Manter uma barreira contra o desmatamento exige esforços e investimentos para desenvolver estratégias robustas de fiscalização e proteção territorial e para garantir aos povos a circulação livre e segura em seus territórios, o pleno acesso a seus bens naturais e o exercício das atividades conectadas aos seus modos de vida. No Brasil, o avanço da fronteira agropecuária e de mineração gera uma pressão cada vez mais intensa sobre os territórios coletivos. A conexão entre crimes ambientais e o crime organizado, especialmente na Amazônia, acirra os conflitos e amplia a vulnerabilidade das comunidades, demandando novas estratégias de proteção. O quadro se agrava devido à dificuldade de atuação robusta e permanente do Estado, que se expressa na falta de um planejamento de médio e longo prazo e na carência de recursos e estrutura para a fiscalização regular e contínua. A experiência das comunidades ensina que a inteligência territorial, que combina o conhecimento tradicional com tecnologias de monitoramento remoto e colaborativo, permite o desenho de estratégias de proteção mais eficazes. E que o envolvimento do Estado, da sociedade civil e das comunidades é crucial para fortalecer processos de planejamento territorial integrado.
Proteção Territorial na Terra Indígena Yanomami - Sistema de Alerta Yanomami
O Sistema de Alertas Yanomami é uma ferramenta de vigilância indígena que monitora eventos que oferecem riscos para as comunidades e pessoas na Terra Indígena Yanomami (territoriais, sanitários e ambientais/climáticos), com objetivo de gerar respostas mais eficientes e orientar ações do poder público no território, além de auxiliar as organizações locais nos processos de tomada de decisão.
Foto: VICTOR MORIYAMA/ISA
NA FOTO AÉREA, LIDERANÇAS YANOMAMI E YE’KWANA UNIDAS NO CENTRO DA ALDEIA FORMAM A MENSAGEM QUE DESEJAM TRANSMITIR PARA O MUNDO
Publicação - Sistema de Alertas da Terra Yanomami
https://acervo.socioambiental.org/sites/default/files/documents/yad00626.pdf
Proteção Territorial no Corredor Xingu de Diversidade Socioambiental
SIRAD X/Rede Xingu+
Sistema Remoto de Alerta de Desmatamento (SiRAD X) é o sistema de monitoramento de desmatamento do Corredor de Áreas Protegidas do Xingu e das Terras Indígenas da Volta Grande do Xingu, que detecta e analisa as mudanças no uso e cobertura do solo em uma área de 26.742.630 hectares.
https://xingumais.org.br/siradx
Mapa de Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas na Bacia do Xingu
A Rede Xingu+, representada por 26 povos indígenas e diversas comunidades ribeirinhas do Corredor Xingu de Diversidade Socioambiental, elaborou um conjunto inédito de Mapas de Vulnerabilidade Climática do Xingu, instrumento de governança que une conhecimento ancestral e dados técnicos e científicos para traduzir em dados e representações visuais os impactos diretos da crise climática em um dos territórios com maior diversidade biológica e cultural da Amazônia.
Vídeo - Sistema de Alertas da Terra Yanomami / Português
Video - Yanomami Alert System / English
Vídeo - Sistema de Alertas da Terra Yanomami / Español