Samuel Nunes Morais
Kauann Santos
Curupira
Descrevem o Curupira como um menino de cabelos vermelhos, corpo coberto de pelos e pés voltados para trás. O caçador deve ter prudência de matar apenas o indispensável as suas necessidades. Ai de quem matar por gosto, fazendo estragos inúteis; de quem atira em animais que estão para ter crias de quem despedaçar cruelmente os filhotes!Para todos eles o Curupira é um inimigo terrível! Esses caçadores malvados são perseguidos lubridiados e martilizados pelo pequenino deus.
Quando não morrem ficam abobalhados para sempre. Nunca mais podem caçar. O Curupira é um menino que não deixa matar os animais da floresta. Com o seu assobio os animais vêm até ele... E os homens fugem dele. Mas ele tem um coração como todo mundo. O Curupira é deus protetor das matas. A floresta e todos os que nela habitam estão sob sua vigilância. Por isso antes das grandes tempestades, ouvi-se batatida nos trocos das árvores é o Curupira verificado se elas podem resistir ao furacão que se avizinha para, em caso contràrio, avisar os moradores da mata do perigo.
Historinha feita para o Portal Encantado da Telemar, um serviço que disponibilizava um número para as pessoas ligarem e ouvirem historinhas do folclore brasileiro. São várias. Essa é a do Curupira. A imagem é do cartão da Série Lendas do Folclore, que fiz para a Telemar.
Veja aqui como os colegas argentinos contaram a história do Curupira:
http://www.scribd.com/doc/31747151/Curupira-titeres
Palavras que aprendemos em espanhol
AEROPORTO-AEROPUERTO
AVIÃO-ÁVIÓN
PILOTO-AVIADOR
AEROMOÇA-AZAFATA
ALMOÇO-ALRNUERZO
CAFÉ DA MANHÃ-CAFÉ DE LA MANANÑA
JANTAR-CENA
BANCO-DANCO
CINTO DE SEGURANÇA-CINTODE SECURITÁ
RÁDIO-RADIO
ASSENTO-ASIENTO
CARDAPIO-MENÚ
ENTRADA- GATE-PORTÃO DE ENTRADA
SAIDA-SALIDA