Red Fox - 22/02/2021
Com uma equipe de cinco pessoas e com duas semanas de lançamento o mais novo sucesso de vendas da Steam já é um dos títulos mais jogados da plataforma ao lado de grandes nomes como CS:GO e GTA V, acumulando mais de 2 milhões de cópias vendidas! O novo jogo da Iron Gate veio para mostrar que para se ter sucesso não precisa de investimentos gigantescos ou equipes enormes dos estúdios, basta criatividade e dedicação ao criar o game, e isso se tem mostrado nos últimos anos.
A ascensão indie
Jogos de grandes investimentos, os chamados Triple A, sempre fizeram sucesso dentre o público, seja por suas promessas grandiosas de gameplay ou por suas campanhas de marketing pomposas (Cyberpunk e GTA!). Mas o que se tem visto nos últimos anos é o grande crescimento de títulos indies no mercado, não somente lançamentos, mas também aceitação e até preferência do público.
Títulos recentes como os aclamados Dead Cells e Celeste, jogos simples e desafiadores a ponto de diversos jogadores passarem horas tentando suas fases difíceis, mas muito bem feitos a ponto de concorrerem a jogo do ano! Mais recente o GOTY desse ano mostrou diversos títulos indies em sua premiação, como o esquisito Carrion, o lindo Raji, e o assustador Phasmophobia, além de diversos outros conhecidos como Among Us e Ori.
E no caso desses últimos ambos os jogos são extremamente jogados e aclamados pelo público. Ori and the Blind Forest foi muito elogiado tanto pela crítica como pelos jogadores, com seus gráficos bonitos e sua jogabilidade fluida dentre as fases. Já o sucesso de Among Us se da por sua intensa interação dentre os jogadores, tendo a comunicação como principal ferramenta do jogo e criando uma diversão em grupo muito divertida. Assim como Fall Guys, sucesso de 2020, que conseguiu agradar por seu visual fofinho e seu gameplay descontraído, sendo um dos jogos mais jogados da Steam. E por fim o grande Hades, que agradou os fãs de roguelike com suas fases procedurais e viciantes pelo submundo.
Poderia ficar falando de vários títulos incríveis aqui, mas o sucesso de Valheim é muito em decorrência do público de hoje, com muitos preferido títulos indies em vez de Triple A. E o crescimento desse setor na indústria dos games está fazendo as grandes produtoras lançarem cada vez mais títulos indies, como Little Nightmares da Bandai Namco, que ao meu ver consegue entreter e diversificar títulos muito melhor que mega produções de outros jogos.