3. Questões/Respostas de Suporte

As questões de resposta aberta tiveram como suporte a moldura conceptual concretizada na Unidade Curricular Processos Pedagógicos em eLearning bem como as pesquisas efectuadas pelas mestrandas, com vista a atingir o objectivo que se prende com a análise às questões formuladas sobre práticas pedagógicas reais, em eLearning, procedendo-se a uma reflexão crítica das mesmas no artigo O Olhar de Professores Online sobre Práticas Pedagógicas.

Guião das Questões

As questões foram efectivadas por email, a quatro professores pretendendo-se identificar quais as práticas pedagógicas desenvolvidas em ambiente online.Três permitiram a sua publicação online e o quarto entrevistado requereu anonimato, pelo que passará a ser designado pelo nome fictício de Manuel Travassos.

O Guião é composto por 5 questões abertas, havendo a preocupação de não direcionar as mesmas para modelos específicos, uma vez que poderiam contribuir para formatar, limitar ou viciar a resposta. Esta concepção abrangente tem como objectivo permitir um desenvolvimento natural das respostas.

1ª e 2ª Questão - Pretende-se recolher informação relativamente ao posicionamento do professor em relação ao Modelo e Práticas Pedagógicas, bem como ao papel da tecnologia, como elemento potenciador e desafiador dessas práticas.

3ª. Questão - A questão da formação específica, tendo em vista o desenvolvimento da actividade online, está presente na literatura especializada sobre o tema, identificando-se a visão de Gautreau et al (2008) que evidencia na sua investigação o escasso apoio aos professores no que se refere ao desenvolvimento da sua actividade online, esperando-se que seja o professor a estabelecer a ponte entre o ambiente face-a-face e online, sem uma preparação significativa no desenho instrucional e nas suas práticas.

4ª. Questão - Pretende-se analisar neste tópico a aplicação de estratégias de ensino/aprendizagem centradas no aprendente adulto, que de acordo com Knowles na sua obra “The modern practice of adult education: pedagogy versus andragogy” editada em 1970, segundo Courela (2007) defende, numa primeira abordagem que os dois modelos (Pedagógico e Andragógico) estão em lados opostos, colocando a andragogia como resposta a uma filosofia educacional mais específica da idade da aprendizagem adulta. Uma década depois, na reedição da mesma obra, Knowles perspectivou os dois modelos não de forma dicotómica mas que se diluem podendo ambos ser utilizados no processo de ensino/aprendizagem para adultos ou para crianças, posicionando o aprendente como um actor activo, participante valorizando as aprendizagens ao longo da vida, suportadas nas próprias experiências e resultantes das necessidades sentidas, privilegiando a resolução de problemas, com ritmo próprio e significado para o seu desenvolvimento pessoal e grupal, ou seja, uma aprendizagem ampla, flexível e com a autodirectividade adequada a um educando com maturidade e motivação intrínseca.

5ª Questão - A última questão teve como objectivo possibilitar que cada professor pudesse evidenciar aspetos que considerassem relevantes para o processo de ensino/aprendizagem online, não abordados nas questões anteriores e que se apresentassem importantes para quem está a iniciar o seu percurso.

Questões sobre a prática pedagógica totalmente realizada online

1ª. Questão - Com vasta experiência no eLearning, gostaríamos de saber como é que a/o Professor(a) lê a evolução do ensino a distância tendo em conta o seu passado, o presente e como perspectiva o futuro?

2ª. Questão - De que forma o contexto de mudança cultural introduzido pela transformação tecnológica influencia/desafia o comportamento nas práticas pedagógicas do professor de EaD? Neste âmbito quais as abordagens que defende?

3ª. Questão - A passagem do ensino face-a-face para o ambiente virtual de aprendizagem, pressupõe uma formação do docente. Como considera o/a professor(a) a questão da formação, de forma a tornar as suas práticas pedagógicas mais efectivas?

4ª. Questão – Que estratégias utiliza o/a professor(a) para potenciar as aprendizagens numa classe virtual para adultos?

5ª. Questão - Que conselhos daria a quem enfrenta o desafio de concretizar as práticas pedagógicas, num ambiente totalmente online (aspectos tecnológicos, motivacionais, instrucionais, entre outros)?

Para aceder à entrevista da Profª. Ana Dias, do Prof. João Mattar ou da Profª. Sofia Malheiro, (apresentados por ordem alfabética) clicar em:

000

Referências bibliográficas

Courela, C. (2007). Capítulo 1: Educação de adultos e sistema educativo. In C. Couresla (Ed.), Começar de novo: Contributos de um currículo em alternativa para percursos de vida inclusivos, de estudantes adultos. a mediação dos trabalhos de projecto colaborativos desenvolvidos em educação ambiental (pp. 9-142). Lisboa: DEFCUL. [Tese de doutoramento, documento policopiado]

Gautreau, C., Street, C., Glaeser, B. (2008). Best Practices Online Teaching: Faculty Perpectives. Em http://www.itdl.org/Journal/Jun_08/article01.htm, em 01-12-2011.