Mais ferrametas

Meet

O Meet é uma ferramenta prática para reuniões e aulas a distância. Por meio dele, os participantes se comunicam por uma sala de videoconferência, possibilitando-os habilitar ou desabilitar a câmera e/ou microfone a qualquer momento da reunião. Ele também oferece a possibilidade de interação entre os participantes por meio de um chat.


O administrador de uma sala Meet é a pessoa que cria a sala, e ele é o responsável por convidar os participantes e aceitar os convites de usuários que não foram convidados para a sala. Para fins de controle e mediação do encontro virtual, o administrador da sala tem a possibilidade de bloquear, ou desabilitar, o vídeo e o microfone de qualquer participante. Mas, por questões de privacidade, ele não possui permissão para habilitar vídeo e/ou áudio dos participantes.

1 - Pessoas: permite visualizar os participantes da videoconferência;


2 - Chat: permite visualizar as mensagens do chat e conversar com os participantes;


3 - Adicionar pessoas: permite convidar participantes para a videoconferência;


4 - Opção para fixar, na tela da videoconferência, o vídeo de um participante. Essa alteração será realizada somente para sua visualização, e não aparecerá na tela dos outros participantes;


5 - Bloquear o microfone do participante: opção disponível apenas para o responsável pela sala;


6 - Remover o participante: opção disponível apenas para o responsável pela sala;


7 - Detalhes da reunião: permite visualizar e compartilhar as informações da reunião e visualizar os anexos da sala;


8 - Opção para ativar ou inativar seu microfone;


9 - Opção para sair da reunião;


10 - Opção para ativar ou desativar sua câmera;


11 - Apresentar agora: permite compartilhar sua tela com os participante e fazer apresentações. Você poderá compartilhar: a tela inteira, uma janela do computador ou uma guia do seu navegador de internet. Essa última opção será apresentada somente quando você estiver acessando o Meet pelo navegador do Google Chrome;


12 - Visualizar mais opções: apresentam opções adicionais como gravar reunião, alterar layout de apresentação da tela, visualizar em tela cheia, alterar configurações de áudio e vídeo, entre outras opções.



Quais requisitos para participar de uma videoconferência do Meet?

Para participar de uma sala de videoconferência do Meet, é importante que fiquem claros os requisitos para que você tenha acesso e, também, para que seja possível auxiliar outras pessoas com dificuldades de acesso.


Em primeiro lugar, é importante saber que para ter acesso à uma videoconferência, você precisa ter uma Conta Google e estar autenticado nela. Essa conta pode ser pessoal ou de alguma instituição que utiliza o G Suite. Se você criar uma sala no Meet com sua conta institucional, será possível convidar pessoas que utilizam a conta Google pessoal ou de outra instituição que usa o G Suite, mas, nesse caso, essas pessoas precisam ser autorizadas, pelo administrador da sala, quando acessarem a videoconferência.


Para acesso pelo celular, é necessário que tenha instalado o App Meet para dispositivos móveis; e para acesso pelo computador, é preciso possuir:

Sistema operacional compatível - o Meet é compatível com a versão atual e as duas versões anteriores dos sistemas operacionais: Apple macOS, Microsoft Windows, Chrome Os, Ubuntu e outras distribuições Linux baseadas no Debian;

Navegador web compatível - o Meet funciona com a versão mais recente dos navegadores: Chrome, Firefox, Edge e Safari. E funciona, com restrição, com o navegador Microsoft Internet Explorer 11, sendo necessário instalar o Google Video Support Plugin.

Dispositivos de áudio e vídeo - para participar somente como um ouvinte na sala, basta possuir os dispositivo para saída de áudio e vídeo. Para participar por áudio ou por vídeo é necessário possuir dispositivos para a transmissão, ou seja, a câmera e/ou o microfone com o acesso liberado ao Meet. Você pode permitir o acesso ao entrar em uma sala Meet ou, posteriormente, clicando no ícone correspondente à opção de habilitar a câmera e/ou microfone na barra de seu navegador.


Liberar acesso à câmera e ao microfone ao entrar na sala utilizando o navegador Chrome


Permitir o acesso à câmera e ao microfone quando o acesso estiver bloqueado utilizando o navegador Chrome.


Também é importante saber que capacidade máxima de participantes em uma sala do Meet, tanto para contas pessoais quanto do G Suite for Education é de 100 participantes. Portanto, se este número for atingido, novas pessoas não vão conseguir ingressar na videoconferência, mesmo que tenham sido convidados.


