MODELO LAUDO CA PANCREAS
Lesão expansiva infiltrativa, sólida, na porção posterior da cabeça pancreática, com limites imprecisos, apresentando hipossinal em T1, leve hipersinal em T2, com leve restrição na sequência difusão, apresentando realce heterogêneo e periférico pelo meio de contraste endovenoso, medindo 3,4 x 2,5 cm x 2,4 cm , com características de neoplasia primária.
Adjacente a lesão, identifica-se linfonodomegalia retroperitoneal, medindo no plano axial 2,1cm x 1,5cm, apresentando íntimo contato com a veia cava superior em cerca de 180º, no entanto sem sinais de trombo em seu interior.
Não há evidência de envolvimento arterial ou venoso, inclusive do tronco celíaco e artéria mesentérica superior e seus ramos, que encontram-se pérvias e com plano de clivagem com a lesão.
Não se identifica alteração de sinal da gordura peripancrática.
Dilatação das vias biliares intra e extra hepáticas, com o ducto biliar direito e esquerdo medindo 1,1cm, o ducto colédoco mede 1,4cm .
Observa-se dilatação do ducto pancreático principal com 0,7cm e de ductos pancreáticos secundários.
Vesícula biliar hidrópica, com paredes preservadas.
Fígado de dimensões normais, apresentando cistos simples, no segmento VII, com 1,0cm e outros dois no segmento VII, com 0,7cm e 0,5cm. Observa-se ainda, área de realce, identificado somente na fase tardia, com 1,0 cm, no segmento VII, inespecífica.
Baço de configuração anatômica.
Glândulas adrenais preservadas.
Rins de dimensões normais, parênquimas preservados e ausência de pieloectasia.
Presença de cistos corticais simples, bilateralmente, o maior à direita, no terço médio, com 1,3cm e no rim esquerdo, também no terço médio, com 2,3cm, sem realçe (Bosniak I).
Aorta abdominal de calibre normal e pérvia.
Ausência de ascite.
Estrutura óssea com sinal preservado.
Impressão diagnóstica:
Lesão expansiva na cabeça pancreática, sugestiva de neoplasia primária.
Não se observa comprometimento das estruturas vasculares adjacentes.
Dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas e do ducto pancreático.
Linfonodomegalia peripancreática.
Vesícula biliar hidrópica.
Cistos hepáticos.
Cistos renais simples (Bosniak I).