Maria Leonor García da Cruz

Nota biobibliográfica 2010

Maria Leonor García da Cruz

Professora Doutorada, membro da Comissão Científica do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especializou-se em História Moderna, Teoria da História e História da Expansão. Integra a partir de 2009 a Comissão Científica de Estudos Asiáticos e desde 2010 a Comissão Consultiva do Instituto David Lopes de Estudos Árabes e Islâmicos da mesma Faculdade. Foi Coordenadora Sócrates-Erasmus da Área de História. Desde Dez. 2009 é Directora do Curso de Estudos Asiáticos.

Investigadora-membro do Centro de História da FLUL (Linha Mundos Novos), onde desenvolve dois projectos de investigação, e do Instituto Histórico Infante D. Henrique/FLUL, é também membro da Associação Portuguesa do Orientalismo, da National Geographic Society em Portugal e membro efectivo da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Orienta na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa teses de mestrado e de doutoramento, bem como projectos de pós-doutoramento em História Moderna e em História da Expansão (África, América e Ásia). Coordena dois Projectos de investigação apoiados pelo CH/ FLUL: um sobre FAZENDA - a orgânica da administração financeira em Portugal e nas áreas ultramarinas durante o período moderno, com arranque no Estudo de Doutoramento A Governação de D. João III: a Fazenda real e os seus Vedores (CHUL, 2001) e participação em Congressos sobretudo em Portugal e em França. O segundo Projecto, sobre a IMAGÉTICA na Época Moderna, originou desde 2005 três colóquios internacionais, três seminários, um Encontro de Verão, publicações e debates que se desenvolvem com investigadores e centros da Universidade de Lisboa e de fora desta. Tem privilegiado a transversalidade temática e a interdisciplinaridade dos estudos, assim como a reflexão sobre representações e construções identitárias na América e na Ásia.

Tem publicado estudos sobre a sociedade portuguesa da Expansão, as mentalidades e formas de mediação social na Lisboa quinhentista, discursos de Gil Vicente e de outros autores que do séc. XVI ao XIX fizeram leituras críticas da Expansão. Tratou ainda das relações Portugal-Marrocos (MA), das controvérsias nos meios políticos portugueses sobre a preferência de investimento em Marrocos versus Oriente, dos Fumos da Índia. Os projectos que coordena levaram-na a estudos sobre consciencialização e reforma económica em Portugal e no Império, jurisdições no Brasil, pensamento político e relações institucionais e financeiras, reflectindo sobre identidade nacional, crime de lesa-majestade, relações entre poder real e Inquisição, nos séculos XVI-XVII. Nos Debates Imagética de 2009/10 privilegiou nas suas intervenções a abordagem da questão das identidades, de povos e de comunidades, da Ásia. Diversos especialistas foram chamados a debater posições conceptuais e metodológicas sobre a problemática escolhida.

ml.garciacruz@kanguru.pt

http://www.fl.ul.pt/pessoais/mlgc/

Disciplinas de Licenciatura a leccionar em 2010/2011:

em História:

História dos Descobrimentos e da Expansão

História Moderna (Economia e Sociedade)

em Estudos Asiáticos:

História da Expansão Europeia na Asia - s. XV-XIX

Seminários de Pós-Graduação (2º e 3º ciclos) a leccionar em 2010/ 2011:

em História:

História do Atlântico (com José Horta) - S1

História da Ásia: temas e perspectivas (coord.) - S1

Economia e Sociedade da Época Moderna - S2

História da Expansão Portuguesa e Europeia - S2