Ao iniciar suas atividades no Tribunal é importante que você também acesse ferramentas importantes não só para administrar suas questões funcionais, mas que o (a) auxilie no desenvolvimento de suas atividades. Ao longo não só do estágio probatório, mas de toda a sua vida funcional, você terá acesso a diversos materiais e capacitações que auxiliarão na execução de suas tarefas. O Tribunal busca continuamente desenvolver seus (suas) servidores (as) através de cursos realizados pela EJAP. Entretanto, lembre-se que todos os materiais disponibilizados visam auxiliá-lo (a) em sua formação, mas você é o responsável pelo seu desenvolvimento.
Este é o último bloco da etapa online do nosso Programa. Aqui você terá acesso a tutoriais que objetivam:
Conhecer os módulos do sistema "Gestão Administrativa" que regem questões funcionais;
Capacitar os servidores da área judiciária quanto ao sistema básico processual utilizado pelo TJAP;
Disponibilizar conteúdos que preparem os servidores para o desenvolvimento de suas atividades atividades laborais.
Para iniciar sua jornada conosco, convidamos você a acessar a Trilha de Aprendizagem para Novos Servidores. Para realizar a inscrição, é necessário acessar o ambiente do servidor (Portal TJAP > Gestão Administrativa > SIG > Cursos, Formações e Eventos > Inscrição em Cursos e outros Eventos), onde além dos cursos para formação inicial, você poderá encontrar programas de formação continuada para auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos no decorrer da sua jornada institucional. A EJAP informará quando as capacitações estiverem disponíveis para inscrições.
Informações Básicas:
Essa etapa se divide em Conteúdos Básicos e Competências Transversais.
Os cursos classificados como "Conteúdos Básicos" são obrigatórios para todos(as) os servidores da área judiciária, independente da lotação.
Os cursos classificados como "Competências Transversais" são complementares à sua formação, portanto, você pode escolher os que deseja realizar dentre as opções disponíveis.
Os conteúdos e as competências previstas nessa etapa devem ser concluídos no prazo de 6 meses, contados a partir do início da trilha.
Você terá acesso aos links de inscrição dos cursos, via SIG.
Os cursos autoinstrucionais podem ser realizados simultaneamente.
Como Acessar os Cursos EAD
A plataforma EAD permite que os cursos online sejam realizados de forma prática e eficiente: Acesso ao Ambiente de Aprendizagem Virtual da EJAP (informações sobre acesso serão enviadas para o email, após a inscrição no curso)
Visite ambiente de aprendizagem virtual da Escola no endereço: Ambiente de Aprendizagem Virtual da EJAP - Cursos Disponíveis e utilize suas credenciais de acesso fornecidas no email de confirmação da inscrição ao curso.
Selecione o curso que você está inscrito e clique em ‘Iniciar Curso’.
Além dos sistemas que tramitam processos judiciais, o TJAP utiliza também um sistema para gestão administrativa. Nele, você poderá acessar dados funcionais, tratar questões administrativas, e ainda realizar inscrição para cursos na Escola Judicial. Além disso, é nessa plataforma que tramitam processos administrativos.
O acesso ao sistema Gestão Administrativa será solicitado pela sua chefia imediata. Assim que ele for liberado, automaticamente estará disponível o acesso aos módulos: SIG; PJeADdm; Chamados; Gestão por Competências e Contra-cheque. Outras liberações dependerão da necessidade da sua função, cabendo à avaliação da chefia.
Para conhecer mais do sistema, acesse os tutoriais disponíveis:
Gestão Administrativa – Chamados
Gestão Administrativa – Gestão por Competências
Gestão Administrativa – Contracheque
Gestão Administrativa – PJeADdm
SEI - Sistema Eletrônico de Informação - sistema de processos administrativos do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.
Orientações, procedimentos e dicas sobre o acesso, operacionalização, abertura, tramitação, sobrestamento, conclusão, arquivamento e pesquisa dos processos administrativos.
Manual de Orientação: Clique aqui
Vídeo Aulas: Clique aqui
Alguns conteúdos importantes para servidores e servidoras da área judiciária são:
SNGB: Capacitação para Utilização - modalidade de ensino à distância (autoinstrucional), disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça. Clique aqui.
Estabelecer a utilização obrigatória do Sistema Nacional de Gestão de Bens – SNGB, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, no âmbito do Programa Justiça 4.0, visa aprimorar a política de gestão de bens judicializados, oferecendo melhor controle e evitando depreciações, perecimentos e extravios, além de permitir a gestão de documentos e objetos sob a guarda do Poder Judiciário, até a destinação final.
Acesse também o manual do usuário do Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB): Clique aqui
Webinário sobre Integração dos Sistemas de Gestão de Precedentes ao Banco Nacional (BNP)
O objetivo é apresentar a integração dos sistemas correspondentes ao BNP, uma plataforma unificada de pesquisa textual e estatística sobre precedentes qualificados e precedentes em sentido lato, desenvolvida em conformidade com a resolução n° 335/2020 do CNJ.
Gravação da transmissão do webinário
Manual do usuário PANGEA/BNP: Clique aqui
Curso Acessibilidade e Inclusão no Ambiente Jurídico (em breve)