Mostra Cultural - Minas Gerais

Éden Peretta no episódio Coletivo Anticorpos, de 2019, da série Retratos da Dança.

anticorpos - investigações em dança.

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.

2 vídeos com duração de cerca de 26 e 28 min. 2019 e 2020.


anticorpos - investigações em dança é um coletivo coordenado por Éden Peretta, professor no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP. Dedicam-se a pesquisar e criar obras com foco na hibridez de expressões como butoh, contato improvisação, intervenção urbana, performance, teatro-dança, videodança e videoinstalação. Retratos da Dança é uma série da Rede Minas de Televisão que dedicou ao coletivo os dois episódios que integram esta Mostra.

Os dois episódios:

Coletivo Anticorpos - Retratos da Dança.

Episódio com depoimento de Éden Peretta e imagens de arquivo de apresentações do coletivo.

Direção: Chico de Paula e Simone Paula Rego.

27 min 59 seg.

2019.


Coletivo Anticorpos - Retratos da Dança - Fora dos Palcos.

A pandemia causou a criação de uma temporada da Retratos da Dança intitulada Fora dos Palcos. Este episódio é composto por conversa em reunião remota entre Éden Peretta e ês performers Daniela Mara, Diego Abegão e Vini Amorim, integrantes do coletivo, entre imagens de seus trabalhos em videodança.

Direção: Simone Paula Rego.

25 min 59 seg.

2020.


Em 2020, entre outras ações, o coletivo criou a investigação QUARENTENA - quando a espera se torna uma ação, livremente inspirada nos cordéis da série Pandemia, da n-1 edições. No projeto, dez artistas da dança criam 40 vídeos-poema, cada um com duração de 40 segundos. Logo em seguida, a ação desdobrou-se no projeto Contágio, que amplia o convite originado em QUARENTENA a todes ês interessades para compartilhamento nas redes e convite/contágio de outras três pessoas.


ANTICORPOS

(D. Isabel). Artesanato em Cerâmica - Vale do Jequitinhonha- MG.

Isabel Mendes da Cunha. Mestra de Ofício do Araçuaì. Ponto dos Volantes.

Créditos: Imagem de arquivo.


Jequitinhonha: ARTE E RESISTÊNCIA.

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

3 vídeos (com cerca de 32, 6 e 8 minutos) e ligação externa para a mostra virtual. 2020 e 2021.


Sob a atual direção de Fabrício José Fernandino, professor no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes, o Centro Cultural UFMG lançou em 2021. dentro do projeto - "Diálogos: Artista e Curador(a)" a produção Jequitinhonha: ARTE E RESISTÊNCIA, ação que também foi integrante do 53º Festival de Inverno da UFMG. Em comemoração os 25 anos do Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha foi lançado um vídeo documentário com duas e reúne duas exposições virtuais:

  • Mestres de Ofício e Artistas do Vale;

  • Jovens Artesãos do Vale: herdeiros dos saberes tradicionais.

Ambas com curadoria por Maria das Dores Pimentel Nogueira, doutora em educação e técnica em assuntos educacionais na Diretoria de Ação Cultural, desde 2019, depois de 27 anos na Pró-Reitoria de Extensão, inclusive como pró-reitora adjunta em dois momentos, e coordenadora do Polo Jequitinhonha UFMG, desde 1996. Trouxemos para esta mostra o vídeo da terceira edição do projeto Diálogos: Artista e Curador(a), em que a curadora nos conta sobre o programa de desenvolvimento regional e sobre as exposições, com imagens de acervo da região, de obras e de entrevistas com os artistas, assim como também apresenta as duas visitas virtuais em computação gráfica, também aqui disponíveis em vídeos separados sem áudio. Por fim, uma ligação externa para o projeto Mostra Virtual dos Artesãos do Vale do Jequitinhonha, hospedada no site do Polo Jequitinhonha como solução para o adiamento, por conta da pandemia de COVID-19, da 21ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG, tradicionalmente realizada nas dependências da universidade. Neste link, além da divulgação de obras dos artesãos e associações da região, também é possível conferir seus contatos.

O documentário e as duas visitas virtuais:


Diálogos: Artista e Curador(a) - Jequitinhonha: Arte e Resistência.

