AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO:

O que é e como funciona

No Brasil, foi durante o regime militar que teve início a história da avaliação da educação superior por meio da avaliação dos programas de pós-graduação, visando o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

São necessários critérios operacionais e normas para gerir e controlar a implantação e o desenvolvimento dos cursos de mestrados e doutorados pelas instituições a fim de garantir sua eficiência e qualidade.

Destarte, a autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado e doutorado são obtidos a partir dos resultados de sua avaliação (seguindo critérios estabelecidos por seus pares) e acompanhamento conduzidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo avaliativo do SNPG é de responsabilidade da CAPES e orientado pela Diretoria de Avaliação (DAV) desta instituição.

Sobre a Avaliação

A avaliação é realizada por consultores designados pela fundação, que se baseiam nos relatórios produzidos pela Plataforma Sucupira a partir do preenchimento realizado pelos programas (Sistema Coleta), sob responsabilidade de seu coordenador e envio pela Pró-Reitoria.

Atualmente, a avaliação é quadrienal, contudo, é realizado um acompanhamento anual dos cursos (Coleta CAPES) por meio da Plataforma Sucupira (sistema de informação automatizado) onde são inseridas informações sobre os cursos, tais como: planejamento, gestão, infraestrutura física, formação, atividades de docentes, discentes e egressos, disciplinas oferecidas, projetos de pesquisa desenvolvidos, produção bibliográfica em termos de artigos científicos, livros, dissertações e teses defendidas, produção técnica e tecnológica, projetos de cooperação entre instituições, entre outras.

Os dados coletados são utilizados, principalmente, para a avaliação dos programas de pós-graduação, mas também fomentam a chamada “memória da pós-graduação”, que é o acervo de informações consolidadas sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Além disso, a coleta de dados objetiva ainda prover a Capes, informações necessárias para o planejamento dos seus programas de fomento e o delineamento de suas políticas institucionais.

-Objetivos da Avaliação

  • Certificação da qualidade da pós-graduação Brasileira (referência para a distribuição de bolsas e recursos para o fomento à pesquisa);

  • Identificação de assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento no SNPG para orientar ações de indução na criação e expansão de programas de pós-graduação no território nacional.

(Fonte: CAPES, 2021)

O Sistema de Avaliação SNPG

Está dividido em dois processos distintos que se referem à Entrada (Avaliação das Propostas de Cursos Novos - APCNs) e à Permanência (Avaliação Periódica) dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos e profissionais no SNPG.

Estes processos são baseados nos seguintes fundamentos:

a) reconhecimento e confiabilidade fundados na qualidade assegurada pela análise dos pares;

b) critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica a cada período avaliativo e;

c) transparência firmada na ampla divulgação das decisões, ações e resultados: no site da CAPES e nas páginas das áreas de avaliação.

-Objetivos do Sistema Nacional de Pós-Graduação

  • Formação pós-graduada de docentes para todos os níveis de ensino;

  • Formação de recursos humanos qualificados para o mercado não-acadêmico;

  • Fortalecimento das bases científica, tecnológica e de inovação.

(Fonte: CAPES, 2021)

Documentos Referenciais dos Processos de Avaliação

SAIBA MAIS - O que é a Plataforma Sucupira?

É uma ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações, sendo a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Um sistema gerencial-operacional, que disponibiliza em tempo real e com transparência as informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.

AFINAL o que é COLETA CAPES?

Chamamos “Coleta CAPES” a prestação de contas das atividades desenvolvidas por cada Programa de Pós-Graduação no Ano Base anterior, a qual acontece anualmente, seguindo os prazos determinados por meio de calendário divulgado a cada ano pela Diretoria de Avaliação da CAPES.

A AVALIAÇÃO QUADRIENAL é o fechamento dessas avaliações a cada 4 anos, quando ocorre a conceituação do programa, para a renovação do credenciamento ou descredenciamento.

É possível rever, incluir e complementar as informações enviadas nos anos anteriores do quadriênio, no período previsto no calendário para “RECOLETA”.

FICOU NA DÚVIDA? Clique no link abaixo para acessar o manual por meio do ícone Coleta CAPES

Acesse o Manual Coleta CAPES – Conceitos e Orientações.

Fluxo de ações para a Avaliação Quadrienal 2021 e 2022

CONHEÇA O FLUXOGRAMA DAS AÇÕES DA AVALIAÇÃO QUADRIENAL

(Fonte: CAPES, 2021)