Cosima Cormier - 04/08/2020
No dia 03/08/2020, foi divulgado pela Sony que o controle do PS4 não funcionará em jogos exclusivos do PS5, mas sim em jogos que forem lançados também para o console anterior. Em sua defesa, Sony aponta o motivo da escolha nesse Q & A, afirmando que "Os jogos de PS5 devem aproveitar as novas capacidades e aspectos que estamos trazendo para a plataforma, incluindo os recursos do controle sem fio DualSense". A empresa também aproveitou para mencionar outros itens do PS4 que funcionarão em jogos do PS5 como volantes, controles de arcade e entre outros.
Essa revelação decepcionou alguns fãs que esperavam um avanço da empresa em relação à retrocompatibilidade dos controles, algo que inexistiu durante a transição do PS3 para o PS4 e acabou pesando no bolso dos amantes da marca. Felizmente, o PS5 terá retrocompatibilidade com os jogos do PS4, o que facilitará a transição dos gamers para o novo console e poupará o bolso dos fãs brasileiros que sofrem com os preços altos dos consoles, jogos e apetrechos.
Resposta da Microsoft
Quem não gosta de uma rixa saudável entre empresas de jogos, não é mesmo? Logo após a nota da Sony, a Microsoft divulgou no Twitter (através da conta @xboxuk) que "Caso alguém tenha perdido: Xbox Series X é retrocompatível com TODOS os controles do X Box One em TODOS os jogos", além de mais alguns detalhes e fotos relacionadas aos apetrechos. É claro que o tweet bombou e todos os fãs curtiram a resposta rápida da empresa, que aproveitou a deixa de uma notícia negativa sobre sua concorrente a postou algo positivo sobre sua própria marca! Isso que eu chamo de Marketing oportunista, pontos para você, Microsoft!
Tanto o Xbox Series X quanto o PS5 estão para serem lançados no final desse ano, mas sem data certa do lançamento (PS5 sairá perto do Natal). Com certeza teremos mais surpresas até lá, mas será que serão positivas? Independente, estaremos postando aqui para vocês!