O grupo de pesquisa “Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR)” reúne ações de pesquisa, extensão e ensino, envolvendo pesquisadores de diversas instituições, e tem por objetivo de realizar investigações sobre políticas públicas, produções culturais sobre práticas pedagógico-comunicacionais, a partir da educação midiática e da Educomunicação. Aliado a projetos de extensão que trabalham a partir do paradigma educomunicativo, o grupo tem por objetivo ampliar as possibilidades de leitura crítica da mídia, de alfabetização midiática e de práticas pedagógico-comunicacionais, de empoderar os atores sociais envolvidos no processo comunicativo no ensino superior, na educação básica e na sociedade civil. Ao discutir o paradigma educomunicativo em sua proposição de construção de ecossistemas comunicativos dialógicos e com postura ética e interdisciplinar, o Educom.JOR fomenta inter-relações na diversidade, interculturalidade e exercício da cidadania, dedicando-se à análise e à investigação de experiências educomunicativas em território mato-grossense, incluindo os territórios indígenas, por meio de registro, mapeamento e divulgando seus resultados em publicações e eventos científicos. O grupo de pesquisa está vinculado à Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e é o promotor do Colóquio Mato-grossense de Educomunicação que já realizou três edições em 2014, 2016 e 2020.
Repercussões
Espera-se fortalecer o campo da pesquisa em torno da Educomunicação e Jornalismo a partir da articulação do tripé ensino, pesquisa e extensão, considerando as demandas e especificidades regionais. Ao mesmo tempo em que visa consolidar a pesquisa em nível regional, o Educom.JOR espera oferecer contribuição em nível nacional para as demandas no contexto do ensino e do campo profissional do Jornalismo. interculturalidade.
Linha 01 – Educomunicação, Educação Básica, Diversidade e Interculturalidade
A presente linha de pesquisa abriga estudos relacionados ao paradigma da Educomunicação no contexto da educação básica, no fomento de políticas públicas, da diversidade e da interculturalidade. As discussões partem de ações de ensino, pesquisa e extensão, vinculadas ou não ao Curso de Jornalismo, e desenvolvidas na educação formal como promotoras de produção científica com vistas à ampliação da cidadania e da emancipação social, podendo resultar em ações de consultoria.
Linha 02 – Educomunicação Socioambiental, Jornalismo Participativo e Jornalismo Intercultural
Nesta linha de pesquisa, o foco recai sobre o Jornalismo em sua abertura para o paradigma educomunicativo e da responsabilidade social do jornalista para a emancipação cultural, voltando-se às áreas de jornalismo especializado como jornalismo participativo, ciberjornalismo, jornalismo socioambiental, dentre outros, a partir da construção colaborativa do conhecimento e da prática de intervenção para a transformação social.
Pesquisadores - clicando aqui.
Produção dos pesquisadores em livros/e-books, revistas científicas e eventos - clique aqui.
Projetos de extensão e de pesquisa que os pesquisadores realizam - clique aqui.
Espelho do grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: Educom.JOR
Membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais: JorTEC da SBPJor
Ambiente Virtual de Aprendizagem do grupo: Educomunicacao.org/moodle