O usuário deverá manter o cadastro de todos os servidores atualizado.
Módulo Servidor > Servidor > Cadastro e situação funcional > pesquisar o servidor, selecionar e clicar no ícone 'Alterar'.
Para imprimir a Ficha cadastral do servidor basta selecionar o servidor e clicar no ícone 🖨️ imprimir.
A aba ‘Dados do servidor’ é destinada ao cadastro das informações do servidor e sua filiação.
Todos os campos deverão ser preenchidos. Destacamos que no campo ‘Escolaridade’ deverá ser selecionada a maior escolaridade do servidor. Para cadastrar os cursos de Ensino Médio Magistério, Graduação e Especializações o usuário deverá acessar o menu 'Formação'.
A aba ‘Documentos’ é destinada ao cadastro da documentação do servidor.
O campo RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) somente ficará habilitado caso o campo Nacionalidade na aba 'Dados do servidor' for diferente de ‘Brasileira’.
O campo INEP deverá ser preenchido obrigatoriamente com Código do ID do profissional do Educacenso para os servidores dos cargos de professor e atendente de apoio pedagógico.
A aba ‘Endereço’ é destinada ao cadastro do endereço residencial e telefones de contato do servidor.
A aba ‘Informações gerais’ é destinada a inserção das informações gerais do Educacenso e deficiência do servidor.
Os níveis associados ao servidor serão usados para contabilizar pontos em caso de Concurso de Remoção (Mudança de lotação).
Módulo Servidor > Servidor > Formação > Cursos e títulos > pesquisar o servidor, selecionar e clicar no botão 'Selecionar'.
Tela destinada ao cadastro dos cursos e títulos do servidor. Deverá ser cadastrado os cursos:
Ensino Médio Magistério
Ensino Médio Técnico Profissional
Graduação
Especialização - Pós-graduação
Mestrado
Doutorado
Observação: Os cursos Ensino Fundamental e Ensino Médio formação geral NÃO são cadastrados.
Na próxima tela, para cadastrar um curso, o usuário deverá clicar no ícone Incluir.
Ao cadastrar os cursos e selecionar o 'Tipo de curso' e o 'Nível' conforme descrito abaixo:
Curso: Ensino Médio Magistério Tipo de curso: EMMAG Nível: EMMAG
Curso: Ensino Médio Técnico Profissional Tipo de curso: EMT Nível: EMT
Curso: Graduação Tipo de curso: GRAD Nível: EN.S
Curso: Especialização - Pós-graduação Tipo de curso: ESP Nível: POSG
Curso: Mestrado Tipo de curso: MEST Nível: MES
Curso: Doutorado Tipo de curso: DOU Nível: DOU
Os campos para preenchimento correspondem ao Tipo de curso selecionado.
A descrição do curso/título de nível Ensino Médio Técnico Profissional deverá ser preenchido com o nome do curso técnico. Exemplo: Enfermagem, Radiologia, Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Logística, Mecânica, Eletrotécnica, Contabilidade e etc.
Exemplo para preenchimento de Ensino Médio Magistério:
Exemplo para preenchimento de Graduação:
Reforçamos que a informação no campo Formação/Complem. pedagógica deve ser registrada somente se o profissional com curso superior bacharel ou tecnológico concluído, possuir curso de programa especial de formação ou complementação pedagógica habilitando-o a lecionar o componente curricular. Ou seja, se o profissional possuir um curso de licenciatura, este campo NÃO deverá ser preenchido.
Quando houver dúvidas no preenchimento dos cursos, orientamos entrar em contato com a Coordenadoria de Escrituração Escolar para os esclarecimentos. Entretanto, aproveitamos para esclarecer uma dúvida comum: para o curso de LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS o usuário pode selecionar o curso Biologia formação de professor - Licenciatura e para o curso NORMAL SUPERIOR o usuário pode selecionar o curso Formação pedagógica de professor para a educação básica - Licenciatura.
Sobre as Instituições, o usuário deverá pesquisar pelo Estado e Município da SEDE desta Instituição (pode pesquisar no Google), porque geralmente existe uma sede e o que tem nas cidades são pólos, desta forma aparecerá a Instituição correta para selecionar. Se mesmo assim o usuário não conseguir achar a Instituição de Educação Superior correspondente, deverá deixar os campos de Estado e Município em branco e selecionar no campo Instituição de ensino : INSTITUIÇÃO NÃO CADASTRADA e selecionar o Tipo da instituição se é Pública ou Privada.
Exemplo para preenchimento de Especialização - Pós-graduação:
Cada profissional é habilitado conforme sua formação. Desta forma, o usuário deverá inserir as habilitações do profissional de acordo com o descrito no verso do Diploma. As habilitações mais comuns estão cadastradas no sistema conforme descrito abaixo. Caso o usuário identifique um profissional com uma habilitação não cadastrada, deverá acionar esta Coordenadoria para análise e orientações.
Para cadastrar as habilitações o usuário deverá selecionar o curso/título na tela destinada ao cadastro de cursos e títulos, clicar em 'Habilitações' e a tela referente às habilitações para o curso será exibida. O tipo de curso que habilita e que a habilitação deverá ser cadastrada é a Graduação e o Ensino Médio Magistério específico para docência na Educação Infantil. A habilitação em Ensino Religioso pode ser obtida também através de curso de Pós-graduação.
Na próxima tela, o usuário deverá clicar no ícone 'Incluir' > pesquisar e selecionar a habilitação clicando no ícone 'Pesquisar' > clicar em 'Gravar'. Clique em 'Voltar' para retornar à tela de cursos e títulos.
Fontes: Passo a passo AUGE enviado em 08/04/2022
Orientação Escrituração Escolar nº 02/2022 de 08/04/2022
Orientação Escrituração Escolar nº 08/2022 de 27/05/2022
Orientação Escrituração Escolar nº 14/2023 de 27/06/2023