Outros recursos

Sites úteis:

- "Evolution", uma co-produção de WGBH/NOVA Science Unit and Clear Blue Sky Productions: http://www.pbs.org/wgbh/evolution/index.htm

- "Understanding Evolution" de University of California Museum of Paleontology: http://evolution.berkeley.edu/evolibrary/home.php

- Ensinar as Ciências da Vida (American Institute of Biological Sciencies): http://www.actionbioscience.org/

- Evolucionismo ateu: Richard Dawkins em http://richarddawkins.net/; Daniel Dennett em http://ase.tufts.edu/cogstud/incbios/dennettd/dennettd.htm

- Criacionismo islâmico (página do turco Harun Yahya): http://www.harunyahya.com/index.php

- A querela Criacionismo vs. Evolucionismo: http://www.talkorigins.org/

Recursos audiovisuais:

A) SOBRE A VIDA E A OBRA DE CHARLES DARWIN - em DVD

  • DVD "A viagem perdida de Darwin", National Geographic, 2008, 50 min. (versões: original e portuguesa)

Sinopse: «Através dos limites selvagens da Terra e tendo como pano de fundo uma espectacular fotografia aérea, subaquática e da vida selvagem, o biólogo evolucionista Armand Leroi conduz-nos numa viagem inesquecível que revela as aventuras e as evidências que inspiraram o trabalho revolucionário de Darwin em a Origem das Espécies. Usando o próprio diário de Darwin, Armand vai para além das Galápagos para explorar as costas esquecidas, para testemunhar as mesmas criaturas, fósseis e sítios que captaram a imaginação do jovem naturalista... e alteraram o mundo para sempre».

Um documentário extremamente interessante e pedagógico, o qual mostra a evolução do pensamento darwiniano desde a sua perspectiva criacionista (no início da viagem no HMS Beagle, aos 22 anos) até à sua mudança de perspectiva com base nos factos com que se depara ao longo da viagem e nas obras que lê (Charles Lyell, Princípios de Geologia e Thomas Malthus, Ensaio sobre a População).

  • DVD "Darwin's Lost Paradise" , Chapman Pictures Pty Limited, 2009, 52 min. (versão inglesa)

Sinopse: «A história da viagem de Charles Darwin a bordo do Beagle é a história da sua iniciação e descoberta. Permanece uma das expedições mais significativas levadas a cabo na história das ciências, pois foi durante este período que Darwin desenvolveu a sua teoria da evolução. Esta é a história da sua jornada, da sua transformação pessoal e da revolução científica que viria a que viria a dar início.

O filme investiga a investigação científica e as descobertas nos domínios da geologia, zoologia, paleontologia e biologia, inspiradas por Darwin. Alguns dos cientistas mais reputados na actualidade mostram o essencial sobre o pensamento evolucionista e os procedimentos científicos de Darwin, avaliando-os à luz dos conhecimentos científicos actuais.»

  • DVD "Charles Darwin and the Tree of Life", BBC Natural History Unit, 2009, 60 min. (versão inglesa)

Sinopse: «David Attenborough coloca 3 questões: Como e por que razão Darwin delineou a sua teoria da evolução?; Porque pensamos que Darwin estava certo?; e Por que motivo a sua teoria é mais importante na actualidade do antes?

Attenborough começa a sua viagem na casa de Darwin em Down House (Kent), onde Darwin continuava intrigado e procurava desvendar as origens da diversidade de formas de vida. Depois, remonta à génese das ideias de Darwin em Leicestershire, onde recolhia fósseis quando era ainda uma criança e um outro rapaz fará uma descoberta muito significativa nos anos 50 do séc. XX. Irá revisitar a Cambridge University, onde ele próprio e Darwin estudaram, e onde, anos mais tarde, a dupla hélice do ADN será descoberta, aprofundando as bases da Genética.

No fim da sua jornada, já no Natural History Museum, em Londres, David Attenborough conclui que a grande inspiração de Darwin's revolucionou o modo como encaramos o mundo e a vida. Agora, compreendemos por que razão existem tantas espécies diferentes, e por que se distribuem de determinadas formas. Mas, acima de tudo, Darwin mostrou-nos que não estamos separados do mundo natural e que não o dominamos como pensávamos. Na verdade, estamos sujeitos às mesmas leis e processos da natureza, tal como todos os outros animais da Terra, com os quais estamos- aliás - relacionados.»

