Esse material tem por objetivo ensinar lógica de programação. Ele é composto de vários exercícios resolvidos e comentados e apresenta de forma clara os passos necessários à solução dos problemas. Ele retrata a experiência do autor como instrutor nos cursos de lógica e linguagens de programação. Todos os exercícios são executáveis através do interpretador de algoritmos Hall, desenvolvido pelo autor. Aliás, este é um ganho significativo com relação ao ensino tradicional, o qual usa apenas lápis e papel na solução de algoritmos. O aluno é inserido desde o início no processo de desenvolvimento de programas, o qual reflete de modo transparente, a forma profissional como atualmente são desenvolvidos os sistemas de informação. Hall, o interpretador, embora ainda um software em desenvolvimento, atende aos requisitos da programação estruturada e já cobre todos os tópicos do curso básico de lógica de programação, a saber:
- Tipos primitivos de dados
- Estruturas de controle
- Instruções de salto
- Vetores
- Matrizes
- Registros
- Conjuntos
- Tratamento de arquivos
- Modularização de programas
Hall conta também com um rico conjunto de funções de biblioteca classificadas em:
- Funções de interface
- Funções matemáticas
- Funções para o tratamento de cadeias
- Funções para o tratamento de arquivos
O módulo para o tratamento das estruturas de dados avançadas está sendo desenvolvido e, em breve, o interpretador atenderá ao curso completo de lógica de programação atendendo aos níveis básico e avançado. As estruturas de dados avançadas abrangem os seguintes tópicos:
- Pilhas
- Filas
- Listas
- Árvores
- Grafos
Naturalmente que, por tratar-se de um software em desenvolvimento, alguns bugs ainda não foram completamente corrigidos. Particularmente, em alguns casos específicos de algoritmos, alguns bugs com as instruções de salto (interrompa, continue e retorne) ainda persistem.
O interpretador deve ser utilizado a nível educacional e o autor espera que, o material disponível no site juntamente com o interpretador venha realmente a contribuir para a sua formação educacional e profissional.
Bom proveito !
Feci quod potui, faciant meliora potentes
(Fiz o que pude, façam melhor os que puderem)
Fernando Paim