Data de publicação: Jan 07, 2011 6:33:35 PM
Informação de 6 e 7 de Janeiro de 2011. Circular a todos os Estudantes de Estudos Asiáticos
Estimados Alunos
1 - Para evitar algumas coincidências de horário prejudiciais à frequência de disciplinas do 2º semestre de Estudos Asiáticos, foi necessário alterar a hora de uma cadeira num dos dias do seu funcionamento: “Chinês IV” passa para as 12-14h de 2ªf, mantendo o horário que tem às 4ªf (14-16h).
2 - A disciplina de 2º semestre “A China Imperial e Contemporânea” será assegurada pela
Dr. Elisabetta Colla, especialista nesta matéria, em substituição do Prof. Moisés Fernandes.
3 – As disciplinas de “Chinês V” e “Chinês VI” serão asseguradas pela Dr. Hou Ying, com colaboração da Dr. Wang Jiangmei nas Técnicas de Tradução de Língua-Chinês.
Solicitou-se aos Serviços Académicos a rápida divulgação destas alterações no horário de Estudos Asiáticos (incluindo Dep. História e Web), com indicação interna sobre uma isenção de encargos financeiros por parte dos estudantes que venham a necessitar de alterar a sua inscrição em virtude destas novas disponibilidades conseguidas.
NB - Se não receberam este email ou tiverem alguma questão a colocar, escrevam para a direcção do curso pedindo o esclarecimento ou uma marcação de reunião: ml.garciacruz@kanguru.pt
Recomendações em caso de sobreposição de disciplinas:
Normalmente os alunos verificam as anomalias da sua inscrição pouco tempo depois de inscritos e rectificam-nas então. Isto não impede que algum caso, devidamente justificado, possa ser apresentado posteriormente e resolvido por despacho da Direcção do curso.
Na montagem dos Horários, realizada nos Serviços Académicos da FLUL em época própria, procura-se evitar quanto possível sobreposições de cadeiras. Nem sempre se consegue pleno sucesso uma vez que há naturalmente muitas disciplinas oferecidas cada ano e condicionalismos de salas e de serviço docente. Boa parte dos professores de Estudos asiáticos, dada a interdisciplinaridade do Curso, lecciona em diferentes Departamentos e Instituições.
Exemplos: Os diferentes níveis de Chinês têm horário coordenado com os do Instituto Confúcio; há cadeiras obrigatórias e opcionais a coordenar com o IGOT e com o CCCM; outras opções, eventualmente coincidentes no dia e hora desde a publicação do horário no início do ano lectivo, não podem sofrer alteração em virtude da absoluta indisponibilidade dos docentes para outro horário.
Nestas circunstâncias, normais numa Instituição de Ensino Superior de grande dimensão como a FLUL, a Direcção de Estudos Asiáticos recomenda:
1 – as línguas asiáticas escolhidas como Língua A, B, etc., devem ser frequentadas a 100%. Alguma disciplina de outro grupo com horário parcialmente sobreposto só deve ser escolhida se o estudante conseguir inscrever-se nela em regime especial de avaliação conforme definido pela FLUL. Recomenda-se uma consulta ao respectivo docente.
2 – Escolher em alternativa a qualquer cadeira sobreposta outras optativas de diferentes grupos dentro do curso e opções oferecidas por outros cursos.
O aluno de Estudos Asiáticos só tem como limite o número de inscrições possíveis por semestre e a precedência das línguas. A sua meta é garantir o número total de créditos necessários à obtenção do grau de Licenciatura, podendo escolher desde o 1º ano disciplinas de grupos diferentes e opções livres.
Há uma natural rotação de disciplinas de opção a funcionar cada ano de forma a garantir aos estudantes uma margem de segurança para a obtenção dos créditos necessários sem abdicar da escolha de um itinerário mais individualizado.
Com os meus melhores cumprimentos
Maria Leonor García da Cruz
Directora de Estudos Asiáticos, FLUL