A Supervisão do Ministério Verbo da Vida teve seu início com a fundação do próprio Ministério, e a Diretoria Fundadora foi formada com o intuito de proporcionar apoio e suporte às instituições que rapidamente iam surgindo e se espalhando a partir de Campina Grande/PB.
Com o início da expansão do MVV, também foi crescendo o número de Igrejas, Escolas e Ministros, ensejando o estabelecimento de Supervisores regionais, que foram levantados como representantes do Ministério Verbo da Vida em uma determinada região geográfica. Eles atuam como um braço para a Diretoria do MVV.
Essa atividade de Supervisão tem como seus principais fundamentos:
Ter a Bíblia Sagrada como manual de instruções;
Zelar pela manutenção da visão, missão e valores do MVV em todas as nossas Instituições;
Respeitar e proteger o MVV, bem como as famílias que o compõem;
Estabelecer, orientar, disciplinar e apoiar o desenvolvimento de Ministros, Igrejas e Escolas, além de outras Instituições;
Manter o foco de trabalho nas Igrejas Tutoras e acompanhá-las na gestão de suas Congregações e Pontos de Pregação, buscando e inquirindo, sempre que entender necessário, pelas informações que julgue pertinentes a respeito da saúde das Instituições, sempre com liberdade de a atuação sobre as mesmas; e
Cultivar a comunhão de forma que o laço de família que nos une e o propósito comum sejam sempre presentes.
O Supervisor tem autoridade total e plena para a execução de uma diretriz específica apontada pela Diretoria do MVV. No que tange a atuação junto a um Ministro, o Supervisor tem autonomia até mesmo para promover a retirada de um Pastor, nas seguintes hipóteses:
Promoção;
Desejo ou direção do Pastor em ir para outro lugar;
Mudança na execução do chamado;
Aposentadoria ou jubilação;
Incapacidade física;
Conduta administrativa inadequada;
Conduta moral inadequada;
Conduta doutrinária inadequada; e
Direção da Diretoria do MVV ante a uma necessidade de mudança.