TIPOS DE TECLADOS
TIPOS DE TECLADOS
Mecânico ou membrana, qual o melhor para você?
Red Fox - 31/08/2020
Seja para jogar no PC ou simplesmente digitar textos, os teclados são uma parte fundamental da experiência na plataforma. Com diversas opções no mercado, muitos se destacam por suas funcionalidades, como teclados voltados para escritórios, outros pelo apelo estético, como os teclados gamers. Mas será que é só isso que muda entre eles?
Aqui explicamos brevemente um pouco de cada um dos tipos de teclados presente hoje no mercado, sejam eles gamers ou não. Vale lembrar que não somos especialistas no assunto, mas vamos tentar dar um norte a vocês com nossos conhecimentos.
Sistemas de acionamento
Um dos primeiros e essenciais pontos de todo teclado é seu tipo de acionamento. Divergindo em questão de rapidez, versatilidade, precisão e durabilidade, os teclado possuem diversos sistemas de acionamento, com cada um melhor recomendado para cada situação. E dentre eles separamos os pontos positivos e negativos de cada um, explicando suas melhores aplicações e seus defeitos.
Membrana
Sistema presente na maioria dos teclados comuns, o acionamento é feito por um contato no estilo de ponte preso em uma membrana de silicone, ou borracha, a qual passa por baixo de todo o teclado. Apertando na tecla, a membrana é amassada e a ponte aciona o contato, fazendo assim o acionamento.
A sua principal vantagem é seu preço pois é um sistema extremamente barato e simples, podendo ser facilmente encontrado em diversos modelos de teclados. Outra vantagem é que podem ser feitos em perfil reduzido e utilizando teclas de perfil baixo, fazendo assim acionamentos muito mais ágeis e rápidos por um tempo de percurso menor do que teclas de perfil normal, além de serem a principal escolha para teclados de notebooks por seu tamanho reduzido.
Mas nem tudo nos teclados de membrana é bom, pois não possuem qualquer tipo de resposta tátil ou audível nos cliques, não transmitindo muita clareza ao usuário. Também por se tratar de uma membrana emborrachada conjunta passando por debaixo de todo o teclado, podem haver cliques em falso ou até acionamentos em teclas próximas dependendo da qualidade da membrana. Além disso a vida útil dela é menor do que outros sistemas uma vez que pode ressecar, rasgar ou amassar de uma forma que não promova a volta da tecla para sua posição original.
Os teclados de membrana são os mais baratos e fáceis de se encontrar, possuindo diversos modelos que utilizam tal sistema. São leves, portáteis e muito fáceis de se adaptarem por não exigirem muita força para acionar as teclas. Porém se procura algo mais profissional no quesito de digitação ou mais preciso para jogos, talvez esse não seja o estilo de teclado ideal.
Pontos positivos
Mais barato
Mais adaptável
Perfil normal e baixo, aplicado em notebooks
Rápido para digitação
Pontos negativos
Durabilidade menor
Precisão ruim
Sem nenhum tipo de resposta ao usuário
Mecânico
O sistema de teclado mecânico existe a muito tempo, sendo um dos primeiros sistemas a serem inventados para teclados. Com o tempo ele foi sendo substituído pelo de membrana por seu preço mais acessível, fazendo com que o sistema mecânico ficasse mais direcionado a quem procura algo mais profissional.
O sistema de acionamento é simples, tendo uma peça central móvel que, pressionando a tecla, empurra-a contra uma mola interna e um contato metálico lateral. Este contato, antes pressionado, solta-se da peça móvel e encosta em outro contato metálico, fechando assim o acionamento.
Porém existem modelos diferentes com aplicações e características específicas, promovendo tipos de movimentação, resposta e uso diferenciados uns dos outros. Então listamos os principais modelos de switchs mecânicos abaixo com suas características:
Linear
O modelo mais simples de switch mecânico, o linear trás um desempenho básico para o clique, tendo o acionamento por uma única parte móvel do sistema. Esse sistema não possui resposta tátil ou audível ao usuário, sendo por vezes impreciso em cliques rápidos e mais recomendado para jogos.
Tátil sem clique
Um dos mais recomendados para qualquer situação, este switch trás um pequeno relevo no acionador, fazendo com que tenha resposta tátil presente no clique e dando maior certeza ao usuário de seu acionamento.
Tátil com clique
Este modelo trás a resposta audível juntamente da resposta tátil. Por meio de uma peça tensionada durante o aperto e solta ao acionar o contato, o switch consegue oferecer ao usuário bastante certeza de cada clique, seja pelo som ou pelo físico. Este teclado não é recomendado para quem busca silêncio, e sim uma digitação rápida e precisa.
Linear (low profile)
Tentando competir com os teclados de membrana em perfil baixo, este switch promove cliques mais rápidos com um curso muito menor do que os normais. Também por ter um corpo menor este modelo consegue se encaixar no corpo dos notebooks, tendo assim opções com teclados mecânicos. Mas este switch não têm outro tipo de resposta como tátil ou audível.
Os teclados com sistema mecânico são por vezes bem mais caros por suas especialidades quanto aplicação. São mais pesados e robustos, tendo seu uso mais recomendado para quem quer uma digitação mais precisa ou pesada, pois diferente do sistema de membrana, o mecânico pode ser escolhido também por força de acionamento, mais pesado ou leve, dependendo do modelo do switch. Uma grande vantagem deste sistema é seu desgaste, havendo pouca modificação na flexibilidade dos metais ou da mola, e caso haja é possível trocar a peça, tanto tecla quando switch, individualmente e podendo assim customizar mais fácil o teclado. Mas como maiores desvantagens está o fator adaptabilidade, onde demora-se algum tempo até conseguir se acostumar com o tipo de digitação, como também seu preço, o que não o ajuda a ser um artigo comum.