Como acessar ou iniciar uma sala do Google Meet?

Você pode acessar uma sala de videoconferência do Meet de diversas formas, como: clicando no link de uma sala que você recebeu; a partir de uma turma no Google Sala de Aula e a partir de um evento da agenda.

Para participar de uma sala do Meet já existente, acesse o link da sala desejada;

Será apresentada a tela de acesso à sala do Meet;

Caso seja necessário, configure as permissões de acesso do Meet à câmera e ao microfone. Você pode testar seu áudio e vídeo, selecionando a opção Configurações nos 3 pontinhos no canto inferior direito de sua tela de vídeo;

Clique no microfone e câmera apresentados no player para habilitar ou desabilitar seus dispositivos;

Selecione a opção de participação desejada: Participar agora ou Apresentar. Lembrando que você pode iniciar uma apresentação após ingressar na sala.

Pronto! Você já está participando da videoconferência.



Observação: O Meet notifica com um toque sonoro quando as cinco primeiras pessoas entram em uma sala. A partir do sexto participante a entrar na videoconferência existe uma notificação visual, mas o som de notificação é desativado.



Você também pode criar sua própria sala, pelo Meet ou através de diversas ferramentas do Google como as Agendas e os Chats, e então convidar outras pessoas para participarem de sua sala. Vamos aprender algumas formas de acessar e iniciar videoconferências do Meet?


Como acessar uma sala do Meet pelo Google Sala de Aula?

Já aprendemos anteriormente que é possível ativar um link permanente para acesso ao Meet por meio da turma no Google Sala de Aula, para que desta forma, os participantes da turma acessem sua sala no Meet a qualquer momento, sem precisar receber o link do Meet por outros meios.

Para acessar a sala de videoconferência, acesse uma turma que você participa no Google Sala de Aula, e em seguida clique no link do Meet disponível na tela do mural ou na tela de atividades;

Será apresentada a tela de acesso à sala do Meet;

Se já existir uma sala do Meet ativa para a turma, será apresentada a opção para ingressar nessa sala, e se não existir, será criada uma nova sala e ao acessá-la, você será a pessoa responsável por gerenciá-la.

É importante saber que, apesar da turma ter um link permanente para o Meet, cada vez que uma videoconferência é iniciada, cria-se uma nova sala no Meet e a primeira pessoa que acessá-la será o administrador da sala. Portanto, se você deseja utilizar o Meet juntamente com uma turma da qual você é o professor, no Google Sala de Aula, aconselhamos que você seja o primeiro a acessar a videoconferência para ter as permissões de moderação, como, por exemplo: silenciar o microfone, aceitar e excluir participantes da sala.


Existem outras opções para iniciar ou programar uma videoconferência que garantem que você seja o administrador. Vamos conhecê-las?

Como acessar ou iniciar uma videoconferência a partir do Google Meet?

O Google Meet possui uma tela inicial onde são apresentadas as salas que estão agendadas para você no dia atual, além das opções para Iniciar ou participar de uma sala (reunião). Você pode acessar essa página selecionando o ícone do Google Meet no menu de ferramentas do Google, disponível em seu Gmail ou em outras aplicações do Google.

Para iniciar uma nova sala de videoconferência acesse a ferramenta Google Meet e selecione a opção + Iniciar ou participar de uma reunião.

Informe um apelido para sua sala ou, se preferir, deixe o campo em branco e clique no botão Continuar;

Sua sala será criada e você poderá iniciar sua participação e, também, compartilhar o link ou o código de sua sala com outras pessoas, ou adicioná-las quando já tiver ingressado na reunião.


Se você possuir o código, ou o apelido, de uma sala ou tiver sido convidado por alguém para participar de uma reunião que irá acontecer na data atual, também é possível acessá-la por meio da tela inicial Google Meet.

Para acessar uma sala já existente, selecione a opção + Iniciar ou participar de uma reunião e informe o código ou apelido da reunião e clique no botão Continuar;

Ou se você tiver recebido um convite pelo Google Agenda, para participar de uma sala, clique no link da sala apresentada;

Você será redirecionado para a tela de acesso à sala do Meet.


