O Drive é uma ferramenta que oferece mais que um espaço de armazenamento, pois permite: enviar, obter, acessar, ver, atualizar, organizar, pesquisar e compartilhar os arquivos e pastas em um diretório virtual - conhecido como armazenamento na nuvem - disponível a qualquer momento ao acessar a internet. A vantagem é manter os arquivos sempre seguros e disponíveis a partir de qualquer dispositivo com acesso a conta Google.
Alguns arquivos no Drive são editáveis nas ferramentas Google: Documentos, Planilhas, Formulários, entre outros. Portanto, se você editar algum desses, as versões mais recentes são atualizadas e sincronizadas com os outros dispositivos e usuários, que tiverem acesso ao mesmo arquivo. Ao habilitar a sincronização off-line, você consegue editar seu documento, sem problemas, mesmo sem conexão com a internet, e quando você se conectar, seu documento será sincronizado automaticamente.
O Google Drive é integrado ao Google Sala de Aula e disponibiliza, para cada turma deste, uma pasta onde os arquivos dos trabalhos e respostas dos alunos são armazenados automaticamente, facilitando o processo de organização deles.
No Drive é possível compartilhar pastas e arquivos com um grupo e com colegas de sala ou de trabalho, conforme o nível de acesso de cada usuário (leitor, comentarista e editor). E você poderá, ainda, criar e editar os arquivos utilizando as seguintes ferramentas:
Produção de texto: relatórios, artigos, ensaios, monografia, atas de reuniões e roteiro.
Planos de projetos, planilhas de orçamento, dados de coleta, dados de pesquisa e relatórios.
Apresentação de trabalho, apresentação de pesquisa, apresentação de venda, apresentação de treinamento, tutorial.
Pesquisa de avaliação, pesquisa para estudo, questionário, questionário autocorrigível, prova e avaliação.
Fluxogramas, organogramas, wireframes de site e mapas mentais.
Site de pesquisa, site de projeto, site de conteúdo, site de tutorial e site de curso.
Acesse o Google Drive a partir de sua turma do Google Sala de Aula, ou de seu e-mail, localizando-o no menu de Apps do Google.
Agora que você já acessou o Google Drive, vamos conhecer um pouco de seus recursos?
( 1 ) Opção para adicionar itens no Drive, sendo possível criar uma nova pasta, fazer upload de arquivo ou de pasta e cadastrar arquivos das ferramentas de edição do Google: documentos, planilhas, apresentações, formulários, desenhos, entre outros.
( 2 ) Apresenta opções para visualizar seus arquivos disponíveis nas pastas e suas respectivas subpastas do seu Drive e dos Drives que foram compartilhados com você. Além disso, são apresentadas opções para filtrar a visualização dos arquivos e pastas por: Prioridade, Compartilhados comigo, Recentes, Com estrela e Lixeira.
( 3 ) Opção de pesquisa rápida pelo nome do item com opção de realizar pesquisas avançadas informando: data, nome de usuários compartilhados, tipo do arquivo, entre outros.
( 4 ) Opções para: habilitar ou desabilitar o módulo off-line, acessar opções de suporte e acessar as configurações do Google Drive.
( 5 ) Apresenta o nome da pasta ou filtro que está sendo acessado. Se você estiver acessando uma pasta, será apresentada uma setinha para visualizar o menu de opções da pasta.
( 6 ) Em acessos rápidos, são apresentados os últimos arquivos modificados.
( 7 ) Apresentam os arquivos da pasta ou do filtro selecionado, ordenados por nome, e você pode alterar essa ordenação ao clicar sobre um dos campos: Nome ou Última modificação.
O Google Drive permite que você crie pastas para facilitar a localização e o compartilhamento de seus arquivos. Você pode criar uma pasta, acrescentar materiais de apoio para suas aulas e compartilhá-la com seus alunos. Desta forma, sempre que um novo arquivo for adicionado à pasta, ele será automaticamente compartilhado com todos os alunos.
Para criar um nova pasta em seu Drive selecione a opção + Novo, e em seguida clique em Pasta. Você também pode criar subpastas, e para isso selecione a pasta principal, e depois solicite criar uma nova pasta;
Informe o nome da pasta e clique em Criar.
Pronto! Sua pasta está criada e pronta para receber arquivos e ser compartilhada com outros usuários.
Para compartilhar a pasta selecione-a e, em seguida, selecione o ícone correspondente à opção Compartilhar;
Adicione pessoas e/ou grupos que deseja compartilhar a pasta, escolha as permissões de acesso e clique no botão Concluído.
O Drive compartilhado é um espaço onde as pessoas podem armazenar e acessar arquivos compartilhados com outras pessoas e, diferentemente de uma pasta compartilhada no seu Drive pessoal, os arquivos desse Drive compartilhado pertencem à equipe e não a uma pessoa específica.
Para criar um Drive compartilhado, selecione a opção correspondente no menu lateral esquerdo e, em seguida, selecione a opção + Novo;
Informe o nome do Drive compartilhado e clique em Criar.
Para adicionar outras pessoas ao Drive compartilhado, selecione a opção Gerenciar participantes;
Adicione pessoas e/ou grupos desejados e selecione a função que será atribuída a essas pessoas, entre as seguintes opções: leitor, comentarista, colaborador, administrador de conteúdo e administrador. Em seguida clique no botão Concluído.
Os usuários convidados receberão um e-mail informando que foram adicionados ao Drive compartilhado.
Observação: os colaboradores podem adicionar e editar arquivos, os administradores de conteúdo podem adicionar, editar, mover e excluir arquivos e os administradores podem gerenciar arquivos, pessoas e configurações.
Você pode adicionar qualquer arquivo do seu computador no Google Drive, além de criar arquivos com as ferramentas disponíveis. A vantagem em utilizar uma conta do G Suite é que não há limite de espaço para armazenamento.
Para fazer upload de um arquivo ou pasta a partir de seu computador, selecione a pasta em que deseja adicionar o arquivo;
Selecionar a opção + Novo e em seguida clique em Upload de arquivo ou Upload de pasta;
Escolha o arquivo ou pasta que deseja fazer upload;
Ou então selecione os arquivos e pastas em seu computador e arraste para a pasta no Google Drive.
O item selecionado será adicionado em seu Drive, e dependendo do formato do arquivo enviado, será possível convertê-lo para um documento em formato do Google para que seja possível utilizar todas as opções de edição das ferramentas do Google.
Observação: você também pode instalar em seu computador o aplicativo de backup e sincronização do Google Drive, caso queira sincronizar os arquivos de seu computador com o Google Drive.