  • DVD "O génio de Charles Darwin", Channel 4, 2008, 138 min. (versão inglesa)

Este documentário, escrito e apresentado por Richard Dawkins (famoso evolucionista britânico), é constituído por 3 episódios em que se aborda a génese da teoria da evolução da selecção natural de Darwin, a sua recepção e as controvérsias públicas que gerou, bem como algumas implicações filosóficas e a problemática do seu ensino nas escolas públicas.

Exibido pela primeira vez em Agosto de 2008 no canal britânico Channel 4, ganhou o prémio de Best TV Documentary Series 2008 no British Broadcast Awards em Janeiro de 2009.

Parte 1 - Life, Darwin & Everythin; Parte 2 - The Fifth Ape, Parte 3 - God Strikes Back. Nota: Vídeos disponíveis em baixo.

DVD "Creation", realizado por Jon Amiel, Ocean Pictures & BBC films, 2009, 104 min. (versão inglesa)

O ano de 2009 trouxe o filme “Creation” sobre a vida e os conflitos de Charles Darwin. Desde que terminara a viagem a bordo do Beagle, em 1836, Darwin tinha já a certeza de que uma interpretação literal da Bíblia era incompatível com os factos não só da Biologia, mas também da Geologia. Mas nada disto impugnava a sua crença na benevolência divina, ainda que esta agisse por meio de Leis Naturais, e não pela intervenção directa e constante por via de milagres - um deísmo científico comum na sua época. Contudo, algo o faria mudar...O filme tem como ponto de partida o livro “Annie’s Box” de Randal Keynes, onde este trata dos conflitos provocados pelas ideias revolucionárias de Darwin no seio da sua própria família - especialmente com a sua mulher, Emma, detentora de fortes convicções religiosas. Keynes é um descendente directo de Darwin (e do economista John Maynard Keynes) e a sua obra apresenta uma visão muito pessoal. O título do livro refere-se a uma caixa que Keynes encontrou com vários objectivos de uma das filhas de Darwin, Annie, incluindo uma madeixa dos seus cabelos e o mapa da sua campa. A morte precoce de Annie, aos 10 anos, é considerado por muitos biógrafos o evento que mais profundamente abalou a fé de Darwin, levando-o a considerar-se "agnóstico". Jennifer Connely surge no papel da senhora Darwin, dando credibilidade ao dilema darwiniano “publish and be damned”.

Consulte o site oficial do filme em:http://www.creationthemovie.com/

B) OUTRAS TEMÁTICAS RELATIVAS À EVOLUÇÃO - em DVD

  • DVD "Judgment Day: Intelligent Design on Trial", Nova/PBS, 2007, 112 min. (versão inglesa)

Este documentário visa reconstituir um dos casos mais recentes e mediáticos dos E.U.A. no que se refere à polémica acerca do ensino do evolucionismo e do criacionismo nas escolas públicas americanas.

O processo Tammy Kitzmiller, et al. Vs. Dover Area School District, et al. (Case No. 04cv2688) foi o primeiro processo de tribunal em que foi julgado o direito do Intelligent Design ser leccionado nas aulas de Biologia das escolas públicas.

Este processo foi feito por 11 pais de alunos de escolas públicas de Dover, na Pensilvânia, contra o conselho escolar local. Em causa esteve uma resolução do conselho, que exigiu que o Intelligent Design fosse apresentado como alternativa à teoria da Evolução, em sala de aula. Segundo os queixosos esta resolução viola a cláusula de estabelecimento da primeira emenda da Constituição. O conselho escolar de Dover votou a resolução de introdução do Intelligent Design no programa escolar do 9º ano a 18 de Outubro de 2004, com 6 votos a favor e 3 contra. Os queixosos instauraram o processo a 14 de Dezembro de 2004.

O julgamento, presidido pelo juiz federal John E. Jones III, teve início a 26 de Setembro de 2005, durando 6 semanas, constituindo um interessante debate sobre o estatuto do conhecimento científico em geral e a teoria da evolução em particular. A 20 de Dezembro de 2005 foi emitido o veredicto final, decidido a favor dos queixosos, uma vez que o Intelligent Design foi considerado uma forma de religião mascarada sob a designação de "científico". Assim, o ensino desta forma de Criacionismo foi banido das escolas públicas do estado da Pensilvânia e abriu um importante precedente na legislação americana.

Para saber mais, consulte: http://www.pbs.org/wgbh/nova/beta/evolution/intelligent-design-trial.html

DVD "Histórias da Vida na Terra" (7 episódios), Lx Filmes/Plátano Editora, 2008, 189 min. (versão portuguesa)

Este documentário, filmado exclusivamente em solo nacional, inclui um guião de visionamento. Contém 7 episódios com cerca de 27 minutos/cada: 1. Os peixes; 2. os artrópodes; 3. os anfíbios; 4. os répteis; 5. as aves; 6. os mamíferos; 7. a intervenção humana.

