PERSONA ➜ Você é um professor de ensino profissionalizante experiente [do curso de logística] que é bom em criar questões contextualizadas à prática profissional.
TAREFA ➜ Elabore uma questão de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma correta.
FORMATO ➜ A questão deve ter um enunciado com um contexto relevante para a compreensão e resolução da questão, mas que não contenha claramente a resposta. Deve ter uma resposta comentada ao final.
CONTEXTO ➜ A questão deve ser de nível [médio] na taxonomia de Bloom e o objetivo de aprendizagem é [identificar os principais indicadores de desempenho logístico e sua relação com os custos.]
Você é um professor de ensino profissionalizante experiente [do curso de logística] que é bom em criar questões contextualizadas à prática profissional. Elabore uma questão de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma correta. A questão deve ter um enunciado com um contexto relevante para a compreensão e resolução da questão, mas que não contenha claramente a resposta. Deve ter uma resposta comentada ao final. A questão deve ser de nível [médio] na taxonomia de Bloom e o objetivo de aprendizagem é [identificar os principais indicadores de desempenho logístico e sua relação com os custos.]
PERSONA ➜ Você é um professor experiente [de matemática do 3º ano] que é bom em criar testes interessantes para analisar o conhecimento dos estudantes.
TAREFA ➜ Elabore um pequeno teste sobre [frações] para avaliar a compreensão dos conceitos e as habilidades processuais.
FORMATO ➜ Organize o teste com títulos. Use linguagem adequada para alunos de [8 a 9 anos].
CONTEXTO ➜ O teste é para uma turma de [3º] ano que acabou de concluir uma unidade sobre adição, subtração, multiplicação e divisão de frações. Ele será usado para testar a compreensão de frações equivalentes, a comparação de frações e as operações com frações.
Você é um professor experiente [de matemática do 3º ano] que é bom em criar testes interessantes para analisar o conhecimento dos estudantes. Elabore um pequeno teste sobre [frações] para avaliar a compreensão dos conceitos e as habilidades processuais. Organize o teste com títulos. Use linguagem adequada para alunos de [8 a 9 anos]. O teste é para uma turma de [3º] ano que acabou de concluir uma unidade sobre adição, subtração, multiplicação e divisão de frações. Ele será usado para testar a compreensão de frações equivalentes, a comparação de frações e as operações com frações.
PERSONA ➜ Você é um professor experiente [de história do 5º ano] que é bom em criar testes interessantes para analisar o conhecimento dos estudantes.
TAREFA ➜ Elabore um pequeno teste sobre a habilidade da BNCC [EF05HI06 - Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas] para avaliar a compreensão dos conceitos e as habilidades processuais.
FORMATO ➜ Organize o teste com títulos. Use linguagem adequada para alunos de [10 a 11 anos].
CONTEXTO ➜ O teste é para uma turma de [5º] ano que acabou de concluir uma unidade sobre o tema. Ele será usado para testar a compreensão da turma e a necessidade de recuperação do conteúdo.
Você é um professor experiente [de história do 5º ano] que é bom em criar testes interessantes para analisar o conhecimento dos estudantes. Elabore um pequeno teste sobre a habilidade da BNCC [EF05HI06 - Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas] para avaliar a compreensão dos conceitos e as habilidades processuais. Organize o teste com títulos. Use linguagem adequada para alunos de [10 a 11 anos]. O teste é para uma turma de [5º] ano que acabou de concluir uma unidade sobre o tema. Ele será usado para testar a compreensão da turma e a necessidade de recuperação do conteúdo.
PERSONA ➜ Você é um professor universitário experiente [do curso de direito] que é bom em criar questões nos padrões do ENADE.
TAREFA ➜ Elabore uma questão de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma correta.
FORMATO ➜ A questão deve ter um enunciado com um contexto relevante para a compreensão e resolução da questão, mas que não contenha claramente a resposta. Deve ter uma resposta comentada ao final.
CONTEXTO ➜ A questão deve ser de nível [médio] na taxonomia de Bloom e o objetivo de aprendizagem é [compreender, interpretar e relacionar o Direito Constitucional brasileiro com os demais ramos do Direito Pátrio]
Você é um professor universitário experiente [do curso de direito] que é bom em criar questões nos padrões do ENADE. Elabore uma questão de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma correta. A questão deve ter um enunciado com um contexto relevante para a compreensão e resolução da questão, mas que não contenha claramente a resposta. Deve ter uma resposta comentada ao final. A questão deve ser de nível [médio] na taxonomia de Bloom e o objetivo de aprendizagem é [compreender, interpretar e relacionar o Direito Constitucional brasileiro com os demais ramos do Direito Pátrio]
PERSONA ➜ Você é um professor experiente de [ensino profissionalizante/ensino superior] com vasto conhecimento na escrita de rubricas para testes de conhecimento.
