pRACTICE mAKES Perfect

Aprender inglês é, nos dias de hoje, uma necessidade. No entanto, alguns alunos revelam muitas dificuldades na aprendizagem desta língua. Uns porque não gostam ou porque acham que não vão conseguir, outros porque efectivamente tiveram ou têm dificuldades em acompanhar o ritmo de aprendizagem dos restantes colegas, porque tiveram más experiências de aprendizagem, outros ainda porque não querem ter trabalho.

Certo é que, sem trabalho, nada se consegue. Qualquer que seja a tua situação, gostaria de te sugerir que reflectisses um pouco sobre a importância do inglês, enquanto linguagem de comunicação internacional, musical, cinematográfica, turística, e, não menos importante, enquanto instrumento de desenvolvimento das tuas próprias competêncais e capacidades.

De seguida, incentivar-te a planeares o teu tempo de forma a dedicares semanalmente tempo de estudo para o Inglês, de forma regular e sistemática.

Por último, fornecer-te alguns instrumentos que te ajudem a lidar com as dificuldades e disponibilizar-me para te orientar na sua exploração.

Mão à obra?

A aprendizagem e interiorização de vocabulário é de facto importante

Alguns sites para treinares o vocabulário e ganhares auto-confiança

A aprendizagem de uma língua faz-se praticando

Neste site, http://www.letshavefunwithenglish.com/native_speakers.html, encontras vários tópicos, com perguntas orientadoras. Utiliza-os para:

    • Treinares a tua expressão escrita

    • Treinares a tua expressão oral

A aprendizagem de uma língua faz-se com prazer

A aprendizagem de uma língua faz-se pela repetição.

Ouvir repetidamente frases, expressões e palavras, ouvir diálogos, cenas de filmes e canções ajuda a memorização de vocabulário e a interiorização de estruturas.

Sugiro que acedas ao site "Real English" (http://www.real-english.com/new-lessons.asp) e explores os recursos disponibilizados. A utilização é completamente gratuita, e poderás rever ou sistematizar conhecimentos básicos, quer a nível de comunicação, quer a nível de vocabulário, quer a nível gramatical. O site está organizado por lições, e cada lição te permite ver, ouvir e gravar e ouvir a tua própria voz. Todas as lições têm como ponto de partida um vídeo, acompanhado de exercícios de compreensão e de pronúncia. Para treino da audição e da pronúnica, a primeira visualização deve ser feita sem legendas. Somente depois de realizares os exercícios deves ver o vídeo com legendas.

The Flatmates (http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/flatmates/episode01/index.shtml) é uma secção do site da BBC Learning English que apresenta semanalmente situações vividas por um grupinho de amigos que partilha o mesmo apartamento. Os diálogos são curtos e de fácil compreensão. Além disso, podes fazer download do ficheiro áudio em mp3 para praticares sempre que quiseres. São vários episódios, que te permitem adquirir ou lembrar vocabulário e actos de fala do quotidiano.

A aprendizagem de uma língua faz-se pela análise da sua estrutura

A aprendizagem da gramática não deve ser vista como um fim em si mesmo, mas a análise da estrutra frásica da língua inglesa e a aprendizagem e treino das regras gramaticais ajudam a compreender melhor a forma de funcionamento da língua e a sistematizar conhecimentos. Para além do material disponibilizado nas aulas e no manual, podes recorrer a sites diversos que, para além de explicações e exemplos, te permitem ainda a realização de exercícios, com feedback imediato. A oferta é imensa, deixo-te aqui algumas sugestões:

Mais? Procura aqui: http://www.englisch-hilfen.de/en/