O termo fake news foi popularizado nas eleições de 2016 nos Estados Unidos. Estudos posteriores demonstraram a existência de diferentes metodologias e objetos para verificação de fatos. O estudo de Evandro Cunha e colaboradores demonstrou que o termo teve aumento de 95 para 4.766 citações de 2015 para 2016 a partir do levantamento feito em jornais e revistas de língua inglesa de 20 países. Segundo os pesquisadores, o termo teve seu auge nas pesquisas em outubro de 2018 no decorrer do 2º turno das eleições.
"Pode ser tentador afirmar que fake news são notícias falsas. Sim, mas não só. Há diversos pesquisadores do assunto que argumentam que fake news não é o melhor termo para denotar o que faria parte de um contexto maior. Na verdade, estaríamos diante de uma expressão vaga e carregada de valores. Há muita informação política e ideologicamente problemática e que não poderia ser categorizada como fake news, afirma a professora de comunicação da Universidade da Carolina do Norte, Alice Marwick", de acordo com o artigo no Observatório da Imprensa.
De acordo com Claire Wardle do First Daft News (Manual Manual da Credibilidade Jornalística) são sete tipos de conteúdos noticiosos enganadores, a saber: 1) falsa conexão ; 2) falso contexto; 3) manipulação do contexto; 4) sátira ou paródia; 5) conteúdo enganoso; 6) conteúdo impostor ; 7) conteúdo fabricado. Veja o exemplo de cada um deles com informações do site Ada.vc.
Quando o conteúdo genuíno é compartilhado com informação contextual falsa. Veja o exemplo!
Quando a informação ou imagem genuína é manipulada para enganar. Veja o exemplo!
Uso enganoso de informações para enquadrar uma questão ou indivíduo. Veja o exemplo!
Conteúdo novo, que é 100% falso, criado para ludibriar e prejudicar. Veja o exemplo!
Veja no vídeo o que a pesquisadora Beatriz Frazão - Voz da Iniciativa 7 dias com os media 2020#semsairdecasa fala sobre fake news.
Os mesmos autores apontam para entender a "desordem da informação" é necessário compreender que o conceito de fake news (notícias falsas) que abrange conceitos mais amplos com pelo menos três tipos de informação, a saber: informação incorreta (mis-information), des-informação e mal-informação.
Informação Incorreta ou Mis-Information – Quando informações falsas são compartilhadas, mas sem intenção de dano.
Des-informação - Quando informações falsas são conscientemente compartilhadas para causar danos.
Mal-informação- Quando informações genuínas são compartilhadas para causar danos, muitas vezes através da publicação de informações destinadas a permanecerem privadas.
Anualmente, a Universidade de Oxford elege uma nova palavra para ser inserida no Dicionário de Oxford. Em 2016 a palavra ou expressão escolhida foi “Pós-verdade”. Segundo definição do dicionário, Pós-Verdade quer dizer “relacionar ou denotar circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que o apelo à emoção e à crença pessoal". (Oxford, 2016)
O que isso significa de fato? Será que estamos vivendo um momento de Pós-Verdade? Que acontecimentos influenciaram a decisão da universidade para a escolha dessa palavra?
Olhe para estes cartoons (pós-verdade 1, 2 e 3) e reflita!
O que eles têm em comum? Que mensagem eles passam para você? O que é Pós-Verdade?
Olhe para estes cartoons (pós-verdade 1, 2 e 3) e reflita!
O que eles têm em comum? Que mensagem eles passam para você? O que é Pós-Verdade?
Olhe para estes cartoons (pós-verdade 1, 2 e 3) e reflita!
O que eles têm em comum? Que mensagem eles passam para você? O que é Pós-Verdade?
Saiba mais sobre o tema em:
PÓS VERDADE, FAKE NEWS E FAKE ETHICS | Luis Mauro Sá Martino (vídeo)
G1.globo - Jornalista britânico reflete sobre a era da pós-verdade
Information Disorder – Toward an interdisciplinary framework for research and policy making, de Claire Wardle e Hossein Derakhshan traduzido por MANUAL DA CREDIBILIDADE Jornalística –um guia de boas práticas para veículos jornalísticos profissionais. Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018.
Fake News: descentralização das informações e polarização política
Fake news: está na hora de falar sobre elas no grupo da família no WhatsApp