B. CELEBRAÇÃO DA VIDA
Capítulo 7
O batismo
1 Quanto ao batismo, procedam assim: Depois de ditas todas essas coisas, batizem em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
2 Se você não tem água corrente, batize em outra água; se não puder batizar em água fria, faça-o em água quente.
3 Na falta de uma e outra, derrame três vezes água sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
4 Antes do batismo, tanto aquele que batiza como aquele que vai ser batizado~ e se outros puderem também, observem ojejum. Aquele que vai ser batizado, você deverá ordenar jejum de um ou dois dias.
Capítulo 8
O jejum e a oração
1 Que os jejuns de vocês não coincidam com os dos hipócritas. Eles jejuam no segundo e
no quinto dia da semana. Vocês, porém, jejuem no quarto dia e no dia da preparação.
2 Não rezem como os hipócritas, mas como o Senhor ordenou no seu Evangelho. Rezem assim: "Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia, perdoa a nossa divida, assim como também nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o poder e a glória para sempre".
3 Rezem assim três vezes por dia.
Capítulo 9
A celebração eucarística
1 Celebrem a Eucaristia deste modo:
2 Digam primeiro sobre o câlice: «Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da santa vinha do teu servo Davi, que nos revelaste por meio do teu servo Jesus. A ti a glória para sempre".
3 Depois digam sobre o pão partido: «Nós te agradecemos, Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste por meio do teu servo Jesus. A ti a glória para sempre.
4 Do mesmo modo como este pão partido tinha sido semeado sobre as colinas, e depois recolhido para se tornar um, assim também a tua Igreja seja reunida desde os confins da terra no teu reino, porque tua é a glória e o poder, por meio de Jesus Cristo, para sempre".
5 Ninguém coma nem beba da Eucaristia, se não tiver sido batizado em nome do Senhor, porque sobre isso o Senhor disse: "Não dêem as coisas santas aos cães".
Capítulo 10
Agradecimento depois da eucaristia
1 Depois de saciados, agradeçam deste modo:
2 Nós te agradecemos, Pai santo, por teu santo Nome, que fizeste habitar em nossos corações, e pelo conhecimento, pela fé e imortalidade que nos revelaste por meio do teu servo Jesus. A ti a glória para sempre.
3 Tu, Senhor Todo-Poderoso, criaste todas as coisas por causa do teu Nome, e deste aos homens o prazer do alimento e da bebida, para que te agradeçam. A nós, porém, deste uma comida e uma bebida espirituais, e uma vida eterna por meio do teu servo.
4 Antes de tudo, nós te agradecemos porque és poderoso. A ti a glória para sempre.
5 Lembra-te, Senhor, da tua Igreja, livrando-a de todo o mal e aperfeiçoando-a no teu amor. Reúne dos quatro ventos esta Igreja santificada para o teu reino que lhe preparaste, porque teu do poder e a glória para sempre.
6 Que a tua graça venha, e este mundo passe. Hosana ao Deus de Davi. Quem é fiel, venha; quem não é fiel, converta-se. Maran atá, Amém."
7 Deixem os profetas agradecer à vontade.
C. VIDA COMUNITÁRIA
Capítulo 11
Verdadeiros e falsos pregadores
1 Se alguém vier até vocês ensinando tudo o que foi dito antes, deve ser acolhido.
2 Mas se aquele que ensina for perverso e expuser outra doutrina para destruir, não lhe dêem atenção. Contudo, se ele ensina para estabelecer a justiça e o conhecimento do Senhor, vocês devem acolhê-lo como se fosse o Senhor.
3 Quanto aos apóstolos e profetas, procedam conforme o princípio do Evangelho.
4 Todo apóstolo que vem até vocês seja recebido como o Senhor.
5 Ele não deverá ficar mais que um dia ou, se for necessário, mais outro. Se ficar por três dias, é um falso profeta.
6 Ao partir, o apóstolo não deve levar nada, a não ser o pão necessário até o lugar em que for parar. Se pedir dinheiro, é um falso profeta.
