O tema energia e consequentemente energia elétrica têm sido manifestamente objeto de preocupação global ao nível social, politico, sustentabilidade económica e naturalmente ao nível das engenharias.
A evolução tecnológica, a capacidade de adaptação à crescente exigência técnica e as mais recentes preocupações ao nível da segurança das pessoas, bens e animais levaram o Governo Português a impor alterações à velhinha regulamentação em matéria de instalações elétricas (RSIUEE e RSICEE).
Desta forma e através da Portaria n.º 949-A/2006, de 11 de Setembro o Governo aprovou as novas Regra Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
Estas novas regras, reforçam as preocupações em termos de qualidade dos equipamentos, materiais e da própria instalação, incrementam novos métodos de segurança e proteção de pessoas e bens em função dos mais variados fatores ambientais e influências externas, e flexibilizam as infraestruturas quer em termos de arquitetura da instalação, quer em termos adaptação a novas tecnologias ligadas à eletrónica, à gestão técnica, informática, racionalização energética, etc.
Para além destas novas diretrizes, a entidade fornecedora e distribuidora de energia elétrica da Madeira – EEM, Empresa de Electricidade da Madeira, S.A, dispõe igualmente de métodos e regras técnicas que se ajustam às políticas internas de funcionamento daquela entidade.
Dotada de um vasto histórico de algumas centenas de projetos realizados nesta área ao nível da Região Autónoma, a nossa equipa de trabalho certamente encontrará a solução técnica, prática e económica mais adequada às suas necessidades. A conformidade com as novas regras e legislação em vigor, questões burocráticas e certificação, deixe por nossa conta.
· Instalações elétricas em Média e Alta Tensão
· Instalações elétricas em Baixa Tensão
· Grupos geradores de emergência
· Instalações de domótica
· Gestão técnica e automação
· Exploração de instalações elétricas
· Instalações elétricas em Embarcações
INSTALAÇÕES EM MÉDIA E ALTA TENSÃO
Em função das potências calculadas em projeto, das disponibilidades de energia da rede e do trânsito de potências disponibilizado pela entidade fornecedora e distribuidora de energia elétrica da Madeira – EEM, Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A., surge muitas vezes a necessidade de criar infraestruturas de fornecimento de energia em Média Tensão (MT) ou Alta Tensão (AT) e posterior transformação em baixa tensão. Para tal, um projeto racional, assim como uma escolha adequada de equipamentos de proteção e controlo, sem quebrar naturalmente o elo de ligação com a política de trânsito de potências da EEM, faz toda a diferença quer no orçamento geral da obra, quer na correta utilização e exploração da energia elétrica, quer ainda na segurança das instalações, pessoas e bens.
Os nossos projetos na área de distribuição e alimentação de energia elétrica em média ou alta tensão, têm a parceria de marcas conceituadas de equipamentos de transformação, proteção, comando e controlo, que sublinham de forma séria todas as imposições normativas nacionais e europeias.
Saber projetar e manter em bom funcionamento instalações elétricas residenciais e comerciais, com certeza, é um grande diferencial no mercado de trabalho actual.
LEGISLAÇÃO APLICÁVEL
Portaria n.º 949-A/2006, de 11 de Setembro
Aprova as Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
Declaração de Retificação n.º 11/2006, de 16 de Fevereiro
Estabelece os procedimentos de aprovação das regras técnicas das instalações elétricas de baixa tensão.
Introduz alterações no Decreto-Lei n.º 740/74, de 26 de Dezembro, que aprova o Regulamento de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Elétrica e o Regulamento de Segurança de Instalações Coletivas de Edifícios e Entradas.
Estabelece normas a observar na instrução do processo de qualquer obra sujeita a licenciamento municipal.
Aprova os Regulamentos de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Elétrica e de Instalações Coletivas de Edifícios e Entradas.
Guia Técnico de Instalações elétricas estabelecidas em condomínios fechados
Rede particular de distribuição de energia elétrica em baixa tensão e instalação de iluminação exterior
Decreto Regulamentar n.º 90/84, de 26 de Dezembro
Aprova o Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão.
Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão
Reorganização estrutural e legislativa: Decreto-Lei n.º 29/2006, de 15 de Fevereiro, que estabeleceu os procedimentos de aprovação das regras técnicas das instalações eléctricas de baixa tensão