Observação: Lembramos que esse tutorial é referente ao acesso ao Meet e à criação de salas utilizando seu e-mail institucional do G Suite. Se você acessar o Meet a partir de sua conta pessoal do Gmail, serão apresentadas algumas opções diferentes das que citamos aqui e as regras para ingresso às salas também são um pouco diferentes. Em uma conta pessoal, por exemplo, você terá que aceitar a participação de todos os usuários que não foram diretamente convidados para sua sala ou pelo evento da agenda. Já ao utilizar seu e-mail institucional, você terá que aceitar somente os usuários que ingressarem utilizando um e-mail que não seja o institucional.


Como iniciar uma videoconferência a partir do Gmail?

Você pode iniciar ou participar de uma videoconferência do Meet diretamente do seu Gmail.

Para iniciar uma nova sala de videoconferência acesse o Gmail e selecione a opção + Iniciar uma reunião, apresentada no menu lateral esquerdo;

Sua sala será criada e apresentada em outra janela do navegador. ocê poderá iniciar sua participação e compartilhar o link ou o código de sua sala com outras pessoas, ou após ingressar na reunião, você poderá adicionar participantes à reunião.

Se você possuir o link de uma sala, também será possível acessá-la a partir de seu Gmail, para isso clique na opção Participar de reunião, informe o código da sala e clique no botão Participar.

Como programar uma videoconferência do Meet a partir da Agenda?

Você poderá programar uma videoconferência do Meet para acontecer em uma data e horário específico ao criar um evento no Google Agenda com o link de uma videoconferência anexado, para que, dessa forma, todas as pessoas convidadas para o evento tenham acesso facilitado à sua sala e também para que elas possam receber notificações do evento por e-mail.

Para programar uma videoconferência do Meet no Google Agenda, acesse sua agenda do Google e crie um novo evento;

Clique no botão Adicionar videoconferência do Google Meet;

Uma nova sala do Meet será criada e anexada à reunião. Caso você já possua uma sala do Meet que queira utilizar para a reunião, você pode substituir a sala do evento. Para isso, selecione a seta apresentada ao lado do botão Entrar com o Google Meet, passe o mouse pelo link da sala, clique no ícone de edição e informe o código da sala desejada;

Adicione os convidados, realize as configurações necessárias para o evento e solicite Salvar;

Para enviar e-mail aos convidados do evento, clique em Enviar, na janela de confirmação.


Observação: Se precisar adicionar ou remover convidados em uma videoconferência programada, você pode editar o evento e alterar os convidados a qualquer momento. Após a alteração do evento, solicite enviar e-mail aos convidados na confirmação solicitada.


Como você pode perceber, existem diversas formas de iniciar uma videoconferência no Google Meet, escolha a opção que você achar melhor. Agora que você aprendeu como adicionar e remover convidados de uma videoconferência programada, vamos verificar como adicionar convidados ou participantes em uma videoconferência em andamento.

Como convidar participantes para uma videoconferência do Meet?

Para convidar participantes para uma videoconferência que ainda não iniciou é possível apenas por meio dos eventos da agenda, como visto anteriormente. Entretanto, durante uma reunião do Meet, também é possível convidar novos participantes, diretamente pela sala.


O lado bom de enviar convites pela Agenda, ou convidar diretamente pela sala, é a possibilidade de enviar uma mensagem por e-mail para as pessoas ingressarem na reunião.


É importante saber que os convidados que possuem e-mail fora da instituição precisam ser aceitos pelo responsável da sala para participarem, mesmo que tenham sido convidados.

Para convidar participantes para uma videoconferência que já iniciou, clique na opção Pessoas e, em seguida, em Adicionar Pessoas;

Digite o nome ou endereço de e-mail das pessoas;

Clique no botão Enviar e-mail.

Como remover participantes de uma videoconferência do Meet?

Caso seja necessário, o responsável pela sala de videoconferência pode remover um participante da sala durante a conferência.

Para remover um participante, acesse a opção Pessoas;

Localize o participante que deseja remover da sala, passe o cursor na miniatura ou nome do participante e clique na setinha apresentada à sua direita;

Clique no ícone correspondente à opção Remover da reunião;

Confirme a remoção do participante na tela apresentada.


Observação: Os participantes (dentro e fora do domínio) que foram removidos da sala não poderão pedir para acessá-la novamente. Para pedidos de participação negados 2 vezes não poderão solicitar novamente. Nesses casos é possível participar da reunião apenas se o responsável convidar.


Como compartilhar uma sala de videoconferência do Meet?

Qualquer participante pode compartilhar uma videoconferência do Meet com outras pessoas. Você pode compartilhar o link da reunião apresentado na barra de endereço ou copiar as informações sobre como participar apresentadas dentro da sala de videoconferência.

