Machu Picchu é um daqueles destinos que estão sempre na lista de desejos a cumprir. Esta cidadela inca tem um charme único e é uma das grandes atrações para as quais milhares de turistas vêm ao Peru todos os anos e isso faz com que todos desejemos visitá-la, mesmo uma vez na vida.
Neste post, deixo todas as informações para que você possa planejar melhor sua viagem à terra mítica dos incas ou revisar os passeios personalizados da Tierras Vivas.
Qual é o melhor momento para visitar MACHU PICCHU?
Podemos visitar Machu Picchu e Cusco em qualquer época do ano, mas nas estações chuvosas há menos multidões e a visita pode ser mais agradável.
Tenha em mente que a alta temporada em Machu Picchu é de julho a agosto, pois possui o melhor clima para viajar, mas também são os meses mais caros.
AS VACINAS SÃO NECESSÁRIAS PARA VIAJAR PARA MACHU PICCHU?
No Peru não há vacinas obrigatórias para entrar no país; mas se você for visitar a selva peruana, é preferível consultar um médico em uma clínica, o seu médico poderá lhe dar as injeções necessárias.
MAL DA ALTURA EM MACHU PICCHU
A doença de altitude ou o soroche, como é conhecido popularmente, é o principal problema para os viajantes que viajam para Cuzco pela primeira vez.
Os efeitos variam amplamente de pessoa para pessoa, e a aptidão física não importa.
Recomenda-se que, no primeiro dia de folga, ande sem problemas e devagar. Comece o dia bebendo chá de coca e bebendo esta bebida sempre que puder, além de vender alguns doces de coca na cidade.
MOEDA NO PERU
A moeda do Peru é o Sol. A taxa de câmbio é de 1 dólar por 3,22 soles. Você pode verificar a cotação atual em xe.com
Você pode pagar em muitos lugares com seu cartão e dólares também são aceitos, mas eles farão a alteração do dia que pode variar de acordo com o local.
SEGURANÇA
É aconselhável andar com cautela e não negligenciar nossos pertences para evitar roubos.
TOMADAS E ELETRICIDADE
No Peru, a tensão e a frequência são de 220-240v / 50hz, e o tipo de plugue é de dois pinos finos ou redondos, como os da foto.
ALIMENTOS
A comida é barata e boa em todos os lugares. Se você estiver em Cusco, não se esqueça de visitar o Mercado Central, onde você pode tomar café da manhã por menos de 2 dólares e eles são muito bons.
Sempre verifique se o restaurante que você vai comer é limpo e tem um fluxo de pessoas. O custo aproximado por dia para alimentá-lo em Cuzco e arredores é de USD 10.
COMO CHEGAR A MACHU PICCHU?
Quando estiver em Cuzco, você terá que se mudar para a cidadela de Machu Picchu, para chegar lá, você passará por Aguas Calientes (Pueblo de Machu Picchu).
TREM
A opção mais utilizada e turística para chegar a Aguas Calientes é o trem.
Existem empresas como Peru Rail ou Inka Rail que são responsáveis por fazer a viagem Cusco - Aguas Calientes em 3 ou 4 horas.
O preço da viagem de ida e volta é de US $ 150. Dependendo do tipo de carro e com que antecedência ele é adquirido.
ESTRADAS DO INCA
Outra das opções bem conhecidas para chegar a Machu Picchu é a Trilha Inca.
No caso desta estrada, você chega diretamente à cidadela, sem passar por Aguas Calientes. Embora o retorno seja de trem daquela cidade.
É um caminho em que você deve estar bem preparado fisicamente, pois dura quatro dias.
A Trilha Inca deve ser reservada com vários meses de antecedência (cerca de 6 meses) e seu custo é superior a US $ 450.
ESTRADA ALTERNATIVA
Sei que há um caminho alternativo mais econômico, mas bastante tedioso, que ainda não experimentei, por isso não posso detalhar essas informações, mas consiste em ir de ônibus de Cusco a Santa María. A viagem dura oito horas. De lá, continue de táxi ou combi até Santa Teresa por uma hora. Continue para a hidrelétrica (15 minutos). E, finalmente, caminhe 10 km por quase 3 a 4 horas seguindo a linha de trem para Aguas Calientes.
ATÉ MACHU PICCHU
Se optarmos por ir de trem, isso nos deixará em Aguas Calientes, de onde é necessário subir a montanha Machu Picchu até chegarmos à cidadela.
Para isso existem duas opções.
Caminhando por duas horas em ascensão. É muito cansativo, especialmente por causa da doença da altitude.
Ônibus . Os ônibus partem de Aguas Calientes às 5h e deixam você na porta de entrada da cidadela de Machu Picchu. A viagem leva 20 minutos e custa US $ 18 por ida e volta.
BILHETES PARA MACHU PICCHU
Os preços variam dependendo se você é peruano, da comunidade andina, estudante ou estrangeiro.
Para mais informações, visite o site oficial .
Existem três tipos diferentes de renda:
Apenas cidadela
Cidadela + Huayna Picchu
Cidadela + montanha Machu Picchu
Existem 2.500 bilhetes por dia para a cidadela. Você pode comprá-lo quando chegar a Cusco, Aguas Calientes ou online.
Lembre-se de que, nas outras duas opções que incluem as montanhas, existem apenas 400 ingressos por dia, e eles esgotam rapidamente via internet; portanto, compre com antecedência.