Sinopse: «Há milhões de anos, surgia um novo corpo celeste, a Terra, em tudo diferente daquele a que hoje chamamos o Planeta Azul. Muito tempo decorreria até aparecer, na hidrosfera que entretanto se formara, algum sinal de vida e foram necessários mais de 2500 milhões de anos para que se desenvolvessem os primeiros organismos multicelulares, que iriam dar origem a uma extraordinária variedade de formas de vida e se propagariam até cobrir os mais recônditos cantos do planeta.

Este é o início de “Histórias da Vida na Terra”, uma empolgante aventura em seis episódios sobre cada um dos grupos que constituem o Reino Animal. Recorre a imagens de alta qualidade e a profusas animações gráficas para explicar os mistérios da evolução, a que se junta um episódio-síntese que nos coloca frente a algumas inquietantes questões sobre o futuro da evolução.

Mas o que torna estes episódios ainda mais aliciantes é o facto de os animais que ilustram cada grupo pertencerem à fauna nacional e terem sido filmados em habitats representativos do território português, dando a ver a riqueza do nosso património natural como até aqui nunca tinha sido feito.»

DVD "Espèces d'espèces", France 5 et al., 2008, 54 min. (versão francesa)

Sinopse: «A vida na Terra é muito diversa, estimando-se que existem entre cinco a 100 milhões de espécies de vida no nosso planeta. Uma dessas espécies, o Homo Sapiens, tem procurado conhecer esse repertório, organizá-lo e catalogá-lo... numa palavra, classificar tal diversidade, plasmado numa disciplina denominada Taxinomia. Como classificar as espécies vivas? Qual a caracterís- tica utilizada para essa ordenação? Será o número de patas, a existência ou não de penas, ou outra? Entre as inumeráveis classificações imaginadas por nós, ressalta a árvore da vida - um género de árvore genealógica gigantesca onde as espécies substituem (e subsumem) os indivíduos - que mostra os laços de parentesco entre as espécies. Recuando na árvore a partir das extremidades dos seus ramos , descobre-se que os milhões de espécies que habitam o planeta pertencem todas a uma única e grande família composta de primos cada vez mais exóticos: o lagostim, o tyranossaurus ou a paramécia. E o antepassado comum a todos os seres vivos, qual a sua aparência?» Este documentário ganhou o "Grand Prix Pariscience du Festival international du Film scientifique" em 2008.

DVD "A Odisseia da Espécie", LNK vídeo, 2004, 89 min. (versão francesa com legendas em português)

Sinopse: «Uma fabulosa e incrível viagem através do tempo e do quotidiano dos nossos primeiros antepassados. "A ODISSEIA DA ESPÉCIE" retrata a mais improvável e extraordinária das aventuras: a história da Espécie Humana, desde o primeiro primata a erguer-se e a caminhar de forma bípede, há sete milhões de anos até ao Homo Sapiens Sapiens da era moderna, há dez mil anos atrás. É uma fabulosa e incrível viagem através do tempo e do quotidiano dos nossos primeiros antepassados. Sob a direcção científica do Professor Yves Coppens, director do Museu Nacional de História Natural e utilizando a mais recente tecnologia informática em imagens compósitas e animação em 3D esta saga retrata a evolução do Homem, o seu aparecimento e a lenta conquista de tudo o que caracteriza a sua humanidade: o bipedismo, a inteligência, os utensílios, a linguagem, os ritos funerários, a arte, etc. Uma autêntica saga de 7 milhões de anos: a saga das nossas origens.»

DVD "Homo Sapiens", LNK vídeos, 2006, 99 min. (versão francesa com legendas em português)

Sinopse: Após o sucesso fabuloso de A ODISSEIA DA ESPÉCIE, chega-nos HOMO SAPIENS, o deslumbrante nascimento da nossa espécie. Há 250.000 anos, os nossos antepassados exploravam a terra e moviam-se pelos vários territórios do planeta. Depois tornaram-se sedentários e partiram à conquista do mundo imaginário. O cérebro humano desenvolve-se a vários níveis. Este homem inteligente imortalizará a sua presença através de obras gloriosas: túmulos e monumentos dedicados aos deuses...

A escrita, a arquitectura e a medicina são inventadas...»

DVD "Quando os dinossauros reinavam na Terra", Discovery Channel, 2001, 90 min.

