"Marta respondeu:

— Sim, Senhor! Eu creio que o Senhor é o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo." (João 11.27 NAA)

O CRISTO DE DEUS

“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.” (1 João 5.1 ACF)

Cristo, Ungido, Messias – são palavras semelhantes para designar o escolhido por Deus para a missão de Salvador do mundo, isto é, Aquele que foi prometido no Antigo Testamento para libertar o povo dos seus pecados. Sim, toda a raça humana estava condenada ao castigo eterno por conta da desobediência do primeiro casal – Adão e Eva.

Cristo, Ungido, Messias – a denominação muda a depender da tradução e das raízes do vocábulo – grego ou hebraico. Mas o sentido é o mesmo – alguém com uma unção especial, que realizaria plenamente a vontade do Pai por ser cem por cento divino e cem por cento humano.

A expectativa da vinda de Jesus – o Cristo de Deus, o Messias, o Ungido do Senhor – acompanhou muitas histórias de reis, profetas, sacerdotes, pessoas influentes ou não, por séculos e séculos da vida dos israelitas.

As Escrituras falam, no Antigo Testamento, sobre a promessa que iria se cumprir com a chegada do Messias. Várias citações e profecias dão detalhes a Seu respeito – o nascimento, as obras poderosas, os sofrimentos que Ele haveria de suportar para restaurar a comunhão entre o ser humano e Deus.

" 'E vocês, o que dizem? ', perguntou [Jesus]. 'Quem vocês dizem que eu sou? ' Pedro respondeu: 'O Cristo de Deus' ". (Lucas 9.20 NVI)