O Seminário ProfMat UEM é uma iniciativa que busca fortalecer e expandir o conhecimento matemático, oferecendo uma plataforma única para a troca de ideias e experiências entre professores, pesquisadores, estudantes do Programa ProfMat e demais interessados. O evento propicia uma rica interação com os projetos em andamento na nossa comunidade, promovendo o diálogo e a colaboração entre seus diversos membros.
Além do foco acadêmico, os seminários também abordam importantes questões sociais, proporcionando um espaço para:
Conscientização e discussão sobre desafios e práticas acadêmicas: Incentivando debates sobre o papel da educação e da pesquisa matemática na sociedade.
Compartilhamento de melhores práticas: Trocando experiências sobre abordagens inovadoras e eficazes para lidar com questões acadêmicas e sociais.
Ao participar, você estará contribuindo para a construção de uma comunidade acadêmica mais integrada, reflexiva e preparada para enfrentar os desafios contemporâneos.
Resumo: O estudo de crescimento poopulacional é um tema relevante para pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento científico. As investigações atuais se remontam aos anos do seculo XIII onde os estudos de Leonardo Fibonacci e posteriormente os trabalhos do Robert Malthus no século XVII marcaram o início sobre o que hoje se conhece como dinâmica de populações. O economista e demógrafo Malthus relacionou o crescimento populacional com a fome no mundo, ele relacionou o crescimento da humanidade em termos de uma progressão geométrica, enquanto a oferta de alimentos, em termos de uma progressão aritmética. Seu trabalho, conhecido hoje como teoria malthusiana, associa um certo pessimismo às mudanças na dinâmica social observadas a partir do século XVIII. Posteriormente, surgiram investigações em oposição ao trabalho de Malthus do Jean-Antônio Nicholas Caritat (1743-1794), o marques de Condorcet, defenderia uma visão mais positiva do progresso humano, e, seguindo uma espécie de linha cronológica, podemos destacar os trabalhos do belga Pierre François Verhulst (1804-1849), do italiano Vito Volterra (1860 - 1940), e, de Alfred James Lotka (1880-1949), que ampliariam as perspectivas analíticas dos modelos de dinâmica populacional [1, 2]. Assim, nesta palestra apresentaremos os diversos modelos.
Referências
[1] L. Edelstein-Keshet. Mathematical Models in Biology. New York: Random House, 1988.
[2] F. Ribeiro and N. Caticha. Emergence and loss of assortative mating in sympatric speciation.
Journal of Theoretical Biology, v.258, n.3, p.465-477, 2009.
Resumo:
Resumo: A palestra, ministrada por, Prof. Arold Gavioli, membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (COPEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abordará a importância da avaliação ética de projetos de pesquisa que envolvem participantes humanos. O evento tem como objetivo esclarecer o processo de submissão e aprovação de projetos junto ao comitê, destacando a necessidade do cumprimento das normativas éticas e regulatórias vigentes.
Serão apresentados os princípios fundamentais da ética em pesquisa, como respeito à dignidade dos participantes, garantia do consentimento livre e esclarecido, e a minimização de riscos. Além disso, a palestra detalhará o fluxo de submissão ao COPEP, desde a elaboração do protocolo até a análise e emissão do parecer, apontando os principais desafios e recomendações para a adequação dos projetos às exigências do comitê.
O encontro será uma oportunidade para pesquisadores e estudantes compreenderem a relevância do processo de apreciação ética e como ele contribui para a integridade científica, a segurança dos participantes e a qualidade das pesquisas desenvolvidas na UEM. Além de sanarem suas eventuais dúvidas
Resumo: Nesta palestra faremos uma apresentação das funções trigonométricas, começando pelo seu surgimento com o início da trigonometria, pelos egípcios e babilônios (sec. IV a.c.), passando por suas extensões, com o surgimento do Cálculo Diferencial e Integral (sec. XVII) e o estudo dos movimentos oscilatórios/vibratórios e chegando às séries de Fourier, ferramenta útil para representação de funções por meio da “soma” de funções trigonométricas. De forma transversal, no decorrer da apresentação dos conceitos matemáticos, abordaremos temas relativos ao ensino de matemática e a formação de professores da educação básica.
Resumo: Nesta palestra apresentaremos os temas das dissertações desenvolvidas pelos discentes do PROFMAT sob a minha orientação. Os temas em questão estão inseridos na área da Geometria Euclidiana e na área da Análise Matemática.
Resumo: Nesta palestra, discutiremos sobre a pesquisa nos cursos de pós-graduação profissionais, abordando a caracterização e a qualificação dos produtos técnicos gerados, com foco no contexto do Profmat. A apresentação será fundamentada em documentos oficiais, que regulamentam esses cursos e estabelecem critérios para a classificação da produção acadêmica, além de considerar o Regimento e os Critérios de Avaliação e Desempenho do Profmat. Também exploraremos a Plataforma EduCAPES, destacando suas funcionalidades, recursos e importância na divulgação e acessibilidade dos produtos técnicos. Por fim, apresentaremos exemplos de dissertações e recursos educacionais de destaque produzidos no Profmat .