Mais ferrametas

Youtube

O YouTube é uma ferramenta amplamente utilizada para o compartilhamento de vídeos dos mais diversos assuntos e conteúdos. Nesta plataforma, é possível disponibilizar um vídeo na web de maneira que não precise do download de um grande arquivo, como é comum em mídias audiovisuais.


Vamos conhecer um pouco dessa ferramenta?

1 - Barra de pesquisa de vídeos no YouTube;


2 - Apresentam as seguintes opções, nesta ordem:

  • Criar: permite enviar vídeo e iniciar uma transmissão on-line;

  • Menu de aplicativos do YouTube: são apresentados atalhos para YouTube TV, Music e Kids, Escola de criadores de conteúdos e YouTube para artistas;

  • Notificações: são mostradas as últimas notificações do seu canal e dos canais que você é inscrito.

  • Menu de gerenciamento da sua conta do YouTube (sua imagem): permite criar e gerenciar seu canal, acessar o YouTube studio, alterar conta, sair da conta, alterar tema, selecionar o idioma, dentre outras opções de configuração de sua conta.


3 - Apresenta menu de acesso à listas de vídeos, tais como: sua página inicial, principais vídeos dos canais que você é inscrito, sua biblioteca de vídeo, seu histórico de vídeos visualizados, suas playlists, além de apresentar a lista de canais que você é inscrito(a), entre outras opções de filtros do YouTube;


4 - Área para visualização da lista de vídeos de acordo com o filtro selecionado no menu. Clique em um vídeo para assisti-lo.



1 - Nome do vídeo, situação de publicação (apresenta somente em seus videos), quantidade de visualizações e data da publicação;


2 - Opções para marcar que gostou ou não gostou do vídeo;


3 - Compartilhar: apresentam opções para compartilhar o vídeo em redes sociais, gerar html para incorporar em outros sites e copiar o link para enviar para outra pessoa;


4 - Salvar: permite salvar o vídeo para assistir mais tarde, nos vídeos de apoio ou em alguma de suas playlists. Se não existir a playlist desejada, é possível cadastrá-la a partir dessa opção;


5 - Mais opções do vídeo: permite denunciar e adicionar traduções ao vídeo;


6 - Nome do canal do vídeo e a quantidade de inscritos no canal;


7 - Apresentam opção para:

  • Inscrever-se ou cancelar inscrição no canal que você já está inscrito;

  • Opção para ativar as notificações do canal: você poderá marcar para receber todas, só as personalizadas ou nenhuma notificação.

  • Para vídeos do seu canal, serão apresentadas opções para visualizar o analytics do vídeo e editá-lo.


8 - Área de comentários do vídeo: apresentam a quantidade de comentários, as opções de classificação e a lista de comentários do vídeo. Você pode enviar um novo comentário ou responder algum comentário existente. Será possível enviar comentários somente para vídeos que estão com envio de comentários habilitado;


9 - Área de sugestões de vídeos.



Como criar seu canal no Youtube?

Ao se cadastrar como usuário no YouTube, é possível assistir à vídeos, compartilhar seu próprio material, criar playlists, adicionar vídeos aos seus favoritos e se inscrever em canais de seu interesse. Por ser uma ferramenta do Google, criar uma conta nesta plataforma é bastante simples.

Através da sua conta do Gmail, selecione o menu de ferramentas do Google e localize o ícone do YouTube.

Ao clicar no ícone, você será redirecionado à página inicial do YouTube. Nesta página, você encontrará o mesmo ícone da sua conta google no topo da página, à direita. Ao clicar sobre ele, a primeira opção disponível será “criar seu canal”.

Ao selecionar esta opção, uma janela com as instruções de criação do seu usuário vai te auxiliar no processo de criação do seu canal. Note que há duas opções ao criar um canal:

    • Usar as informações da sua Conta Google: o nome, a foto de perfil e as configurações básicas serão todas vinculadas à sua Conta Google, e caso você mude o ícone do usuário no YouTube, essa mudança será sincronizada com suas demais ferramentas do Google, como no Gmail por exemplo, e no próprio Google Sala de Aula.