Para copiar as informações de compartilhamento da sala, selecione a opção Detalhes da reunião, localizada no canto inferior esquerdo da tela;

Clique na opção Copiar informações sobre como participar para que os dados sejam copiados para sua área de transferência;

Compartilhe com as pessoas desejadas por e-mail ou redes sociais.


Observação: Para as sala do Meet criadas pelo e-mail institucional, qualquer pessoa que acessar a sala utilizando o e-mail da mesma instituição, terá acesso à sala sem que seja necessário a autorização do responsável pela sala. Já para salas criadas por meio de uma conta do google pessoal, será necessário autorizar todas as pessoas que acessarem a reunião e não foram convidadas a participar.


Como participar do chat no Meet?

Ao participar de uma videoconferência com muitas pessoas, em muitos casos fica inviável que todos participem por áudio e vídeo, principalmente porque demanda uma conexão muito boa e pode ter interferência entre os áudios dos participantes. Para facilitar a comunicação, nestes casos, o chat tem um papel fundamental, pois por meio dele é possível, por exemplo, receber pedidos de filas para falar, receber perguntas, moderar dúvidas e muito mais.


As mensagens enviadas no chat ficam visíveis para todos os participantes da reunião enquanto estiverem acessando a sala, não sendo possível visualizar aquelas que foram enviadas antes de você ingressar na reunião.

Para participar do chat, selecione a opção correspondente na sala de videoconferência;

Acompanhe as mensagens enviadas para a sala;

Se desejar enviar uma mensagem, informe o texto no campo para envio e compartilhe com os participantes.

Como fazer uma apresentação no Meet?

Durante uma videoconferência do Meet, você pode realizar uma apresentação, compartilhando com os participantes sua tela inteira ou uma janela específica a fim de apresentar documentos, apresentações, planilhas, navegadores, entre outros aplicativos.

Para iniciar uma apresentação, clique na opção Apresentar agora, que você poderá selecionar antes de ingressar na sala ou durante a videoconferência, no canto inferior direito;

Escolha uma das opções de compartilhamento disponíveis:

    • A tela inteira: nesse caso os outros participantes poderão visualizar toda a tela de seu dispositivo e todas as ações que você executar;

    • Uma janela: se escolher essa opção, será apresentada uma tela para você escolher qual janela deseja compartilhar. Serão apresentadas somente as janelas dos aplicativos que estão sendo executados em seu dispositivo. Neste caso os participantes poderão visualizar somente as ações que você realizar na janela escolhida;

    • Uma guia do Chrome: se escolher esta opção, serão listadas todas as guias do Chrome que estão abertas em seu computador para você selecionar qual deseja compartilhar. Neste caso, os participantes poderão visualizar somente as ações que você realizar na guia do Chrome escolhida e você poderá alternar entre as guias, selecionando uma nova guia e clicando no botão Share this tab instead.

    • Para finalizar a apresentação selecione a opção de parar o compartilhamento.

Como gravar uma videoconferência no Meet?

Os recursos de gravação do Google Meet estarão disponíveis para os usuários do G Suite educacional (versão gratuita) até 30 de setembro de 2020. Você poderá fazer a gravação se for o responsável pela reunião ou se estiver na mesma organização dessa pessoa.


As gravações são referentes aos participantes ativos e a tudo que é apresentado. Ao final da gravação, o organizador da videoconferência e a pessoa que iniciou a gravação recebem, por e-mail, o link do vídeo que será armazenado na pasta de gravações do Meet do organizador no Google Drive.

Para iniciar uma gravação, acesse uma sala de videoconferência;

Selecione os 3 pontinhos, apresentado no canto inferior direito da tela e em seguida escolha a opção Gravar reunião;

Será apresentada uma tela de confirmação da gravação, clique em Aceitar;

Aguarde a gravação começar. Todos os participantes são notificados ao iniciar ou interromper uma gravação. Lembre-se de pedir o consentimento da gravação aos usuários que estão participando da reunião e também para os que ingressarem após o início da gravação.

Para finalizar a gravação selecione os 3 pontinhos e em seguida clique na opção Interromper gravação.

Confirme a ação na tela de confirmação apresentada.

A gravação será interrompida e o vídeo será armazenado no Drive do responsável da videoconferência. Um e-mail com o link da gravação também é enviado para o organizador da videoconferência e para a pessoa que iniciou a gravação.