Data de postagem: Mar 09, 2011 6:31:20 PM
Publicada em 03 de março de 2011 às 16h30
A Macworld acompanhou de perto ontem o lançamento do iPad 2, em São Francisco, Califórnia. Como de costume, logo após o evento, tivemos uma chance de brincar um pouco com o produto e testar as novidades.
Para nossa surpresa, ele foi apresentado por ninguém menos do que Steve Jobs, que foi muito bem recebido pela plateia. Reveja este momento neste vídeo.
O iPad 2 chega ao mercado norte-americano no dia 11 de março e terá 8.8mm de espessura (33% mais fino que o modelo anterior), com processador A5 dual core de 1GHz, câmera frontal com resolução VGA, câmera traseira capaz de gravar vídeos em alta definição e sistema operacional iOS 4.3.
Juntamente com o lançamento do iPad 2 foi anunciada uma nova versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 4.3. Steve Jobs, que surpreendeu a todos ao aparecer no palco durante o evento, deu lugar a Scott Forstall, vice presidente de desenvolvimento do iOS na Apple, que detalhou as novidades.
O primeiro ponto destacado por Forstall foi a melhoria no desempenho do Safari, que recebeu o motor gráfico Nitro Javascript, originalmente do Mac OS X, tornando o processamento de scripts em Javascript duas vezes mais rápido. Em seguida, foi apresentado o iTunes home sharing, que permite que conteúdos multimídia, armazenados no computador do usuário, sejam transmitidos diretamente para o dispositivo iOS via streaming por Wi-Fi, além de alguns aperfeiçoamentos no AirPlay.
Outra recurso muito esperado pelos usuários é a ferramenta de tethering, que permite que os usuários utilizem o dispositivo móvel como hostpot Wi-Fi, compartilhando uma conexão 3G via Wi-Fi. Por enquanto, essa opção só está disponível no iPhone 4.
iOS 4.3: sistema liberou a esperada opção para transformar dispositivo em hotspot Wi-Fi
Novos aplicativos
A chegada de duas câmeras ao iPad possibilitou que o aparelho suportasse o FaceTime, app de vídeochamadas da Apple. O usuário pode se conectar não só com outros dispositivos móveis como iPhone, iPod touch de quarta geração e iPads novos, mas também fazer videoconferências com Macs.
O Photo Booth, aplicativo de webcam para Mac também ganhou uma versão para iPad, para que o usuário possa tirar e editar fotos feitas com a webcam, alterando os efeitos com movimentos dos dedos. O famoso editor de vídeos da Apple, o iMovie, também ganhará versão portátil. Com recursos como um editor de precisão e gravação em multicanais, Steve Jobs afirmou que o app “não é um brinquedo” e que é realmente possível fazer edições "a sério" na aplicação, além da possibilidade de compartilhar os filmes em HD nos sites mais populares como YouTube e Facebook ou exportá-los para o iTunes.
Na versão para iPad, usuário pode utilizar comandos multitouch para tocar os instrumentos
O lado musical da Apple não foi deixado de lado, e o GarageBand fez sua estreia com o iPad 2. Com instrumentos touch, há uma boa diversidade de efeitos, canais de gravação e amplificadores para guitarra, além da possibilidade de plugar a guitarra no tablet e utilizar o app para gravar suas próprias músicas, que podem ser passadas para a versão do aplicativo no Mac. No evento também foram mostrados o modo de bateria e de piano, com uma interface muito ágil e com boa resposta.
Enquanto o FaceTime é gratuito e já está disponível para download, o iMovie e o GarageBand irão custar cinco dólares cada, e estarão disponíveis a partir do dia 11/03, dia da liberação da nova versão do sistema operacional, o iOS 4.3. E donos do primeiro iPad não precisam se preocupar, pois os aplicativos também rodam nele.
O iPad estará disponível também a partir desta data, porém ainda não há previsão de quando a nova versão do tablet deve chegar no Brasil.