Outra política estratégica de Gestão de Pessoas adotada pelo Tribunal é o Programa de Gestão por Competências (GPC). Este programa surgiu para contribuir na adequação das atividades exercidas pelo (a) servidor (a) às suas competências, a fim de promover o engajamento necessário ao alcance de resultados organizacionais.
O programa de GPC do TJAP fundamenta-se em diversas atividades, dentre elas: mapeamento das competências/atividades das unidades, avaliação de desempenho por competências, proposições de capacitações e programas de desenvolvimento, além da gestão de desempenho dos (as) servidores (as).
O programa funciona em ciclos com as seguintes etapas:
Atualização de descrição de função - construção/revisão do mapeamento de atribuições das unidades (atualização das atividades da unidade);
Empenho (acordos de trabalho entre gestor/a e servidor/a para o alinhamento das atividades a serem desenvolvidas);
Desempenho (período em que os/as servidores/as executam as atividades acordadas);
Avaliação de desempenho por competências (quando os/as servidores/as realizam suas autoavaliações e são avaliados/as por seus/suas gestores/as);
Resultados e feedback (com os resultados das avaliações o/a gestor/a fornece feedback ao/a servidor/a sobre o seu desempenho);
PDI - Plano de Desenvolvimento Individual (com base no resultado da avaliação e feedback recebido, o/a servidor/a elabora um plano para o desenvolvimento de competências identificadas com alguma lacuna de desempenho a ser sanada);
Desenvolvimento de pessoas (quando os/as servidores/as executam as atividades propostas no plano; a partir dos resultados da avaliação são identificadas as necessidades de treinamento e capacitação institucional, sendo possível assim a promoção de cursos alinhados ao diagnóstico organizacional).
Atualmente o programa de GPC está em seu 4º ciclo, na etapa de feedback da avaliação de desempenho realizada e elaboração do PDI.
Além da execução do ciclo de gestão por competências, o Tribunal vem desenvolvendo programas para atender as necessidades identificadas nas avaliações de desempenho, como o Programa Academia de Líderes, que busca desenvolver a competência de liderança nos (nas) servidores (as). Ademais, os resultados da avaliação também serão, futuramente, utilizados para uma formação de um banco de talentos do Tribunal.
Para conhecer mais sobre o funcionamento, processos, regulamentos e notícias sobre o programa, acesse o nosso site no link a seguir:
Programa de Gestão por Competências, do TJAP
Agora que você conheceu um pouco das políticas adotadas pelo Tribunal para a Gestão de Pessoas, vamos conhecer um pouco sobre outras práticas importantes adotadas pelo Tribunal para atingir seus objetivos estratégicos.