AVALIAÇÃO DE IMPACTO NO PROFEPT: apresentação dos dados coletados

Este website constitui-se, principalmente, num espaço idealizado para a divulgação de estratégias para a consolidação de uma cultura de avaliação e monitoramento do impacto social das pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, não obstante apresentar modelos de instrumentos, indicadores e estratégias passíveis de utilização e adaptação por outros programas de pós-graduação stricto sensu.

Deste modo, nesta seção, apresentamos a descrição do processo de coleta das informações de uma amostra aleatória de egressos do programa, bem como a exibição dos resultados, utilizando os indicadores sugeridos na seção anterior, como um primeiro passo na direção do monitorando dos impactos sociais do programa utilizando o produto educacional aqui apresentado.

Estabelecimento do período de avaliação e definição das amostras

1 - Estabelecendo o período de avaliação e os critérios

Preliminarmente, foram listados todos os egressos concluintes do ProfEPT, até o ano de 2019, a partir das informações disponíveis na Plataforma Sucupira e no Observatório do ProfEPT.

Observou-se que no período em tela, o programa contava com 18 instituições associadas, localizadas em 14 estados, abrangendo todas as regiões do país.

Desta maneira, considerando a dimensão do programa e o elevado número de trabalhos produzidos no referido período pelos discentes das diversas instituições associadas, levando em conta o quantitativo de egressos, foi realizada uma seleção aleatória de quantidades equivalentes de trabalhos representativos de cada instituição associada e adotados os seguintes critérios de inclusão e exclusão:

Critérios de inclusão:

  • Ingresso no curso em 2017

  • Ter concluído o curso até o ano de 2019

  • Constar como titulado na Plataforma Sucupira (CAPES)

Critérios de Exclusão:

  • Indisponibilidade de acesso à dissertação e/ou ao produto.

2 - Definindo as amostras

Em seguida, foi realizado o processo de obtenção de amostras. Primeiramente, para coleta utilizando o Instrumento 1, a seleção ocorreu por meio da técnica de amostragem aleatória simples utilizando a fórmula do Excel, sendo selecionados cinco egressos de cada uma das 18 instituições que tiveram concluintes no referido período, totalizando uma amostra de 90 egressos de uma população de 301 concluintes.

Assim, os egressos selecionados foram identificados utilizando-se a letra “E” referenciando “Egresso”, seguido do número cardinal relacionado à ordem do sorteio, sequencialmente, a partir de E1 até E90.

Posteriormente, para utilização do Instrumento 2, a partir da amostragem já definida para o instrumento anterior, foram selecionados os produtos e dissertações referentes aos três primeiros egressos sorteados de cada instituição, tendo em vista que o instrumento 2 proposto era mais complexo e extenso para análise.

Deste modo, foram selecionados três egressos de cada uma das 18 instituições, que tiveram concluintes no referido período, para análise de suas dissertações e respectivos produtos educacionais, totalizando uma amostra de 54 egressos.

Nesta fase, para identificação dos egressos aos quais estavam relacionadas as dissertações e os produtos analisados, utilizou-se a letra “P” referenciando “Pesquisa/Produto”, seguido do número cardinal relacionado à ordem do sorteio, sequencialmente, a partir de P1 até P54.

Aplicação dos instrumentos de coleta de dados

Após a determinação das amostras, seguimos para a coleta de dados aplicando os instrumentos elaborados, iniciando o processo, utilizando o Instrumento 1, a coleta ocorreu por meio da busca dos registros disponibilizados pelos Currículos Lattes e no Diretório de Grupos de Pesquisa.

Assim sendo, procedeu-se a análise dos currículos dos egressos selecionados, buscando extrair as informações que respondessem aos itens elencados no modelo de instrumento de coleta de dados construído pela pesquisadora.

Destarte, a coleta de dados, por meio da análise das informações dispostas nos currículos cadastrados na Plataforma Lattes e no Diretório de Grupos de Pesquisa, ocorreu no período de 24 de abril de 2021 a 09 de maio de 2021.

Outrossim, procedendo a investigação, usando o Instrumento 2, foi realizada a leitura e análise das dissertações e produtos educacionais disponíveis, conforme determinado anteriormente, no período de 30 de abril de 2021 a 23 de maio de 2021, no intuito de extrair as informações que respondessem aos itens especificados no modelo de instrumento de coleta de dados elaborado pela pesquisadora com base no levantamento teórico.

Exibição dos Resultados

Os dados levantados foram organizados em quadros, tabelas e gráficos, para melhor visualização e análise das informações do período avaliado, seguindo os indicadores de monitoramento balizadores definidos para análise da inserção e impacto social do programa de pós-graduação apresentados na página "Indicadores" deste site.

Clique na apresentação para visualizar os resultados