Vídeo documentário. 32 min 47 seg. 2021.


Apresentação e coordenação do projeto: Fabrício José Fernandino.


Exposição Mestres de Ofício e Artistas do Vale.

Computação gráfica. 7 min 49 seg. 2021.


Obras de:

Mestre Ulisses Pereira Chaves e Mestra Maria José Alves Chaves; Mestra Noemisa Batista dos Santos; Mestre Ulisses Mendes; Mestra Jacinta Francisco Xavier; Dona Isabel Mendes da Cunha e família (Glória, João, Amadeu, Mercina, Madalena e Andreia);

Mestra Maria Lira Marques Borges; Mestra Josefa Alves dos Reis; Mestre Antônio Luiz de Matos; Mestra Geralda Leite Sena e Terezinha de Fátima Sena Ferreira; Mestre Valmir das Graças Paulino; Geraldo Batista de Souza; Mestra Maria Gomes Dias e Gilson Alves; Mestra Aneli de Fátima Pereira; Mestre José Sebastião Vaz; Mestra Elza Gonçalves Pereira; Mestra Maria José Gomes da Silva; Mestre Paulo Oliveira Costa; Mestra Ana Fernandes de Souza; Selma Quaresma; Maria Joana Rodrigues Trindade; e Mestra Maria do Carmo Guimarães, Diogo Guimarães e bordadeiras do Curtume.


Exposição Jovens Artesãos do Vale: herdeiros dos saberes tradicionais.

Computação gráfica. 6 min 39 seg. 2021.


Obras de:

Andreia Pereira de Andrade; Armando Ribeiro; João Alves; Leonardo Batista; Família de Ulisses Pereira Chaves (José Maria, Margarida e Rosana); Augusto Ribeiro; Gildásio Jardim Barbosa; Ivone Machado e Eni Batista Mendes; Sirley Paulino e Mateus Paulino; Marcio Barbosa Silva; Arnaldo das Graças Rodrigues; Iza Matos;Aline Alecrim e Cláudia da Silva Santos; e Maria Teresa Gomes Lima Cordeiro.

Artesanato em Cerâmica - Vale do Jequitinhonha- MG.

João Alves.

Artesão ceramista de Taiobeiras - Vale do Jequitinhonha.Nova geração

Créditos: Imagem de arquivo.



MOSTRA VIRTUAL DOS ARTESÃOS DO VALE DO JEQUITINHONHA (2020)


Youtube Lume

CENTRO CULTURAL DA UFMG


Toninho Horta com músicos da Orquestra Popular do Cerrado em show realizado em 2011.

Orquestra Popular do Cerrado com Wagner Tiso e Toninho Horta.

Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

4 vídeos entre 6 e 7 minutos, cada um. 2011.


A Orquestra Popular do Cerrado é, entre os grupos estáveis da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFU, o segundo mais antigo em atividade, com repertório focado principalmente em música brasileira instrumental, além de composições de alguns dos seus integrantes. Atualmente, sob direção musical e regência do trombonista Alexandre Teixeira, professor deste metal no curso de Música, a orquestra foi criada por Goio Lima em 2009, enquanto lecionada na UFU, tendo a oportunidade de convidar músicos consagrados para apresentações inesquecíveis. Há dez anos atrás, realizaram um concerto com as participações de Toninho Horta e Wagner Tiso, dois dos mais aclamados músicos brasileiros vivos. Relembrando esta ocasião, apresentamos nesta mostra quatro das composições interpretadas neste show histórico.


As quatro apresentações:


De Tom para Tom.

6 min.

Participação e arranjo: Toninho Horta.

Composição: Toninho Horta e Mariana Popoff.

Orquestração: Budi Garcia.


Aqui Oh.

7 min 09 seg.

Participação: Toninho Horta.

Composição: Toninho Horta e Fernando Brant.

Arranjo: Goio Lima.


Olinda Guanabara.

6 min 18 seg.

Participação, composição e arranjo: Wagner Tiso.


Vera Cruz.

6 min 01 seg.

Participação: Toninho Horta e Wagner Tiso.

Composição: Milton Nascimento e Márcio Borges.

Arranjo: Wagner Tiso.

Orquestração: Goio Lima.


Youtube Lume

ORQUESTRA POPULAR DO CERRADO