Aula 01.02

PLANO DE AULA

Elio de Almeida Borghezan

Acadêmico de Biologia ICB-UFAM

Instituição: CEJA – Agenor Ferreira Lima

Disciplina: Biologia Professor: Elio de Almeida Borghezan

Série: Módulo Ensino: médio Tempo de aula: 2

Tema Gerador:

Tema Estruturador: Qualidade de vida das populações humanas.

Conteúdo: Componentes orgânicos e inorgânicos das células: água, sais minerais, carboidratos, vitaminas e lipídeos.

Estratégia: Relacionar a falta e/ou excesso de sais minerais, vitaminas, carboidratos e lipídeos a eventuais doenças.

Procedimento: Falar dos componentes orgânicos e inorgânicos das células e suas funções para a estruturação e metabolismo celular. Mostrar que estes componentes têm funções e relatar patologias relacionadas com a deficiência ou excesso dos mesmos.

Recurso: Pincel, quadro branco, material complementar (roteiro de aula e texto).

Competência/habilidade: Competência 4 = compreender interações entre organismo e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características e individuais.

Habilidade 14 = Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Objetivo: Reconhecer e entender que os constituintes celulares tem funções estruturadoras e metabólicas para o funcionamento celular e relacionar patologias com a falta ou excesso dos mesmos.

Avaliação: Ficha de avaliação.

Roteiro (Teoria Celular) - 2013

Teoria celular – todos os seres são formados de células

Célula e componentes celulares

Seres procariontes e eucariontes

Seres unicelulares e pluricelulares

Câncer – alterações que o desencadeiam

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acumulo de células cancerosas).

Uma das causas do câncer são ataques de vírus, isso porque os vírus sempre precisam de uma célula para poder replicar seu material genético, produzindo cópias de si mesmo. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma célula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reprodução podendo infectar células eucarióticas (de animais, fungos, vegetais) e procarióticas (de bactérias).

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver e esta associado ao HPV (papilomavírus humano). Inicialmente o vírus (HPV) infecta as células no colo do útero e começa a realizar alterações celulares, afetando o material genético presente no núcleo celular,essas alterações podem se manifestar de forma de pequenas lesões (feridas) no colo do útero e podem desencadear o aparecimento de tumores formando o câncer. Essas lesões são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica.