EM TORNO DA EVOLUÇÃO

Uma página da autoria de Marina I. Ramos dos Santos, dedicada à aprendizagem e à reflexão em torno da temática da Evolução.

Bookmark and Share

Uma celebração da diversidade das formas de vida...

«There is a grandeur in this view of life, with its several powers, having been originally breathed into a few forms or into one;   and that whilst this planet has gone cycling on according to the fixed law of gravityfrom so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have beenand are beingevolved.
»

(excerto de “A Origem das Espécies por meio de selecção natural , ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida”, da autoria  de Charles Darwin, 1859 )



                  É com esta frase que termina a 1ª edição da mais importante e influente obra de Darwin,  publicada em 1859,   a qual poderá ser traduzida como «Há uma grandiosidade nesta perspectiva da vida com os seus vários poderes, que foi originalmente dada a poucas formas de vida ou a uma só, e que - enquanto este planeta anda à volta de acordo com a lei fixa da gravidade - a partir de um princípio tão simples, infinitas formas de grande beleza e muito maravilhosas evoluíram e estão a evoluir».
              Na frase de Darwin, a temática da "descendência com modificação" surge numa fórmula condensada em que um potencial desencantamento do mundo e, sobretudo, da vida, introduzido pela perspectiva científica, não retira contudo a «grandiosidade» ao objecto em estudo. Outrossim, reafirma-se o poder da vida e o seu singelo início, a partir de «uma» ou «poucas formas de vida» - concedendo-se em edições posteriores (a partir da 2ª edição da obra) que o "pontapé de saída" tenha sido dado por Deus. Darwin sublinha a acção contínua da evolução enquanto força motriz responsável pela diversidade das formas de vida na Terra, formas estas valorizadas como «de grande beleza e muito maravilhosas», tanto mais que são seres improváveis não impelidos por qualquer desígnio.
         Tal constituirá o mote para o desenvolvimento deste trabalho, cujo significado será posteriormente explorado nas "salas" do museu virtual.


Um site de referência: "Understanding Evolution" da Universidade de Berkeley, disponível em http://evolution.berkeley.edu/


Figura: Jardim em Bath, no âmbito das comemorações do ano da Biodiversidade
          (fonte: www.worldislandinfo.com)






Figura:Charles Darwin (1809-1882)








Da mesma universidade, um outro site muito didáctico sobre a natureza, os processos e os critérios de demarcação da Ciência, disponível em