7 Não coloquem à prova nem julguem um profeta que em tudo fala sob inspiração, pois todo pecado será perdoado, mas esse não será perdoado.
8 Nem todo aquele que fala inspirado é profeta, a não ser que viva como o Senhor. É assim que vocês reconhecerão o falso e o verdadeiro profeta.
9 Todo profeta que, sob inspiração, manda preparar a mesa, não deve comer dela. Caso contrário, trata-se de um friso profeta.
10 Todo profeta que ensina a verdade, mas não pratica o que ensina, é um falso profeta.
11 Todo profeta comprovado e verdadeiro, que age pelo mistério terreno da Igreja, mas não ensina a fazer como ele faz, não será julgado por vocês, Ele será julgado por Deus. Assim também fizeram os antigos profetas.
12 Se alguém disser sob inspiração: "Dê-me dinheiro" ou qualquer outra coisa, não o escutem. Contudo, se ele pedir para dar a outros necessitados, então ninguém o julgue.
Capítulo 12
Hospitalidade com discernimento
1 Acolham todo aquele que vier em nome do Senhor. Depois, examinem para conhecê-lo, pois vocês têm juízo para distinguir a esquerda da direita.
2 Se o hóspede estiver de passagem, dêem-lhe ajuda no que puderem; entretanto, ele não permanecerá com vocês, a não ser por dois dias, ou três, se for necessário.
3 Se quiser estabelecer-se com vocês e tiver uma profissão, então trabalhe para se sustentar.
4 Se ele, porém, não tiver profissão, procedam conforme a prudência, para que um cristão não viva ociosamente entre vocês.
5 Se ele não quiser aceitar isso, é um comerciante de Crista Tenham cuidado com essa gente.
Capítulo 13
Sustentação do profeta
1 Todo verdadeiro profeta que queira estabelecer-se entre vocês é digno do seu alimento.
2 Da mesma forma, também o verdadeiro mestre é digno do seu alimento, como todo operário.
3 Por isso, tome os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da eira, dos bois e das ovelhas, e os dê para os profetas, pois eles são os sumos sacerdotes de vocês.
4 Se, porém, vocês não têm nenhum profeta, dêem aos pobres.
5 Se você fizer pão, tome os primeiros e os dê conforme o preceito.
6 Da mesma forma, ao abrir uma vasilha de vinho ou de óleo, tome a primeira parte e a dê aos profetas.
7 Tome uma parte do seu dinheiro, da sua roupa e de todas as suas posses, conforme lhe parecer oportuno, e os dê conforme o preceito.
Capítulo 14
A celebração dominical
1 Reunam-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecer, depois de ter confessado os pecados, para que o sacrifício de vocês seja puro.
2 Aquele que está de briga com seu companheiro, não poderá juntar-se a vocês antes de se ter reconciliado, para que o sacrifício que vocês oferecem não seja profanado.
3 Esse é o sacrifício do qual o Senhor disse: "Em todo lugar e em todo tempo, seja oferecido um sacrifício puro, porque eu sou um grande rei, diz o Senhor, e o meu Nome é admirável entre as nações".
Capítulo 15
A vivência comunitária
1 Escolham para vocês bispos e diáconos dignos do Senhor. Eles devem ser homens
mansos, desprendidos do dinheiro, verazes e provados, porque eles também exercem para vocês o ministério dos profetas e dos mestres.
2 Não os desprezem, porque entre vocês eles têm a mesma dignidade que os profetas e mestres.
3 Corrijam-se mutuamente, não com ódio, mas com paz, como vocês têm no Evangelho. E ninguém fale com nenhuma pessoa que tenha ofendido próximo; que essa pessoa não escute nenhuma palavra de vocês, até que se tenha arrependido.
4 Façam suas orações, esmolas e todas as ações, da forma que vocês têm no Evangelho de nosso Senhor.
Veja também: http://sites.google.com/site/ccchurchbrasil/perseverar-ate-o-fim