Red Fox - 11/05/2021
Por anos a Steam, loja de jogos digitais da Valve, é a líder no mercado, tendo os principais lançamentos no PC por lá. Porém recentemente a Wolfire Games, produtora de jogos e da Humble Bundle, abriu um processo contra a Steam acusando a loja de monopólio de comercialização de jogos digitais no PC.
A acusação é bastante válida uma vez que a loja da Valve domina o mercado de jogos no PC, vendendo praticamente todos os jogos em sua plataforma. Desde novos lançamentos até clássicos antigos, a loja consegue abranger o maior público gamer de todos para seu lado. Mas isso têm um porquê bastante lógico.
A anos a Steam domina quase solitária a venda de chaves digitais para jogos distribuídos no PC, desde os primórdios como uma simples loja de DLCs e complementos para seus próprios jogos até hoje batendo recordes de jogadores ativos simultâneos. Somente nestes últimos anos que outras lojas começaram a surgir como opções a ela, como Epic Games Store e Microsoft Store, porém ainda com poucos jogos se comparados a biblioteca gigante da Steam. Mas essa grande quantidade de jogos é consequência do tempo de serviço que a Steam possui no PC, com anos de experiência acumulando cada vez mais jogadores em torno de sua enorme plataforma. E para as publishers isso é a melhor oferta que podem ter!
Tanto as produtoras como as distribuidoras naturalmente tendem a lançar seus jogos na Steam por conseguirem mais visibilidade diante aos milhões de usuários da plataforma, e nisso as outras plataformas não podem competir. A Epic oferece jogos grátis toda semana para tentar atrair mais jogadores para seu lado, a Microsoft Store com conteúdos e exclusivos do Xbox, e lojas como Battle.Net e Rockstar Social Club oferecendo nada mais do que os próprios jogos de suas desenvolvedoras (e a Ubi Connect sendo a mais inútil de todas!)
E mesmo que consigam chamar atenção com algumas práticas, é inegável que a Steam oferece a melhor e maior plataforma de venda de jogos de todas, agregando milhões de títulos para seus milhões de usuários diários. Não me entenda mal, a Steam têm sim o monopólio de vendas, mas não por culpa da Valve e sim pelas distribuidoras dos jogos que optam por colocarem seus jogos à venda ali simplesmente pela plataforma oferecer o maior público gamer no PC. E sobre o processo levantado, vale lembrar que a Humble Bundle vende as chaves de seus jogos para usar na Steam também!