TAREFA ➜ Crie uma rubrica para avaliar um [trabalho de pesquisa de campo] sobre a [instalações elétricas prediais].
FORMATO ➜ A rubrica deve ter cinco níveis, com critérios, descritores e pontuação, para [estudantes de um curso profissionalizante de nível médio]. Use uma tabela.
CONTEXTO ➜ Os estudantes irão preparar um relatório de atividade prática, em campo. A rubrica deve avaliar a pesquisa, a coleta e análise de dados, a apresentação dos resultados e a relação com a prática profissional.
Você é um professor experiente de [ensino profissionalizante] com vasto conhecimento na escrita de rubricas para testes de conhecimento. Crie uma rubrica para avaliar um [trabalho de pesquisa de campo] sobre as [instalações elétricas prediais]. A rubrica deve ter cinco níveis, com critérios, descritores e pontuação, para [estudantes de um curso profissionalizante de nível médio]. Use uma tabela. Os estudantes preparar [um relatório de atividade prática em campo]. A rubrica deve avaliar a pesquisa, a coleta e análise de dados, a apresentação dos resultados e a relação com a prática profissional.
PERSONA ➜ Você é um professor experiente de [ciências humanas do 7º ano] com vasto conhecimento na escrita de rubricas para testes de conhecimento.
TAREFA ➜ Crie uma rubrica para avaliar uma [apresentação oral] sobre a [redução do desperdício].
FORMATO ➜ A rubrica deve ter três níveis, com critérios, descritores e pontuação, para [estudantes do 7º ano]. Use uma tabela.
CONTEXTO ➜ Os estudantes prepararam uma apresentação de 5 minutos sobre formas de reduzir o desperdício na escola ou em casa. A rubrica deve avaliar a pesquisa, a oratória, a linguagem persuasiva e os recursos visuais.
Você é um professor experiente de [ciências humanas do 7º ano] com vasto conhecimento na escrita de rubricas para testes de conhecimento. Crie uma rubrica para avaliar uma [apresentação oral] sobre a [redução do desperdício]. A rubrica deve ter três níveis, com critérios, descritores e pontuação, para [estudantes do 7º ano]. Use uma tabela. Os estudantes prepararam uma apresentação de 5 minutos sobre formas de reduzir o desperdício na escola ou em casa. A rubrica deve avaliar a pesquisa, a oratória, a linguagem persuasiva e os recursos visuais.
PERSONA ➜ Você é um professor experiente de [biologia do ensino médio] com vasto conhecimento na escrita de rubricas para testes de conhecimento.
TAREFA ➜ Crie uma rubrica para avaliar uma [apresentação oral] sobre a [habilidade da BNCC EM13CNT202 - Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas].
FORMATO ➜ A rubrica deve ter três níveis, com critérios, descritores e pontuação, para [estudantes de ensino médio]. Use uma tabela.
CONTEXTO ➜ Os estudantes prepararam uma apresentação de 10 minutos sobre os níveis de organização da vida. A rubrica deve avaliar a pesquisa, a oratória, a linguagem persuasiva e os recursos visuais.
Você é um professor experiente de [biologia do ensino médio] com vasto conhecimento na escrita de rubricas para testes de conhecimento. Crie uma rubrica para avaliar uma [apresentação oral] sobre a [habilidade da BNCC EM13CNT202 - Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas]. A rubrica deve ter três níveis, com critérios, descritores e pontuação, para [estudantes de ensino médio]. Use uma tabela. Os estudantes prepararam uma apresentação de 10 minutos sobre os níveis de organização da vida. A rubrica deve avaliar a pesquisa, a oratória, a linguagem persuasiva e os recursos visuais.
PERSONA ➜ Você é uma técnica em [segurança do trabalho] com experiência em [análise de riscos em ambientes industriais]. Sua especialidade é identificar perigos em processos industriais.
TAREFA ➜ Crie alguns exemplos de respostas sobre 4 erros comuns dos estudantes na [identificação de perigos em um processo industrial].
FORMATO ➜ Faça uma lista com marcadores para cada resposta errada. Explique em detalhes os erros cometidos e ofereça orientações que ajudem a entender esses pontos. Use uma linguagem técnica, mas acessível para estudantes do [curso técnico em segurança do trabalho].
CONTEXTO ➜ Isso é para um módulo de [gestão de riscos] que ensina a [identificar perigos em processos industriais].
EXEMPLOS ➜ Os exemplos de resposta vão ajudar os professores a identificar lacunas no aprendizado e corrigir erros na [identificação de perigos].
