PROJETO BÁSICO

ROTEIRO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESPECIAIS:

GEDUC-SAD/ACIDES-SDS

1. Título do Projeto de Curso:

Deve designar de forma clara o curso a ser executado.

2. Apresentação: Texto breve (máximo de 10 linhas) para dar uma visão geral sobre o curso. Alguns itens devem ser mencionados:

a) Órgão que solicita a aprovação do curso;

b) Título do Projeto de Curso;

c) Objetivo principal;

d) Quantidade de total de alunos;

e) Carga Horária Total;

f) Custo total do curso e Custo por aluno.

3. Justificativa: Explicar a necessidade de realização do curso. Ou seja, por que ele deve ser aprovado e implementado?

4. Base Legal: Se houver amparo legal para o curso, deve ser mencionado.

5. Público-alvo: Quem serão os participantes?

6. Objetivos:

6.1. Objetivo Geral: Apenas um. Resultado principal que o projeto quer atingir.

6.2. Objetivos Específicos: No mínimo três, discriminar em tópicos o detalhamento do que o projeto quer atingir.

7. Planejamento do Curso:

7.1. Execução: Descrever, detalhadamente, de que forma o projeto será executado. Como? Onde? Quantos são os alunos? Há divisão em turmas? Se houver, revelar o número e justificar a necessidade.

7.2. Período de Realização: Previsão de quando o projeto será executado. Se houver divisão em turmas, mencionar o cronograma de cada uma delas. Opcionalmente, pode haver disposição gráfica (tabela) para rápida visualização.

7.3. Horário das aulas: Através de uma tabela, especificar o período das aulas e incluir os intervalos para refeição e/ou descanso.

8. Plano das disciplinas:

8.1. Matriz curricular: Através de uma tabela, elencar todas as disciplinas com as respectivas cargas horárias.

8.2. Detalhar para cada disciplina:

Ementas: Explanação resumida do que se trata a disciplina, no curso;

Objetivo: Qual é a importância daquela disciplina para o curso?

Conteúdo Programático: Elencar os assuntos que serão abordados.

9. Metodologia de Ensino: Como o conteúdo do curso será repassado? Descrever o tipo de metodologia a serem desenvolvidas nas instruções, exemplos: aula expositiva, prática, estudo de texto, estudo dirigido, ensino à distância e etc. Quais procedimentos (métodos, técnicas e instrumentos) serão adotados? Evitar repetições desnecessárias.

10. Avaliações:

10.1. Do Curso/Reação: Como os alunos avaliarão o curso, coordenador e instrutor(es)? Abrir espaço para sugestões também, conforme Portaria SDS nº 2183, de 19AGO09, disponível no site da ACIDES www.acides.pe.gov.br .

10.2. Da Aprendizagem: De que forma os alunos serão avaliados pelo conhecimento adquirido? Provas práticas? Provas teóricas? Além disso, citar as notas mínimas para aprovação (se for o caso) e se haverá certificação, bem como, a freqüência mínima exigida para a aprovação do aluno nas disciplinas e no curso.

11. Proposta Financeira: Através de uma tabela, expor os gastos. Os valores totais de coordenação, instrutoria, material/equipamentos e etc. A soma de tudo dará o Custo Geral. Outro valor a ser apresentado é o Custo por Participante, oriundo da divisão do Custo Geral pelo número de participantes.

Observação: O detalhamento de cada item (coordenação, instrutoria, material/equipamentos e etc.), com os valores unitários e totais, deve constar no Anexo do Projeto.

12. Relatórios

Os relatórios de Curso Parcial e de Conclusão do Curso, o qual dever ser encaminhado no prazo máximo de 10(dez) dias úteis após a conclusão do curso, conforme o modelo disponibilizado pela ACIDES,

13. Outras informações pertinentes: Opcional. Deve constar no projeto para trazer alguma informação importante que não foi contemplada nos outros tópicos.

ANEXOS:

Anexo I - Custo para a Execução do Projeto

Exige-se que haja descrição detalhada de todos os custos, que é chamada memória de cálculo. Fazer tabelas discriminativas dos valores unitários e gerais. Se for uma tabela de instrutoria, por exemplo, especificar: todas as disciplinas, carga horária, valor da hora-aula, número de instrutores, custo por turma (se houver mais de uma) e custo total. Agrupar diferentes tipos de despesas em tabelas, como:

a) Coordenação

b) Instrutoria Titular

c) Instrutoria Secundária

d) Diárias e hospedagem

e) Transporte

f) Alimentação

g) Material e equipamentos

Observações:

-Justificar quantidades, que deverão ser proporcionais ao número de participantes, bem como com preços compatíveis aos valores de mercado;

-Citar a destinação dos bens, ou seja, o material/equipamento será utilizado uma única vez ou poderá ser reutilizado em outro(s) curso(s)?

Anexo II

· Relação detalhada da equipe de Coordenação e Instrutores:

  • Coordenação: Nome(s) relacionados por turmas, bem como identificação do Curriculun Lattes;
  • Instrutor(es) Titular(es): Nome(s) relacionados por turmas, bem como identificação do Curriculun Lattes;
  • Instrutor(es) Secundário(s), se necessário: Nome(s) relacionados por turmas, observar a normatização de que trata o referido assunto, bem como identificação do Curriculun Lattes.

MODELO BÁSICO DE MINUTA DE PROJETO DE CURSO

MINUTA DE PROJETO DE CURSO COM PARECER TÉCNICO