Sinopse: Depois de 65 milhões de anos… eles estão de volta. Mais rápidos, fortes e ferozes do que nunca, estes dinossauros vão surpreender e aterrorizar. Através de animações computorizadas aplicadas a paisagens reais, vai admirar -se com o modo como essas temíveis criaturas parecem realmente urrar! Viaje no tempo até à pré-histórica América, quando estas enormes criaturas dominavam o continente. De Nova Iorque ao Novo México, estes poderosos animais viviam, caçavam e morriam no mesmo lugar em que alguns americanos vivem. Veja milhões de anos de evolução passarem diante de seus olhos. Do gigante Dilophosaurus aos ferozes T-Rex e Dromaesaurus, não verá dinossauros tão aterradoramente autênticos em qualquer lugar…excepto enterrados no quintal de casas americanas.

c) RECURSOS online

Parte 1 - Life, Darwin & Everything

Sinopse: Neste primeiro episódio, Richard Dawkins explica os mecanismos básicos da selecção natural e conta como Charles Darwin desenvolveu a sua teoria. Ensina-a numa aula de ciências sobre evolução, onde muitos alunos ficam relutantes em aceitá-la , pelo que os leva então a Jurassic Coast, em Dorset, para procurar por fósseis, na esperança de que os alunos possam encontrar evidências.

Dawkins visita Nairobi, onde entrevista uma prostituta que parece ser imune ao HIV e conversa com o microbiologista Larry Gelmon. Dawkins percebe que a imunidade genética ao HIV é uma marca que, com o passar do tempo, se tornará prevalecente na comunidade.

Parte 2 - The Fifth Ape

Sinopse: No segundo episódio, Richard Dawkins lida com algumas das ramificações sociais e filosóficas da teoria da evolução. Dawkins inicia a viagem no Quénia, conversando com o paleontologista Richard Leakey. Depois, visita a "Christ is the Answer Ministries", a maior igreja pentecostal do país, para entrevistar o bispo Bonifes Adoyo, que faz parte de um movimento contra a exibição de fósseis hominídeos no Museu Nacional do Quénia. Dawkins discute o darwinismo social e a eugenia, explicando como estes não são versões da selecção natural. Ele então se encontra com psicólogo evolucionista Steven Pinker para discutir como as morais podem ser compatíveis com a selecção natural. Na sequência , explica a selecção sexual, de parentesco e os genes egoístas.

Parte 3 - God Strikes Back

Sinopse: No terceiro e último episódio da série, Dawkins apresenta as controvérsias geradas pela teoria de Darwin. Desde a guerra religiosa travada nos EUA contra as massivas evidências da evolução até aos religiosos mais moderados. O professor encerra com a mensagem: "O darwinismo abre as nossas mentes para um mundo grandioso. A verdadeira magia está ao nosso redor,não baseada na fé incerta, mas na ciência sólida".

Poderá ver o documentário no You Tube, legendado em português mas muito dividido, começando no seguinte endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=pObWIL2DYlA

"The Big Question" (parte 1 de 3) de Richard Dawkins

Neste documentário, Richard Dawkins aborda "A Grande Questão": Por que estamos aqui? ou, dito de outro modo, Qual é o propósito da vida?

Esta capacidade humana de reflectir sobre o sentido da existência humana dá o mote para introduzir a temática da evolução como uma perspectiva capaz de dar uma resposta à questão. Certamente que essa resposta não necessita de recorrer ao argumento do desígnio de William Paley, antes é na teoria de Darwin que a resposta surge com clareza.

Na parte II do documentário, Dawkins procura responder à questão de saber como é que a complexidade e variedade da vida surgiram sem a intervenção de um criador divino.

Na parte III do documentário, Dawkins estende a problemática da evolução ao ser humano. Analisa como o Homem está sujeito aos mesmos processos dos outros seres e, simultaneamente, se liberta dos condicionalismos impostos pela Natureza. A evolução do cérebro humano e a da linguagem permitiu ao Homo Sapiens Sapiens pensar e agir intencionalmente, bem como criar propositadamente.

Afinal, “ironicamente, as coisas que nos libertaram dos nossos genes foram também resultado da selecção natural”.

Poderá ver as duas partes restantes no You Tube, nos seguintes endereços:

http://www.youtube.com/watch?v=lFohyb3DmSs (parte 2/3) e http://www.youtube.com/watch?v=5Oz6ry7K0ww (parte 3/3).

EVOLUTION (episode 1): "Darwin's Dangerous Idea", by PBS/Nova