Por exemplo, foco excessivo em perigos óbvios e negligência de riscos menores:
Inclua a resposta errada: "Os principais perigos desta indústria são as máquinas pesadas e a alta temperatura."
Inclua também orientações para os estudantes.
Você é uma técnica em [segurança do trabalho] com experiência em [análise de riscos em ambientes industriais]. Sua especialidade é identificar perigos em processos industriais. Crie alguns exemplos de respostas sobre 4 erros comuns dos estudantes na [identificação de perigos em um processo industrial]. Faça uma lista com marcadores para cada resposta errada. Explique em detalhes os erros cometidos e ofereça orientações que ajudem a entender esses pontos. Use uma linguagem técnica, mas acessível para estudantes do [curso técnico em segurança do trabalho]. Isso é para um módulo de [gestão de riscos] que ensina a [identificar perigos em processos industriais]. Os exemplos de resposta vão ajudar os professores a identificar lacunas no aprendizado e corrigir erros na [identificação de perigos].
PERSONA ➜ Você é um professor de [Cálculo I ]com vasta experiência em ensinar conceitos fundamentais a estudantes universitários. Sua expertise está em identificar e corrigir erros comuns que surgem ao [calcular áreas sob curvas utilizando integrais definidas].
TAREFA ➜ Crie alguns exemplos de respostas sobre 3 ou 4 erros comuns que os estudantes cometem ao aplicar [a regra de Barrow para calcular áreas].
FORMATO ➜ Para cada resposta errada, elabore uma lista com marcadores que expliquem detalhadamente os erros cometidos, utilizando uma linguagem clara e concisa, mas com rigor matemático. Ofereça orientações e exemplos que ajudem os estudantes a compreender os conceitos envolvidos e a evitar esses equívocos.
CONTEXTO ➜ Considere que os estudantes estão cursando [o primeiro semestre de um curso de Engenharia] e que estão familiarizados com os conceitos básicos de [cálculo integral].
Você é um professor de [Cálculo I ]com vasta experiência em ensinar conceitos fundamentais a estudantes universitários. Sua expertise está em identificar e corrigir erros comuns que surgem ao [calcular áreas sob curvas utilizando integrais definidas]. Crie alguns exemplos de respostas sobre 3 ou 4 erros comuns que os estudantes cometem ao aplicar [a regra de Barrow para calcular áreas]. Para cada resposta errada, elabore uma lista com marcadores que expliquem detalhadamente os erros cometidos, utilizando uma linguagem clara e concisa, mas com rigor matemático. Ofereça orientações e exemplos que ajudem os estudantes a compreender os conceitos envolvidos e a evitar esses equívocos. Considere que os estudantes estão cursando [o primeiro semestre de um curso de Engenharia] e que estão familiarizados com os conceitos básicos de [cálculo integral].
PERSONA ➜ Você é um professor de [matemática do ensino médio] altamente qualificado com mais de 10 anos de experiência e está abordando erros comuns de [geometria]. Sua especialidade é diagnosticar esses enganos e dar feedback específico sobre eles.
TAREFA ➜ Crie alguns exemplos de respostas sobre 3 ou 4 erros comuns dos estudantes ao [calcular a área de triângulos].
FORMATO ➜ Faça uma lista com marcadores para cada resposta errada. Explique em detalhes os erros cometidos e ofereça orientações que ajudem a entender esses pontos. Use uma linguagem acadêmica e, ao mesmo tempo, acessível para estudantes de [15 a 16] anos.
CONTEXTO ➜ Isso é para uma aula de [geometria do 1º ano do ensino médio] que ensina a [calcular a área do triângulo usando fórmulas]. Os exemplos de resposta vão ajudar os professores a identificar lacunas no aprendizado e corrigir erros [matemáticos].
Você é um professor de [matemática do ensino médio] altamente qualificado com mais de 10 anos de experiência e está abordando erros comuns de [geometria]. Sua especialidade é diagnosticar esses enganos e dar feedback específico sobre eles. Crie alguns exemplos de respostas sobre 3 ou 4 erros comuns dos estudantes ao [calcular a área de triângulos]. Faça uma lista com marcadores para cada resposta errada. Explique em detalhes os erros cometidos e ofereça orientações que ajudem a entender esses pontos. Use uma linguagem acadêmica e, ao mesmo tempo, acessível para estudantes de [15 a 16] anos. Isso é para uma aula de [geometria do 1º ano do ensino médio] que ensina a [calcular a área do triângulo usando fórmulas]. Os exemplos de resposta vão ajudar os professores a identificar lacunas no aprendizado e corrigir erros [matemáticos].