O Curso de Nutrição estimula os discentes a participarem das ações de Extensão Não Obrigatória de modo a inseri-los, por meio da prática extensionista na realidade local e regional, bem como de incentivá-los a aprimorar seus conhecimentos por meio da educação continuada incentivando o desenvolvimento acadêmico/científico e à pesquisa.
Tomando por referência a Política de Extensão da Universidade Vale do Rio Doce – Univale que propõe que as ações extensionistas no curso de Nutrição sejam concebidas para incentivar a participação efetiva dos estudantes visando o desenvolvimento de competências e habilidades que contribuirão para a sua formação ética, política e profissional.
Os Projetos de Extensão em que o Curso de Nutrição está inserido são: Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial-PAOPE, Ambulatório de Lesões Dermatológicas, Saberes e Sabores, CAIGE, Univale na Praça e Nutrindo o Saber.
O PAOPE é um projeto que envolve o acompanhamento multidisciplinar de pacientes portadores de necessidades especiais de Governador Valadares e região. São desenvolvidas atividades de educação nutricional, anamnese, avaliação antropométrica e de orientação nutricional para os pacientes e também suas famílias e/ou acompanhantes.
Além do atendimento na unidade física, também há o chamado "PAOPE itinerante", em que são feitas visitas domiciliares, em regiões vulneráveis de Governador Valadares, da equipe multidisciplinar aos pacientes impossibilitados de irem presencialmente nas consultas.
Responsável: Profa Me Maísa Vieira
O objetivo principal deste projeto é o de promover qualidade de vida e bem bem-estar para a população de idosos de Governador Valadares. São elaboradas estratégias específicas voltadas para os desafios relacionados à velhice. As abordagens são realizadas de forma multiprofisional, sendo que o programa baseia-se na promoção da saúde e da qualidade de vida da pessoa idosa, buscando o controle de doenças crônico-degenerativas, bem como a prevenção de problemas comuns e desafiadores como a imobilidade e as quedas.
Responsável: Profa Me Izabella Vieira
O objetivo principal deste projeto é o de promover a educação e intervenção nutricional, fomentando subsídios aos sujeitos para a adoção de hábitos de vida e alimentação saudáveis. Os pacientes são avaliados por meio de anamnese nutricional, avaliação antropométrica e recordatório alimentar. Além disso, os pacientes recebem planejamento dietético individualizado e participam de oficinas em que os alunos extensionistas abordam temas pertinentes do dia a dia, tais como: categoria de alimentos, leitura de rótulos de alimentos, prevenção/tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, entre outros.
Responsável: Profa Me Izabella Vieira
A proposta do projeto de extensão é proporcionar a qualidade e a educação nutricional de crianças e jovens, a partir de experiências nos ambientes acadêmicos da UNIVALE, como o laboratório de técnica e dietética da instituição, no intuito de ampliar o conjunto de possibilidades do indivíduo e auxiliar no desenvolvimento de habilidades e capacidade crítica dos participantes para subsidiar as decisões e práticas alimentares. As atividades realizadas são: oficinas, palestras, brincadeiras lúdicas e visitas as escolas.
Responsável: Profa Renata Leite
O projeto "UNIVALE na Praça: cuidando das pessoas idosas" visa contribuir para a prevenção dos fatores de risco e diminuição da incidência de quedas em pessoas idosas praticantes de atividades físicas na Praça de Esportes de Governador Valadares, por meio de ações multidisciplinares integradas de educação em saúde.
Responsável: Profa Me. Maísa Vieira
O intuito deste programa é o de promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde.
Responsáveis: Profa Me Tatiana Calavorty
Cenários e territórios abordados:
Avaliação em Saúde nos diversos ciclos de vida: Unidade Saúde da Família Sir
Doenças endêmicas e crônico-degenerativas: Unidade Saúde da Família Altinópolis
Saúde Mental e do Trabalhador: Unidade Saúde da Família Santa Terezinha
A Universidade Vale do Rio Doce deu início ao projeto PET-Saúde Equidade com um evento de abertura que reuniu alunos, professores e profissionais da rede de saúde do município de Governador Valadares. O evento, que marcou o começo de uma nova fase para a projeto, foi um espaço de debate e construção coletiva em torno das temáticas do projeto nacional.
O PET-Saúde Equidade é um projeto que visa promover a equidade em saúde através da formação de profissionais capacitados e comprometidos com a promoção da saúde e a redução das desigualdades sociais. A iniciativa é parte de um esforço nacional para melhorar a qualidade e a eficiência do sistema de saúde.
Durante o evento, foram realizadas orientações sobre o projeto e a construção coletiva dos objetivos. Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas ideias e contribuir para a definição dos rumos do projeto.
A participação dos alunos, professores e profissionais da rede de saúde do município foi fundamental para o sucesso do evento. A troca de experiências e conhecimentos entre os diferentes atores envolvidos no projeto enriqueceu o debate e permitiu a construção de uma visão compartilhada sobre os desafios e as oportunidades do PET-Saúde Equidade.
Professora Responsável: Me Tatiana Calavorty
Responsável : Profª Me. Tatiana Calavorty
A atuação do nutricionista em nível ambulatorial visa a prevenção, controle ou recuperação de um problema de saúde que afeta o paciente, através de intervenções realizadas em atendimento individual.
O objetivo é sempre oferecer um atendimento nutricional individualizado e ações de educação alimentar e nutricional com foco na promoção da saúde e na ação interdisciplinar em saúde.