    • Criar um nome fantasia para a sua conta: você pode personalizar a conta sem alterar suas informações nas demais contas vinculadas à sua Conta Google.

O método mais simples, em um primeiro momento, é manter sua conta do YouTube vinculada à conta Google.

Uma vez criado o seu canal, você pode usar todos os recursos do YouTube já mencionados.


Como enviar um vídeo para o seu canal do YouTube?

Com o Youtube, é possível compartilhar seus vídeos, como apresentações de aula, vídeo aulas gravadas e conteúdos para que seu aluno tenha outros recursos de aprendizagem. Vamos aprender a enviar vídeos para o seu canal no Youtube?

Para enviar um vídeo, selecione o ícone correspondente à opção Criar e em seguida clique na opção Enviar vídeo. Ele aparecerá sempre na sua página do YouTube, tanto no acesso a outros vídeos do site como no seu painel pessoal.

Selecione ou arraste o arquivo de vídeo do seu dispositivo para a tela de envio;

Será apresentada uma tela para configuração dos dados do vídeo e ele será enviado e processado em segundo plano;

Informe os dados do vídeo para cada uma das seções apresentadas;

Em Detalhes: informe o título, a descrição, se deseja selecionar ou enviar imagem de miniatura, a playlist, o público (se é ou não conteúdo para crianças). Se quiser, você também pode informar a restrição de idade, entre outras opções como legendas, tags, tipo de licença etc.



Observação: Na opção público, recomenda-se que marque a segunda opção (Não, não é conteúdo para crianças), pois esta secção é referente à Lei de Proteção da Privacidade On-line das Crianças (COPPA, na sigla em inglês) e/ou outras legislações aplicáveis. Ao dizer que o conteúdo do vídeo é para crianças, seu vídeo deve seguir uma série de exigências para que ele possa ser publicado dentro dessa categoria. Logo, por mais que não haja nada impróprio para menores, é comum que o sistema tire do ar alguns vídeos de assuntos diversos que são marcado como "conteúdo para criança", por entender que uma ou outra exigência não foi cumprida.



Em Visibilidade: você deve escolher quando publicar e quem poderá ver seu vídeo. Você tem 3 opções de publicação do seu vídeo: Privado, Não Listado e Público. A diferença entre essas 3 configurações é a forma de compartilhamento do seu vídeo:

    • Privado: outras pessoas não poderão assistir ao seu vídeo. Caso alguém tente assisti-lo através de um link que você tenha compartilhado, será apresentada a mensagem "Vídeo indisponível". O vídeo também não aparecerá na página do seu canal ou em buscas feitas com palavras chaves que se relacionem ao seu vídeo.

    • Não listado: as pessoas que possuem o link podem assistir seu vídeo, sem que ele seja apresentado em seu canal ou nas buscas do YouTube. Assim, você pode compartilhar com alunos e colegas o link via email, por uma mensagem ou até mesmo por um comentário no Google Sala de Aula. Ao clicar no link, o vídeo estará disponível para visualização, mesmo que a pessoa não tenha uma conta no YouTube. A vantagem desta opção é que seu vídeo ficará oculto e inacessível para quem não estiver no grupo de pessoas que tenha acesso ao link.

    • Público: qualquer pessoa pode assistir ao seu vídeo e ele será apresentado em seu canal e indexado em buscas relacionadas. Para os vídeo públicos, será possível programar uma data para que ele se torne público, sendo que neste caso, ficará configurado como um vídeo privado até a data e hora de sua publicação.


Edição de vídeos

De uma maneira geral, há algumas ferramentas que podem tornar seus vídeos mais polidos e atrativos. É possível inserir uma música em uma apresentação gravada da sua tela, ou mesmo um áudio gravado com explicações sobre um tópico. Para isso, há uma infinidade de programas para computador e aplicativos para celular que oferecem recursos para editar seus vídeos.


O OpenShot é um programa que pode lhe ajudar nesta tarefa. O programa, em questão, é uma ferramenta open source e possui versão gratuita completa para Windows, MacOS e Linux. Nele você pode recortar uma parte do seu vídeo, excluir trechos, adicionar títulos e faixas de áudio.