Pontos positivos
Durabilidade maior
Boa precisão
Resposta tátil e audível
Diversidade de modelos de switchs
Maior customização e reparo
Pontos negativos
Mais caro
Menos adaptável
Geralmente perfil normal
Semi-mecânico
Pensado em trazer a praticidade e o custo dos teclados de membrana com as qualidades de respostas dos mecânicos, os semi-mecânicos são uma tentativa de juntar os dois mundos. O funcionamento é igual ao dos de membrana na maioria das teclas, mas possuem switchs mecânicos em teclas específicas como direcionais e WASD.
A vantagem fica por conta de sua aplicação para jogos, tendo switchs mecânicos aplicados em teclas as quais são mais utilizadas, tendo maios precisão de clique e mais durabilidade do teclado. Porém isso gera uma grande desvantagem por conta das outras teclas, pois somente possuindo o sistema de membrana, ficam defasadas para outras aplicações como principalmente digitação. Não são teclados ruins, mas por serem muito específicos para certos tipos de jogos, não são recomendados em quase nenhuma situação.
Pontos positivos
Maior durabilidade em teclas bastante usadas
Mais barato que teclados mecânicos
Pontos negativos
Utilização limitada a jogos
Experiência de digitação ruim
Não recomendado para todo tipo de jogo
Óptico
Uma das últimas inovações e tendências nos teclados é o acionamento óptico via laser. Seu funcionamento é parecido com os switchs mecânicos, porém em vez de acionarem um contato metálico eles liberam um laser direcionado em um sensor óptico acionando assim o comando.
Os switchs mecânicos têm uma pequena desvantagem no sentido de transmissão do sinal de contato, onde ao encostar as duas placas metálicas gera uma onda ruidosa promovendo muitas vezes mais de um clique. Com isso as empresas tentam amenizar o problema considerando toda a escala de ruído gerada em um único acionamento, porém sacrificando um pouco do tempo de resposta ao sistema. Algumas até conseguem tempos de resposta menores reduzindo a tolerância na onda, dizendo-se assim teclados especializados em jogos por terem tempos mais rápidos de resposta. Mas o grande problema está no desgaste das peças do switch, cansando os metais de contato e gerando mais ruído na onda, muitas vezes gerando o tal double-click. E nisso os teclados gamers caros tem uma vida útil drasticamente reduzida a ponto de teclados comuns e baratinhos durarem muito mais.
Em vista disso os teclados ópticos oferecem nenhuma oscilação na onda, sem ruídos e com um tempo de resposta extremamente curto, tendo assim uma durabilidade muito maior. O maior problema deste tipo de switch é seu preço que, por usar peças caras e uma tecnologia ainda muito recente, eles tendem a ser extremamente caros e quase não compensando a compra.
Em vista disso os teclados ópticos oferecem nenhuma oscilação na onda, sem ruídos e com um tempo de resposta extremamente curto, tendo assim uma durabilidade muito maior. O maior problema deste tipo de switch é seu preço que, por usar peças caras e uma tecnologia ainda muito recente, eles tendem a ser extremamente caros e quase não compensando a compra.
Pontos positivos
Grande durabilidade dos switch
A melhor precisão
Resposta tátil e audível
Pontos negativos
Preço extremamente alto
Pouca diferença em relação ao mecânico
Somente perfil normal
Teclas e tamanhos
Além dos tipos de acionamentos existem tipos de teclas diferentes, como de perfil normal ou baixo. Teclas de perfil alto ou normal são os mais comuns dentre os teclados. Possuem teclas grandes e distantes do corpo do teclado, possibilitando assim encaixar sistemas mecânicos e ópticos. Tais teclados são recomendados basicamente para qualquer situação pois se encaixam muito bem tanto para uma digitação confortável como uma precisão de clique melhor para jogos.
Outro tamanho de tecla presente é o de perfil baixo. Também chamado de low profile, estes teclados geralmente são de membrana, com poucos modelos utilizando sistemas mecânicos reduzidos. Por seu tamanho pequeno os teclados de perfil baixo conseguem oferecer fluidez e rapidez na digitação, com um curso de acionamento reduzido e se tornando mais ágil. São aplicados principalmente em notebooks, sendo pouco encontrados em teclados soltos, porém possuem a desvantagem da precisão pois que utilizam sistemas sem respostas hápticas como de membrana ou switchs mecânicos lineares.
Full size
Muitos teclados podem vir sem as teclas numéricas laterais, sendo mais leves e portáteis, além de ocuparem menos espaço na mesa. Porém muitas pessoas preferem e gostam de tais teclas, facilitando na digitação de números e também servindo como comandos extras em jogos. Os modelos full size trazem o teclado numérico acoplado ao corpo, sendo isso encontrado em diversos teclados disponíveis.
One-handed
Outro tipo de teclado disponível é o one-handed, que possui bem menos teclas do que um modelo padrão. Dependendo do modelo, pode ser encontrado em versões para mão esquerda e direita, oferecendo somente metade da quantidade de teclas em um corpo reduzido e móvel. Sua vantagem está no posicionamento melhorado em relação as mãos, sendo recomentado para jogos. Porém pode ser estranho ter que lidar com um teclado dividido, sendo que modelos neste formato não são muito baratos.