Data: 05 de setembro de 2025
Local: Auditório do DMA
Resumo: O estudo de crescimento poopulacional é um tema relevante para pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento científico. As investigações atuais se remontam aos anos do seculo XIII onde os estudos de Leonardo Fibonacci e posteriormente os trabalhos do Robert Malthus no século XVII marcaram o início sobre o que hoje se conhece como dinâmica de populações. O economista e demógrafo Malthus relacionou o crescimento populacional com a fome no mundo, ele relacionou o crescimento da humanidade em termos de uma progressão geométrica, enquanto a oferta de alimentos, em termos de uma progressão aritmética. Seu trabalho, conhecido hoje como teoria malthusiana, associa um certo pessimismo às mudanças na dinâmica social observadas a partir do século XVIII. Posteriormente, surgiram investigações em oposição ao trabalho de Malthus do Jean-Antônio Nicholas Caritat (1743-1794), o marques de Condorcet, defenderia uma visão mais positiva do progresso humano, e, seguindo uma espécie de linha cronológica, podemos destacar os trabalhos do belga Pierre François Verhulst (1804-1849), do italiano Vito Volterra (1860 - 1940), e, de Alfred James Lotka (1880-1949), que ampliariam as perspectivas analíticas dos modelos de dinâmica populacional [1, 2]. Assim, nesta palestra apresentaremos os diversos modelos.
Referências
[1] L. Edelstein-Keshet. Mathematical Models in Biology. New York: Random House, 1988.
[2] F. Ribeiro and N. Caticha. Emergence and loss of assortative mating in sympatric speciation.
[3] Journal of Theoretical Biology, v.258, n.3, p.465-477, 2009.
Descrição: O Seminário ProfMat UEM é uma iniciativa que busca fortalecer e expandir o conhecimento matemático, oferecendo uma plataforma única para a troca de ideias e experiências entre professores, pesquisadores, estudantes do Programa ProfMat e demais interessados. O evento propicia uma rica interação com os projetos em andamento na nossa comunidade, promovendo o diálogo e a colaboração entre seus diversos membros.
Além do foco acadêmico, os seminários também abordam importantes questões sociais, proporcionando um espaço para:
Conscientização e discussão sobre desafios e práticas acadêmicas: Incentivando debates sobre o papel da educação e da pesquisa matemática na sociedade.
Compartilhamento de melhores práticas: Trocando experiências sobre abordagens inovadoras e eficazes para lidar com questões acadêmicas e sociais.
Ao participar, você estará contribuindo para a construção de uma comunidade acadêmica mais integrada, reflexiva e preparada para enfrentar os desafios contemporâneos.
Para maiores detalhes acesse nosso site: https://sites.google.com/uem.br/profmat-uem