O Curso de Nutrição fomenta a pesquisa, considerando ser uma ferramenta valiosa para intensificar as qualidades desejadas em um profissional de nível superior e além disso incentivar a formação com vocação acadêmica.
Os estudantes são estimulados a participarem do Simpósio de Iniciação Científica, que sempre acontece no segundo semestre do ano vigente, publicando os resumos dos trabalhos realizados no Seminário Interdisciplinar do Curso, e através de atividades de iniciação científica, pois professores do Curso estão inseridos em grupos de pesquisa do GIT.
Atualmente o Curso está inserido em duas linhas de pesquisa: Projeto de Pesquisa Avaliação imunológica e nutricional de crianças com idade escolar portadoras de infecções parasitárias em municípios do médio Rio Doce, da Universidade Vale do Rio Doce e Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em tuberculose da Univale.
Acreditamos que essa prática, possibilita ao estudante um amadurecimento de suas ideias, estímulo crítico e incentiva maior responsabilidade em relação ao meio e ao mundo.
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) compõem um conjunto de enfermidades que se caracterizam, de forma geral, por um período longo de latência, tempo prolongado de evolução, causa multifatorial, habitualmente irreversível e que resultam em graus variáveis de incapacidade ou óbito prematuro. Entre os fatores de risco para o seu desenvolvimento estão a obesidade, a hipertensão arterial (HAS) e o aumento do colesterol.
Esse projeto tem como objetivo avaliar o perfil de saúde dos colaboradores da Universidade Vale do Rio Doce, por meio da avaliação do perfil de saúde, avaliação nutricional e uso de medicamentos.
O projeto conta com duas alunas de Iniciação Científica, sendo uma do Curso de Nutrição e outra da Medicina.
Coordenada: profa Dra Eloisa Cunha.
Coleta de dados de avaliação nutricional de crianças incluídas na amostragem da pesquisa.
A presente pesquisa encontra-se em fase de coleta de dados, estudo de materiais bibliográficos e construção de artigo científico, a Profª Dra. Bárbara Nery é colaboradora na pesquisa. A pesquisa é desenvolvida juntamente com o Curso de Fármacia sendo o proponente o Profº Dr. Thalisson Arthur Gomides e o Profº Dr. Rafael Silva (colaborador).
O projeto investiga a relação entre o estado nutricional, insegurança alimentar e a progressão da hanseníase em regiões hiperendêmicas para a doença em Minas Gerais. O objetivo é identificar biomarcadores nutricionais que possam estar associados ao agravamento da doença, contribuindo para estratégias de prevenção, manejo clínico e formulação de políticas públicas voltadas à saúde de populações vulneráveis.
Responsável: profa Me Maísa Pereira Vieira
A cicatrização de feridas demanda uma série de interações físico-químicas que necessitam da absorção adequada de nutrientes em cada uma de suas etapas. Além da nutrição, diversos fatores podem afetar negativamente a cicatrização como a presença de doenças crônicas não transmissíveis, especificamente o Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) que apresenta inflamação e estresse oxidativo. Portanto o objetivo do trabalho é avaliar os efeitos biológicos da suplementação da Coenzima Q10 na evolução da cicatrização de lesões dermatológicas de indivíduos com DM2.
Coordenadora da pesquisa: Profa Tatiana Pascoal