FIES, PROUNI e SISU
O FIES, o PROUNI e o SISU são programas do governo federal que visam facilitar o acesso ao ensino superior no Brasil. Eles usam a nota do ENEM como critério de seleção e oferecem diferentes benefícios aos estudantes.
O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, que permite financiar as mensalidades de cursos em faculdades particulares, com juros baixos e prazos longos. Para participar do FIES, é preciso ter feito o ENEM a partir de 2010, com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
O PROUNI é o Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares. Para concorrer ao PROUNI, é preciso ter feito a última edição do ENEM, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação. Também é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. A renda familiar bruta mensal deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa para bolsas integrais e de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais.
O SISU é o Sistema de Seleção Unificada, que usa a nota do ENEM para preencher vagas em universidades públicas. O SISU substituiu o vestibular tradicional em muitas instituições federais e estaduais. Para se inscrever no SISU, é preciso ter feito a última edição do ENEM e obtido nota maior do que zero na redação. Cada curso tem uma nota mínima exigida, que varia conforme a demanda e a concorrência. Os candidatos podem escolher até duas opções de curso e são selecionados de acordo com a ordem decrescente das notas.