Nota biobibliográfica EAs.FLUL 2010
Elisabetta Colla
Nascida em Kigali (Rwanda), obteve o mestrado (Laurea) em Línguas e Literaturas Orientais pela Universidade Ca’ Foscari em Veneza em 1995. Em 1993 obtivera os diplomas de Língua e Cultura Chinesas (nível C e D) pelo Instituto de Línguas de Beijing – Yuyan Xueyuan. Trabalhou como intérprete e tradutora na Província do Henan (Xiaolangdi), onde residiu por mais de um ano, continuando esse trabalho na província do Sichuan (Ertan) por outro ano.
Em Portugal desde 1999, obtém uma pós-graduação em China Moderna pelo IE-ISCSP (Universidade Técnica de Lisboa), um Mestrado em Estudos Asiáticos pela FLUP (Universidade do Porto) e está prestes de concluir o seu Doutoramento em Estudos de Cultura na FCH (Universidade Católica de Lisboa), com a tese Xiangshan Xianzhi: Fontes Locais chinesas para uma história cultural de Macau (1661-1796. Nela utiliza uma abordagem interdisciplinar onde a análise textual das fontes se desenvolve no mesmo plano de um estudo iconográfico e simbólico.
No seu percurso académico estudou ainda arte italiana desde as suas raízes greco-romanas até o seu desenvolvimento na cultura europeia e debruçou-se ainda sobre a arte chinesa e japonesa abordando tópicos como a influência dos padrões artísticos chineses no Extremo Oriente e a influência do budismo na arte chinesa. Além do chinês clássico e moderno, estudou alemão e inglês, fala francês e tem conhecimentos básicos de japonês e espanhol.
Nos últimos anos tem participado em várias conferências (nacionais e internacionais) e tem publicado artigos e participado ainda em monografias internacionais. Actualmente encontra-se ligada ao Centro Científico e Cultural de Macau, I.P., assim como ao Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (FCH-UCP), leccionando no Curso de Licenciatura em Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Disciplinas a leccionar em Estudos Asiáticos
2010/2011
Introdução às Literaturas Asiáticas
Arte Asiática (com Vítor Serrão)
A China Imperial e Contemporânea
Em 2010-11 colaborou na leccionação de Fontes e Métodos dos Estudos Asiáticos.