunidades reinventaram suas metodologias para continuar suas pesquisas e movimentos. Convidamos três artistas, grupos, ações, projetos ou programas de cada unidade federativa da região, tendo, cada um destes, um tipo de vínculo com uma instituição diferente. De modo que contamos com doze ações e instituições representadas. Estão aqui divididas em 3 seções por página, uma página por estado:

Curadoria 10 Anos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFES.

Mostra de Animação do II Encontro dos Núcleos de Arte e Cultura do IFES.

Música na Rede: Série Lendas Brasileiras (FAMES).

anticorpos - investigações em dança (UFOP).

Jequitinhonha: ARTE E RESISTÊNCIA (UFMG).

Orquestra Popular do Cerrado com Wagner Tiso e Toninho Horta (UFU).

Mostra Animada: Cinema Conexões Teatro (UERJ).

Mostra Curta IFRJ em Rede.

Reconstrução do Museu Nacional (UFRJ).

Big Boom Orchestra (UFSCar).

Ivan Vilela em concerto Mosteiro da Batalha (USP).

LUME Teatro (Unicamp).

Seja bem vinde! Esperamos que a mostra ajude a movimentar as redes des envolvides com boas articulações que favoreçam mais trocas e o fortalecimento do campo cultural e dos saberes artísticos nesta urgente e constante recriação de nossos mundos.







Confirme a sua presença e assine o livro para as/os artistas/es. Os comentários públicos serão publicados!









AGRADECIMENTOS

EM BREVE